Categoria: Arte Artigos |
Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na Am |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ILARI, Beatriz
O presente artigo, escrito especialmente para a mesa-redonda 2 do XVI Encontro Nacional da Abem/Congresso Regional da Isme na América Latina 2007, tem como objetivo discutir funções e concepções de educação musical na América Latina, a partir de estudos recentes das ciências cognitivas da música. Baseando-se na premissa de que a música é onipresente no cotidiano latinoamericano, o artigo parte de uma discussão acerca das funções psicossociais, cognitivas e adaptativas da música exemplificadas por quatro narrativas distintas de situações de aprendizagem musical “extraoficial” de bebês, crianças, jovens e adultos brasileiros. As narrativas apresentadas convergem para a ideia de que a aprendizagem musical no Brasil tem como funções primordiais: negociar e fortalecer identidades, aumentar a flexibilidade social e, sobretudo, possibilitar situações de “passar o tempo em segurança”. Implicações desses achados para as concepções de educação musical na América Latina são traçadas ao final do artigo.
Palavras-chave: Funções da música na vida humana. Cognição situada. Passar o tempo em segurança.
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623 99.15 KB Revista da ABEM n.18 http://www.abemeducacaomusical.org.br |
Categoria: Arte Artigos |
Leitura da imagem: resgatando a história e ampliando possibilidades |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GALVANI, Mara Aparecida Magero
Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola. O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nessa discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.
Palavras-chave: Leitura. Ensino de artes visuais. Educação patrimonial. Cidade e escola.
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2555 85.69 KB Revista Educação e Realidade http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/ |
Categoria: Arte Artigos |
História e cultura afrobrasileira: possibilidades e impossibilidades na aplicação da lei 10.639/200 |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MEDEIROS, Angela Cordeiro; ALMEIDA, Eduardo Ribeiro de
Fruto das constantes reivindicações do movimento negro no Brasil, a Lei 10.639/2003, aprovada pelo Presidente Lula, estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais do país. É o reconhecimento da influência das muitas culturas africanas na formação da cultura nacional. Entretanto, dentro de um conturbado contexto socioecônomico e político no país, a aplicabilidade da Lei envolve problemas relacionados com conteúdo, preparação dos professores, material didático e as controvérsias existentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O presente artigo discute estes problemas e aponta algumas possibilidades de solução sem pretensão de esgotar o tema.
Palavras-Chaves: África. Lei 10.639/2003. Cultura Afro-Brasileira. Educação.
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2690 148.10 KB Revista Ágora, Vitória, n. 5, 2007, p. 1-12 http://www.ufes.br |
Categoria: Arte Artigos |
Hip Hop da Floresta |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Quetila Ruiz Cavalcante dos; BECCÁRIA, Renata Assis; NORBERTO, Simone
O Hip Hop é uma cultura marginalizada, que através de elementos como a linguagem do corpo, linguagem musical e o grafite, conseguem trabalhar socialmente a consciência dos jovens de baixa renda. O Movimento Hip Hop da Floresta age na periferia de Porto Velho, conscientizando os jovens em relação às origens, costumes e ambiente social em que vivem, criando a sua própria identidade musical e estilo regional, utilizando elementos da Amazônia para se fazer música, fazendo também parte da teoria da Folkcomunicação que trabalha com intercâmbio de informações, ideias, opiniões e atitudes dos públicos marginalizados urbanos e rurais, através de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore.
Palavras-chave: Folkcomunicação. Hip Hop. Telejornalismo. Jovens. Cultura.
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580 138.38 KB Intercom-XVI Prêmio Expocom http://www.intercom.org.br |
Categoria: Arte Artigos |
Guido Viaro: modernidade na arte e na educação |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
OSINSKI, Dulce Regina Baggio
Este trabalho analisa a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná, como protagonista de diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, marcadas pela identificação com a modernidade, pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 1960 do século XX. Relacionando-se com intelectuais de outras áreas do conhecimento, Viaro participava do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador, atuou em frentes diversas: com crianças, com professores e com estudantes de arte. A análise de sua trajetória intelectual procura relacionar suas ideias sobre arte e ações pedagógicas com o pensamento moderno da década de 40, apoiando-se no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe do processo de organização da cultura. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos institucionais, programas de curso, atas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares.
Palavras-chave: Ensino da arte. Modernidade.
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707 63.07 KB Inter-Ação: Rev.Fac.Educ.UFG, 32 (2) http://revistas.ufg.br |
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