Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem Colaborativa Mediada Pelas Tecnologias Digitais: Um Estudo Realizado Nas Aulas De Mú... Popular Versão: 
Atualização:  6/7/2016
Descrição:
CERNEV, Francine Kemmer

Este estudo tem como objetivo investigar o uso das tecnologias digitais para a aprendizagem colaborativa nas aulas de música. A metodologia deste trabalho foi desenvolvida por meio da pesquisa ação. Como resultados, este artigo espera contribuir para uma discussão sobre as diferentes possibilidades que
envolvem a aprendizagem colaborativa utilizando tecnologias digitais.

Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Tecnologias digitais. Aulas de música.

Downloads 2356  2356  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Hipertextus Revista Digital  Site http://www.hipertextus.net/volume10/05-Hipertextus-Vol10-Francine-Kemmer-Cernev.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Apreciação Musical para Adolescentes Popular Versão: PDF
Atualização:  6/12/2011
Descrição:
MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim. O trabalho realizado durante o ano letivo de 2000, no Colégio Rosely Scarati (SP), com alunos de 5a a 8a séries teve como objetivo desenvolver uma escuta musical crítica e consciente, bem como levar os alunos a conhecer obras, compositores e intérpretes diferentes daqueles que a mídia veicula, em especial a música erudita.
Palavras-chave: Música, apreciação musical, música erudita.

Downloads 1464  1464  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical  Site http://abemeducacaomusical.org.br/anais.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Abordagens metodológicas do teatro na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KOUDELA, Ingrid Dormien

Análise dos conceitos, práticas e tendências preponderantes do teatro na educação, consubstanciada em uma reflexão sobre os seus fundamentos e em articulação com a história e estética do teatro, considerando-se a realidade brasileira como objeto do estudo. O artigo apresenta uma discussão acerca dos conteúdos e metodologias norteadoras da teoria e prática educacional dessa área de conhecimento, com ênfase no jogo dramático, no jogo teatral e no jogo de aprendizagem brechtiano. Abordagem das perspectivas da pedagogia do teatro, vislumbrando-se o sujeito participante – jogador e receptor – na aprendizagem e apreciação da linguagem dramática.

Palavras-chave: Pedagogia do teatro. Ensino do teatro. Metodologia do ensino do teatro. Teatro-educação.

Downloads 864  864  Tamanho do arquivo 130.11 KB  Plataforma Ciências Humanas em Revista - São Luís, V.3, n.2   Site http://www.nucleohumanidades.ufma.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A utilização do teatro para enriquecer o aprendizado do conteúdo de Física no Ensino Fundamental e M Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
COSTA, Evellyne Borges; RIBEIRO, Neuci Bittencourt Pereira; SOUZA, Ruberley Rodrigues de

Neste trabalho, propomos uma integração entre o Ensino de Física e a Arte, utilizando o teatro no ensino fundamental e médio como meio para proporcionar o aprendizado de conceitos físicos dentro de um contexto histórico e social. Isso será feito a partir da montagem de uma peça teatral que tratará da contextualização histórica das contribuições de Aristóteles. Pretendemos comparar o aproveitamento dos alunos que participarão efetivamente da peça, com o dos alunos que apenas a assistirão, mostrando a importância de se conhecer a história da ciência e relacioná-la com os conceitos e leis que o aluno estuda ao longo do ensino fundamental e médio.

Downloads 1286  1286  Tamanho do arquivo 13.20 KB  Plataforma XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física  Site http://www.sbf1.sbfisica.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A repetição diferente: aspectos da arte no Brasil entre os séculos XX e XIX  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CHIARELLI, Tadeu

Este texto propõe uma reflexão sobre as relações entre algumas pinturas modernistas e parte da iconografia de Dom Pedro II, realizada no século XIX, com o objetivo de ressaltar uma unidade na estrutura de composição de ambas as produções, vistas como alegorias do Brasil.

Palavras-chave: Arte. Modernismo. Século XIX.

Downloads 1414  1414  Tamanho do arquivo 877.32 KB  Plataforma Crítica Cultural - volume 4-nº2  Site http:/www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música nas propostas curriculares estaduais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ens Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GASQUES, Gisela de Oliveira; ARROYO, Margarete

Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da “Proposta Triangular”. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa.

Palavras-chave: Educação musical. Propostas pedagógicas. Ensino fundamental. Ensino médio. LDBEN n. 9394/96.

Downloads 4321  4321  Tamanho do arquivo 208.87 KB  Plataforma Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical   Site http://www.demac.ufu.br/nemus
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música e o Desenvolvimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
NOGUEIRA, Monique Andries

Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, esclarece-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas o aspecto cognitivo, mas também os aspectos afetivo e social da criança. A seguir, são apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. Como conclusão, busca-se encaminhar sugestões aos pais e adultos envolvidos com a educação de crianças, objetivando oferecer subsídios para a viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável da criança com a linguagem musical.

Palavras-chave: música; criança; desenvolvimento infantil.

Downloads 13116  13116  Tamanho do arquivo 258.54 KB  Plataforma Revista da Universidade Federal de Goiás  Site http://http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Metodologia de Filosofia e da Arte no Ensino Fundamental  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PRENDIN, Andrea

O ensino de Filosofia apoiado pela metodologia dialógica de uma comunidade de investigação é uma proposta que se interliga a outras áreas do conhecimento. A Arte como linguagem, que apresenta referenciais expressivos, históricos e temáticos, e como conteúdo privilegiado no campo da Estética é associada, assim, ao pensar filosófico. Na metodologia triangular o ensino de Arte estimula a reflexão na apreciação, na compreensão histórica das obras e no próprio fazer artístico. Aproximar o pensar filosófico e o artístico potencializa o desenvolvimento de habilidades de pensamento. O público do Ensino Fundamental tem oportunidade de, utilizando-se, por exemplo, das artes visuais, tornar mais próximos conceitos e habilidades de tradução. E no caminho inverso, esta metodologia dialógica serve como apoio para compreensão da Arte e de seus temas, promovendo a expressão e o pensar criativo. Desenvolver pontes entre Filosofia e Arte não só é possível, como torna mais significativo o processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo conteúdos e proporcionando uma apreciação mais ampla, sensível e crítica. Este processo contribui na formação do pensamento multidimensional, nos seus aspectos crítico, criativo e cuidadoso, citados nos fundamentos do Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar. A criatividade, explorada pelos dois principais teóricos que fundamentam esta proposta Matthew Lipman e Ana Mae Barbosa para o ensino de Filosofia e de Arte, respectivamente –, é percebida como elo integrador entre estas duas áreas do conhecimento. Além disso, a sua percepção como aspecto a ser desenvolvido, em apoio aos demais já sugeridos, reforça a formação ampla do educando. O professor que se utiliza desta relação em sua prática é um profissional que se dispõe a investigar novas possibilidades para o processo pedagógico e que, independentemente de sua formação acadêmica, investiga e acrescenta um diálogo entre saberes à vivência escolar da comunidade em que atua.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Filosofia. Arte. Metodologia.

Downloads 15985  15985  Tamanho do arquivo 287.00 KB  Plataforma IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

No artigo apresenta-se a música como elemento imprescindível na educação, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, enriquecendo o processo educacional. O texto estrutura-se em três momentos, sendo que o primeiro posiciona os conhecimentos científicos na atualidade, ao mesmo tempo em que destaca a importância do ensino para a disseminação dos saberes do homem. Na sequência, evidencia-se a linguagem musical no processo ensino-aprendizagem e, em um terceiro momento, a criatividade musical surge como elemento interdisciplinar, além da presença da emoção – mais a razão – como elemento indispensável em qualquer momento do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da educação como um todo.

Palavras-chave: Música. Emoção-razão. Educação.

Downloads 1417  1417  Tamanho do arquivo 476.10 KB  Plataforma Educar, Curitiba, n.36, p.127-145  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CERESER, Cristina Mie Ito

Devido às transformações sociais verificadas nessas últimas décadas, ampliou-se o papel do professor, e este se viu obrigado a desempenhar papéis cada vez mais complexos para atuar nas escolas. O objetivo deste artigo é discutir e apresentar alguns resultados de pesquisa que investigou, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. (CERESER, 2003). Utilizo como referencial teórico as perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000). Realizei um survey de pequeno porte, com a participação de quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. As perspectivas de formação de professores que consideram necessárias para atuar nos espaços pedagógico-musicais escolares se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (Pérez Gómez, 2000).

Palavras-chave: Formação inicial de professores de música. Educação musical. Espaço escolar.

Downloads 1161  1161  Tamanho do arquivo 83.13 KB  Plataforma Revista da ABEM n11  Site http://abemeducacaomusical.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 »