Categoria: Biologia Artigos |
Desmistificando o Aquecimento Global |
Versão: PDF Atualização: 21/2/2014 |
Descrição:
MOLION. Luiz Carlos Baldicero.
O clima da Terra tem variado ao longo das eras, forçado por fenômenos de escalas de tempo decadal até milenar. No final da década dos anos 1970, após um período de 30 anos de resfriamento, surgiu a hipótese que a temperatura média global da superfície estaria aumentando devido à influência humana. Essa hipótese está fundamentada em três argumentos: a série de temperatura média global do ar na superfície “observada” nos últimos 150 anos, o aumento observado na concentração de gás carbônico a partir de 1958 e os resultados obtidos com modelos numéricos de simulação de clima. Discutiram-se criticamente esses três aspectos, mostrando suas deficiências e concluiu-se que a representatividade global da série de temperaturas é questionável e que a não comprovada intensificação do efeito-estufa pelas atividades humanas, bem como as limitações dos modelos matemáticos de simulação de clima, não justificam a transformação da hipótese do aquecimento global antropogênico em fato científico consumado. Apresentaram-se argumentos que sugerem que um resfriamento global, paulatino, nos próximos 15 a 20 anos seria mais provável, em face do conhecimento atual que se tem do clima global e sua variabilidade.
Palavras-chave: Aquecimento Global. Clima. Efeito Estufa. Meio Ambiente.
|
702 0 bytes |
Categoria: Biologia Artigos |
Utilização de análise de segregantes agrupados na identificação de marcadores ligados a genes que co |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
ZAMPROGNO, Karina Carnieli; FURTADO, Edson Luiz; MARINO, Celso Luiz; et all
Devido a grande importância da cultura de Eucalyptus no Brasil, empresas do setor florestal têm buscado através de programas de melhoramento genético, reduzir as perdas de produção e atender a demanda do mercado de papel e celulose. Um exemplo, é a busca por genes de resistência a doenças, principalmente a ferrugem causada por Puccinia psidii Winter, que resulta em redução da produtividade em plantas altamente suscetíveis. No presente trabalho, mudas de Eucalyptus pertencentes a uma geração F1, provenientes do cruzamento controlado entre parentais híbridos E. grandis X E. urophylla, sendo eles resistente e suscetível, foram inoculadas com Puccinia psidii em casa de vegetação e acompanhadas até o aparecimento dos sintomas da ferrugem.
Palavras-chave: Eucalyptus sp. Puccinia psidii. Resistência. Análise. Segregantes. Grupamentos.
|
577 0 bytes Unesp/FCA/Botucatu |
Categoria: Biologia Artigos |
Técnicas de Engenharia Genética para produção de transgênicos |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Jennifer Gomes
Desde seu surgimento em 1973, as manipulações genéticas não cessaram em suas descobertas e aplicabilidades, dentre elas, podemos citar a inserção de genes de uma espécie para outra, que passou a ser designada como organismos geneticamente modificados ou transgênicos. A produção desses organismos possibilitou novas perspectivas tanto para agricultura, através do uso de plantas mais resistentes, como uso laboratorial devido à redução de animais usados em pesquisas. Apesar das questões éticas e ambientais que ainda são discutidas por ecologistas e empresas de biotecnologia, vários métodos já foram desenvolvidos para a produção de seres transgênicos, a metodologia utilizada varia de acordo com o tipo de modificação que se pretende obter: introdução, modificação ou inativação de um gene.
Palavras-chave: Transgênicos. Métodos. Produção.
|
1749 0 bytes Unigranrio |
Categoria: Biologia Artigos |
Show da Genética: um jogo interativo para o ensino de Genética |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MARTINEZ, Emanuel Ricardo Monteiro; FUJIHARA, Ricardo Toshio; MARTINS, César.
No ensino de Genética são necessárias atividades práticas que auxiliem no aprendizado dos alunos como complementação dos conceitos teóricos. Existe uma intensa competição causada pela tecnologia e pela velocidade de fluxo de informações através dos meios de comunicação, como, por exemplo, a Internet, que globalizou o conhecimento. Sendo assim, considera-se interessante a abordagem de práticas, como jogos lúdicos que, com a utilização da informática, auxiliam muito no processo da aprendizagem. Esta proposta de jogo, elaborada para o Ensino Médio e Fundamental, tem como objetivo promover a difusão e a popularização da Ciência usando como ferramenta os avanços recentes da Genética e Biologia Molecular. Além do mais, configura-se como um recurso didático para aulas de Genética e tem como finalidade transmitir conceitos dessa área de forma criativa, lúdica e interativa. O jogo está disponível na página de Simuladores da disciplina de Biologia.
Palavras-chave: Ensino. Jogo. Genética. Biologia Celular.
|
9658 0 bytes Unesp - SP |
|