Categoria: Biologia Artigos |
Biodiversidade e conservação das plantas no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
GIULIETTI, Ana Maria; HARLEY, Raymond M. et al
Com mais de 56.000 espécies de plantas (excluindo fungos), o Brasil tem uma das floras mais ricas do mundo – quase 19% da flora mundial. Nosso conhecimento da diversidade e do status das plantas não vasculares no país é ainda muito incompleto, embora estudos localizados com grupos de algas tenham revelado uma perda de espécies devido à poluição ambiental. A ênfase em levantamentos de floras locais, ao invés de estudos taxonômicos mais amplos, tem dificultado as estimativas do número total de espécies para a maioria dos grupos taxonômicos. O conhecimento sobre as angiospermas, especialmente as monocotiledôneas (das quais cerca de 45% são endêmicas), é o mais completo. Para esse grupo, os dados apresentados são mais confiáveis, tendo sido identificados alguns padrões de distribuição, níveis de endemismos e centros de diversidade.
Palavras-chave: Biodiversidade. Plantas. Angiospermas. Taxonomia. Monocotiledôneas.
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676 0 bytes Revista Megadiversidade |
Categoria: Biologia Artigos |
Bioética com animais: uma proposta para a educação de jovens e adultos no Ensino Médio |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
FRAGA, R.F.; BORGES, R.M.R.
Este artigo apresenta um estudo relativo à reconstrução do conhecimento sobre ética animal por alunos de uma turma de 6º etapa (referente ao 3º ano do Ensino Médio) de Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de uma Unidade de Aprendizagem. As informações foram obtidas por meio de um questionário inicial de sondagem, da produção textual dos alunos ao longo da UA, do diário de aula e do questionário final. A metodologia de análise foi descritiva e interpretativa, em uma abordagem predominantemente qualitativa. Como resultado foi possível constatar que os alunos, ao longo da UA, pesquisaram questões sociais relacionadas à ética animal partindo de suas dúvidas e questionamentos. Houve destaque no crescimento em relação aos conhecimentos prévios, assim como o aumento da capacidade de argumentação e do senso crítico, com segurança e autonomia. Os alunos apresentaram um conhecimento mais aprofundado, com consistência teórica, abordando diferentes valores e contextos.
Palavras-chave: Unidade de Aprendizagem. Ética animal. Reconstrução do conhecimento. Educação de Jovens e Adultos.
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1020 0 bytes PUC-RS |
Categoria: Biologia Artigos |
As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, A. V. de; FALCÃO, J. T. da R.
As teorias de Lamarck e Darwin são analisadas numa amostra de livros didáticos brasileiros de biologia, num período de sessenta anos. A de Darwin ocupa, nos livros didáticos, uma área maior do que a de Lamarck, porém a extensão de conteúdo deste é variável. Dentre os livros, destacam-se as edições do BSCS. Nestas, pela primeira vez, é apresentado o exemplo da figura do alongamento do pescoço da girafa, para ilustrar as diferenças de abordagem entre as teorias, e reproduzido desde então na maioria dos livros didáticos. Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil. Darwin é apresentado como modelo de cientista e Lamarck como um teórico especulativo, tendo a sua teoria consideravelmente deformada, distante da formulação original.
Palavras-chave: Evolução. Teorias de Lamarck e Darwin. Livros didáticos de Biologia.
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508 0 bytes Ciência & Educação |
Categoria: Biologia Artigos |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do Ensino Médio de Casca |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Juliana Cristina dos; ALVES, Luis Francisco Angeli; et all O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas.
Palavras-chave: Material. Didático. Filo. Mollusca. Qualidade. Ensino. Zoologia.
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642 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
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