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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!O corpo como espaço de louvor e adoração mediante a dança Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARVALHO, Keila Márcia Ferreira De Macêdo

O objeto desta dissertação é o corpo que louva e adora ao Sagrado, mediante a dança. E para que seja compreendido esse objeto, primeiro foi feito um recorte histórico do corpo no judaísmo, depois falou-se sobre o corpo numa visão dual grega que persiste até nossos dias. Discutiu-se, também, sobre esse corpo, do pentecostalismo ao neopentecostalismo, percebendo que o mesmo é visto como Templo do Espírito Santo e, por fim, buscou-se conhecer esse corpo na perspectiva de uma abordagem fenomenológica. Foram coletados discursos de 08 (oito) sujeitos, que experimentam a vivência da dança em seus corpos nos cultos evangélicos. Além dos discursos formais, também contou-se com a ajuda de discursos informais e observações, não havendo preocupação com estilos predeterminados de dança, mas sim com a vivência e o olhar de cada sujeito para com a experiência de colocar seu corpo para adorar ao Sagrado. A partir dos discursos coletados, orientados pela interrogação "Como é o corpo que louva e adora a Deus, mediante a dança?", foram trilhados os entendimentos e reflexões em busca de conhecer o corpo que dança com os próprios olhares. Olhou-se para o corpo que dança com outros sentidos, e sentido por pessoas que são consideradas adoradores nos cultos evangélicos. Assim, consoante os fundamentos da pesquisa fenomenológica, buscou-se encontrar uma perspectiva particular, e totalmente hermenêutica em um dado momento; olhou-se para o fenômeno situado, buscando um aprofundamento na essência do universo em questão.

Palavras-chave: Corpo. Louvor. Adoração. Dança.

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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!O uso dos símbolos do catolicismo popular tradicional pela IURD Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Paulo Cezar Nunes De

A presente dissertação coloca em debate a utilização dos símbolos do catolicismo popular tradicional pela Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil. Sustenta que o uso destes símbolos por esta Instituição se constitui em uma das principais razões da sua expansão e consolidação. Argumenta ainda que estes símbolos são eficazes porque os mesmos são re-significados nas muitas práticas rituais da Igreja. Para demonstrar como se dá este processo, a pesquisa tematiza a grande importância que o simbólico possui na construção das experiências religiosas. Partindo deste pressuposto teórico, são inicialmente exploradas algumas das vertentes religiosas que foram compondo, ao longo da história, o complexo campo religioso brasileiro. O trabalho finaliza mostrando como alguns símbolos do catolicismo popular ganham novo sentido na teologia e nas práticas rituais da IURD.

Palavras-chave: Igreja Universal. Símbolos. Catolicismo Popular. Práticas Rituais.

Downloads 6044  6044  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=84235
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!Tambores para a rainha da floresta: a inserção da umbanda no Santo Daime Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR, Antonio Marques Alves

A presença da Umbanda dentro do Santo Daime, verificada no conjunto de preceitos e ritos que compõem a cosmovisão daimista, adquiriu visibilidade a partir dos anos oitenta, no bojo da expansão que levou esta religião para fora dos limites da floresta amazônica. Sob o comando de Sebastião Mota de Melo, o Santo Daime testemunhou o crescimento da importância da Umbanda em sua constelação doutrinária, a ponto de distinguir-se por ela no conjunto das religiões ayahuasqueiras, entre as quais aquelas derivadas da criação do Mestre Irineu. Na geração que corresponde à liderança do Padrinho Sebastião, um conjunto de ocorrências precipitou os elementos dispersos, mas presentes, que permitiram a recepção da Umbanda. A primeira delas resulta do impacto da chegada de um macumbeiro que fascinou a jovem comunidade daimista e seu líder espiritual com suas performances tão familiares ao nosso meio: consultas, advertências, demandas e espetáculo. Interpretava-se nos acontecimentos um embate entre as forças da Verdade e as falanges do Mal, ali representada pelo Rei dos Exus, o Tranca Rua, que ao final, sob a luz da bebida sagrada, firmou um pacto com o Santo Daime: o de ser seu defensor contra os espíritos das trevas. Imprimia-se, ainda que sem nome, o ethos umbandista no imaginário da comunidade. Os anos finais do Padrinho Sebastião foram concomitantes ao grande crescimento do Santo Daime, particularmente na cidade do Rio de Janeiro. Impregnados pelas perspectivas da cultura alternativa, que parecia fazer o elo entre a religião da mítica Floresta e a exótica Umbanda, encontraram-se a Umbanda e o Santo Daime nas pessoas de seu padrinho e de uma mãe-de-santo carioca, à frente de um grupo de discípulos que se aproximava do Santo Daime. Alguns destes discípulos viriam a cumprir papel fundamental na formatação dos ritos que expressaram esta aliança. O papel do sucessor do Padrinho Sebastião, Alfredo Gregório de Melo, seu filho, foi o de reconhecer a demanda, talvez irresistível, da Umbanda e expressá-la na criação de novos rituais, oficializando, por assim dizer, aquela inserção e presença, e a posicionando mais próxima do centro de sua floresta de crenças.

Palavras chave: Santo Daime. Umbanda. Umbandaime. Possessão. Ayahuasca.

Downloads 1734  1734  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=88054
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!Terreiro do São Domingos: memória, permanência e inovação Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AMARAL, Adilson Rogério do

O presente trabalho visa levantar os motivos da permanência, por mais de sessenta anos, da Tenda Espírita Pai João, conhecida, na cidade de Americana-SP, como Terreiro do São Domingos, por situar-se no Bairro São Domingos, na mesma cidade, para tanto trabalharemos dialeticamente com os conceitos de tradição e de inovação. Trata-se do mais antigo templo praticante de Umbanda da cidade, constituído juridicamente. Por outro lado, o mesmo serve de modelo à maioria dos templos constituídos posteriormente, tornando-se, assim, um marco na trajetória histórica da religião de origem africana na cidade. Pretendemos apresentar, com este trabalho, as adaptações ocorridas nos rituais, em especifico, nos processos iniciáticos, oriundas do sincretismo com a religião católica e suas influências no Terreiro do São Domingos, desde sua fundação até os dias de hoje. A abordagem qualitativa se faz presente nesta trajetória, composta por entrevistas que compreendem depoimentos orais dos membros do templo, a partir do uso do gravador; levantamento documental em acervos públicos e privados; trabalho de observação de campo, principalmente a descrição dos rituais; e utilização de fontes iconográficas, neste caso, a utilização de fotografias como fontes de dados. Desta forma, a partir dos dados obtidos no campo foi possível chegar à seguintes conclusões: o detalhamento de alguns rituais ameaçados de desaparecer, devido a um processo “naturalmente” sincrético, a importância de se ter a posse da terra, sendo este uma das peças fundamentais para a perpetuação do terreiro, o constante jogo entre tradição e inovação e a valorização do Exu, enquanto entidade espiritual, criando vínculos de amizade entre divindade e adeptos.

Palavras-chave: Umbanda. Terreiro. São Domingos. Memória. Rituais. Permanência.

Downloads 12390  12390  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=31747
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!Wicca Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BOSTULIM, Regina Célia

O trabalho visa conhecer a Wicca - religião neopagã surgida na década de 1950. No estudo, a Wicca e a figura da bruxa são desvendadas, sobretudo em suas manifestações nos meios de comunicação, que atinge crianças e adolescentes brasileiros. É também abordado como a Wicca se processa como fenômeno educativo do pós-modernismo via Internet, através do jogo de computador Runescape. A história da Wicca e da Inquisição são analisadas em suas interações com a figura da Grande Mãe e do feminismo.

Palavras-chave: Wicca. Bruxaria. Religião. Teologia. Comunicação. Internet. Pós-modernidade. Feminismo.

Downloads 128546  128546  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=91095
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!Ìyàmi: símbolo ancestral feminino no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AZEVEDO, Vanda Alves Torres

Ìyàmi, mãe primordial, divindade das práticas religiosas afro-brasileira em seu símbolo originário, é nosso objeto de estudo. Ìyàmi é fundamental nos cultos de origem africana. Estudar e investigar os conhecimentos reais sobre a concepção de Ìyàmi, sua venerabilidade, sua influência na prática do culto aos orixás, bem como seus símbolos, sua celebração, suas rezas e suas louvações são os nosso objetivos. Resgatar a identidade de Ìyàmi é tarefa árdua, pois implica na superação do preconceito e da visão redutiva deturpada que se fez sobre o aspecto ancestral feminino. Ìyàmi, Mãe Ancestral, divindade mítica, representação coletiva das entidades genitoras ancestrais femininas, divindade das práticas religiosas afro-brasileiras. Ìyàmi veio para o Brasil com descendentes de populações da África Ocidental, mãe primordial, matriz primeira da qual advém toda a criação do mundo material.

Palavras-chave: Ìyàmi. Mãe ancestral. Guèlèdè. Símbolo. Feminino.

Downloads 6247  6247  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=30786
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!Ó Deus, eu quero cantar e tocar: a música e os instrumentos musicais no saltério davídico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MOSCHELLA, Fernanda Tresinari Bertinato

Este trabalho tem como objetivo mostrar como a música dos salmos era realizada pelos levitas, responsáveis pela celebração do culto no Segundo Templo de Jerusalém; mostrar quais eram os instrumentos musicais utilizados por eles, bem como suas características e origens; a escrita musical desenvolvida e a função que a música exercia naquela comunidade.

Palavras-chave: Música. Religião. Antigüidade. Bíblia. Instrumentos musicais. Segundo Templo de Jerusalém. Estética da Religião. Ciências da Religião. Musicologia.

Downloads 6017  6017  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=32512
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!O sagrado na literatura infantil brasileira de 1950 a 1985 Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PIEDADE, Amir Aparecido dos Santos

Este trabalho analisa a Literatura Infantil brasileira no período de 1950 a 1985 e tem como objetivo principal identificar em quais autores, cujas obras estão publicadas até hoje, se encontram referenciais ao Sagrado, seja em poesia ou prosa. A metodologia utilizada foi a pesquisa em publicações de Literatura Infantil e a hermenêutica das obras dos autores selecionados. A hipótese é que as marcas do Sagrado deixadas pelos autores em nenhum momento devem ser vistas como evangelização e catequese, mas como encontro lúdico e amoroso com o Transcendente. E, também, podem servir de orientação para os novos autores e para o mercado editorial que não há problema algum em publicar textos que contenham representações, símbolos ou manifestações do Sagrado para crianças, pelo contrário, ajuda-as a vivenciarem a experiência com o Sagrado como parte integrante de sua formação e que pode acompanhá-las, sem nenhum problema, pela vida afora, contribuindo à formação individual e coletiva e a busca de compreensão para os grandes questionamentos existenciais da humanidade.

Palavras-chave: Literatura Infantil. Sagrado. Poesia. Transcendente. Criança. Educação. Religiosidade.

Downloads 6551  6551  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=30705
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!O desenvolvimento do julgamento moral e a educação de valores na disciplina de ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SEBBEN, Kelly Sartori

O presente trabalho tem o propósito de descrever etapas da história recente da disciplina de Ensino Religioso, sua trajetória e atual legislação, entender o desenvolvimento moral do indivíduo, observando as fases que o mesmo passa até chegar a um nível de maturidade em termos de moralidade; definir o que são valores, perceber como podem ser trabalhados na disciplina de Ensino Religioso e verificar se a educação de valores está presente na mesma. O objetivo dessa pesquisa é realizar um estudo sobre o desenvolvimento do julgamento moral na infância e pré-adolescência (educandos e educandas do Ensino Fundamental) e também sobre uma educação moral por meio de uma educação de valores na escola, especificamente na disciplina de Ensino Religioso. A pesquisa foi efetivada através de uma revisão bibliográfica e pesquisa social numa escola estadual, na cidade de Passo Fundo/RS. O método utilizado para a abordagem do problema foi o qualitativo, e quanto ao objetivo geral, em termos de instrumento de coleta de dados, utilizaram-se dois questionários, sendo que um foi respondido por educadores/as e o outro pelos educandos/as da escola, visando identificar o que é trabalhado na disciplina de Ensino Religioso e se a educação de valores está inserida no meio educacional. Como resultados, pode-se afirmar que a educação de valores está presente, mesmo que implicitamente, na disciplina de Ensino Religioso da escola pesquisada.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Educação integral. Desenvolvimento moral. Valores.

Downloads 3172  3172  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=61956
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!Abra a roda tin do lê lê - a dimensão religiosa nas brincadeiras de roda entre crianças de 4 a 6 ano Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
POYARES, Mônica Amaral Melo

Este trabalho teve como objetivo estudar as Brincadeiras de Roda enquanto possibilidade de experiência religiosa dentro do espaço escolar. Sua contribuição está na possibilidade ser uma alternativa de trabalho em Ensino Religioso com crianças em idades de 4 a 6 anos. Para isto, foi feita uma aproximação entre as Danças Circulares Sagradas, estudadas primeiramente por Bernhard Wosien, e as Brincadeiras de Roda tradicionais, levantando aspectos comuns entre as práticas. Em 2004 um grupo de 24 crianças e duas professoras foram observados e a experiência foi gravada em fitas de vídeo cassete. Para a compreensão da linguagem simbólica presente na atividade, os conceitos junguianos de self, ego, inconsciente coletivo e arquétipos foram estudados. Utilizamos os conceitos de Espaço Sagrado, definido pelos adeptos da Nova Era, e de Hierofania, concebido por Mircea Eliade. Tendo em vista que as atividades recebem um tratamento de rito, os conceitos de liminariedade e communitas de Victor Turner foram trazidos para a na ajuda da compreensão dos passos dos rituais e suas consequências. Vygotsky contribui com sua visão de mediação e zona de desenvolvimento proximal, para explicar motivo pelo qual as Brincadeiras de Roda são escolhidas para colaborar com o conhecimento do conteúdo do Ensino Religioso. Dentre as possibilidades o recorte feito foi o dos ritos e sua linguagem simbólica. Finalmente fez-se uma leitura de algumas das atividades filmadas à luz do corpo teórico acima citado. Chegou-se à conclusão de que as Brincadeiras de Roda, da forma em que foram tratadas, podem ser um dos instrumentos do professor na construção do conhecimento do Ensino Religioso e que aliado a isto, podem ser promotoras de mudanças na forma de relacionamento das crianças, já que têm aspectos comuns com os ritos de iniciação.

Downloads 24997  24997  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=30765
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