Categoria: Arte Artigos |
A Metodologia de Filosofia e da Arte no Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PRENDIN, Andrea
O ensino de Filosofia apoiado pela metodologia dialógica de uma comunidade de investigação é uma proposta que se interliga a outras áreas do conhecimento. A Arte como linguagem, que apresenta referenciais expressivos, históricos e temáticos, e como conteúdo privilegiado no campo da Estética é associada, assim, ao pensar filosófico. Na metodologia triangular o ensino de Arte estimula a reflexão na apreciação, na compreensão histórica das obras e no próprio fazer artístico. Aproximar o pensar filosófico e o artístico potencializa o desenvolvimento de habilidades de pensamento. O público do Ensino Fundamental tem oportunidade de, utilizando-se, por exemplo, das artes visuais, tornar mais próximos conceitos e habilidades de tradução. E no caminho inverso, esta metodologia dialógica serve como apoio para compreensão da Arte e de seus temas, promovendo a expressão e o pensar criativo. Desenvolver pontes entre Filosofia e Arte não só é possível, como torna mais significativo o processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo conteúdos e proporcionando uma apreciação mais ampla, sensível e crítica. Este processo contribui na formação do pensamento multidimensional, nos seus aspectos crítico, criativo e cuidadoso, citados nos fundamentos do Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar. A criatividade, explorada pelos dois principais teóricos que fundamentam esta proposta Matthew Lipman e Ana Mae Barbosa para o ensino de Filosofia e de Arte, respectivamente –, é percebida como elo integrador entre estas duas áreas do conhecimento. Além disso, a sua percepção como aspecto a ser desenvolvido, em apoio aos demais já sugeridos, reforça a formação ampla do educando. O professor que se utiliza desta relação em sua prática é um profissional que se dispõe a investigar novas possibilidades para o processo pedagógico e que, independentemente de sua formação acadêmica, investiga e acrescenta um diálogo entre saberes à vivência escolar da comunidade em que atua.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Filosofia. Arte. Metodologia.
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16130 287.00 KB IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/ |
Categoria: Arte Artigos |
A dança e seus efeitos no desenvolvimento das inteligências múltiplas da criança |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MALLMANN, Maria de Lourdes Cardoso; BARRETO, Sidirley de Jesus Barreto
O presente artigo enfoca a Dança Infantil como uma característica importante no desenvolvimento das múltiplas inteligências apontadas por Gardner. Aborda um paradigma educacional no qual a qualidade da aprendizagem se sobrepõe à quantidade. Procura motivar os educadores com relatos de experiências e fatos, visando à busca de formas mais prazerosas de construir, por meio da dança e de movimentos rítmicos cooperativos, situações de aprendizagem, reeducação ou terapia. Defende, ainda, a ideia central de que a dança e os movimentos expressivos contribuem de maneira indelével para a autoestima, a valorização pessoal e a satisfação de aprender a aprender, oferecendo uma melhor qualidade de vida à criança.
Palavras-chave: Dança. Inteligência Corporal. Cinestésica. Inteligências Múltiplas. Educação.
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11119 129.06 KB Instituto Catarinense de Pós-Graduação - ICPG http:// www.icpg.com.br |
Categoria: Arte Artigos |
Paulo Freire e Augusto Boal: Diálogos entre educação e Teatro |
Versão: pdf Atualização: 1/10/2012 |
Descrição:
CANDA, Cilene
Com base no referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação traça compreensões dialógicas sobre a Pedagogia Libertadora e o Teatro do Oprimido. De cunho reflexivo, o texto assenta-se na discussão sobre as seguintes categorias: conscientização, emancipação humana, libertação social, e superação da dicotomia entre opressores e oprimidos. Os argumentos abordados no âmbito de uma perspectiva crítica de sociedade visam contribuir para a realização de estudos na área da cultura, do teatro e da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Libertação social; Pedagogia do Oprimido; Teatro do Oprimido, teatro, Augusto Boal, Paulo Freire.
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8660 0 bytes HOLOS Canda 2012 |
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