Categoria: Arte Artigos |
A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio
No artigo apresenta-se a música como elemento imprescindível na educação, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, enriquecendo o processo educacional. O texto estrutura-se em três momentos, sendo que o primeiro posiciona os conhecimentos científicos na atualidade, ao mesmo tempo em que destaca a importância do ensino para a disseminação dos saberes do homem. Na sequência, evidencia-se a linguagem musical no processo ensino-aprendizagem e, em um terceiro momento, a criatividade musical surge como elemento interdisciplinar, além da presença da emoção – mais a razão – como elemento indispensável em qualquer momento do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da educação como um todo.
Palavras-chave: Música. Emoção-razão. Educação.
|
1456 476.10 KB Educar, Curitiba, n.36, p.127-145 |
Categoria: Arte Artigos |
O ensino da gravura de arte no Paraná |
Versão: PDE Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ANDRADE, Vania Maria da Silva; TORRES, Renato Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada sobre o histórico do ensino da gravura no Estado do Paraná desde seu início, quando ainda estava atrelada aos avanços da imprensa e da tipografia no século XIX até a década atual. Nesta trajetória de desenvolvimento da Arte no Paraná destacam-se alguns fatos, tais como: as diversas dificuldades das instituições de ensino; a relevância das oficinas litográficas dos primeiros jornais paranaenses, onde os artistas começaram a produzir gravura; o movimento adiantado do litoral do Estado com a relação à cidade de Curitiba; a importância do ensino não formal na formação de diversos artistas e o ápice da gravura no Paraná com as Mostras de Gravura da Cidade de Curitiba que alcançaram repercussão nacional. Esta investigação visa enriquecer a formação do professor de Artes, pois existe uma escassez de material publicado sobre o assunto e ainda há muito que se pesquisar, visto que alguns artistas responsáveis pelo desenvolvimento do ensino da arte ainda não possuem um registro histórico compatível com a sua importância. Desta forma, esta pesquisa busca trazer a história da gravura para as aulas de artes das escolas de ensino básico destacando elementos que podem ser aprofundados e discutidos com os alunos, além de estimular a prática da técnica. Como conclusão tem-se que a escola é o espaço adequado para a divulgação da história da arte paranaense, aproximando os artistas do público e permitindo aos alunos experimentar uma prática artística que os conduza a enxergar a arte como uma possibilidade de expressão.
Palavras-chave: Educação. História da Arte-Educação. Gravura.
|
1796 59.11 KB Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR http://www.pucpr.edu.br |
Categoria: Arte Artigos |
Guido Viaro: modernidade na arte e na educação |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
OSINSKI, Dulce Regina Baggio
Este trabalho analisa a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná, como protagonista de diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, marcadas pela identificação com a modernidade, pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 1960 do século XX. Relacionando-se com intelectuais de outras áreas do conhecimento, Viaro participava do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador, atuou em frentes diversas: com crianças, com professores e com estudantes de arte. A análise de sua trajetória intelectual procura relacionar suas ideias sobre arte e ações pedagógicas com o pensamento moderno da década de 40, apoiando-se no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe do processo de organização da cultura. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos institucionais, programas de curso, atas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares.
Palavras-chave: Ensino da arte. Modernidade.
|
732 63.07 KB Inter-Ação: Rev.Fac.Educ.UFG, 32 (2) http://revistas.ufg.br |
Categoria: Arte Artigos |
História e cultura afrobrasileira: possibilidades e impossibilidades na aplicação da lei 10.639/200 |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MEDEIROS, Angela Cordeiro; ALMEIDA, Eduardo Ribeiro de
Fruto das constantes reivindicações do movimento negro no Brasil, a Lei 10.639/2003, aprovada pelo Presidente Lula, estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais do país. É o reconhecimento da influência das muitas culturas africanas na formação da cultura nacional. Entretanto, dentro de um conturbado contexto socioecônomico e político no país, a aplicabilidade da Lei envolve problemas relacionados com conteúdo, preparação dos professores, material didático e as controvérsias existentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O presente artigo discute estes problemas e aponta algumas possibilidades de solução sem pretensão de esgotar o tema.
Palavras-Chaves: África. Lei 10.639/2003. Cultura Afro-Brasileira. Educação.
|
2718 148.10 KB Revista Ágora, Vitória, n. 5, 2007, p. 1-12 http://www.ufes.br |
Categoria: Arte Artigos |
Hip Hop da Floresta |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Quetila Ruiz Cavalcante dos; BECCÁRIA, Renata Assis; NORBERTO, Simone
O Hip Hop é uma cultura marginalizada, que através de elementos como a linguagem do corpo, linguagem musical e o grafite, conseguem trabalhar socialmente a consciência dos jovens de baixa renda. O Movimento Hip Hop da Floresta age na periferia de Porto Velho, conscientizando os jovens em relação às origens, costumes e ambiente social em que vivem, criando a sua própria identidade musical e estilo regional, utilizando elementos da Amazônia para se fazer música, fazendo também parte da teoria da Folkcomunicação que trabalha com intercâmbio de informações, ideias, opiniões e atitudes dos públicos marginalizados urbanos e rurais, através de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore.
Palavras-chave: Folkcomunicação. Hip Hop. Telejornalismo. Jovens. Cultura.
|
601 138.38 KB Intercom-XVI Prêmio Expocom http://www.intercom.org.br |
|