Categoria: Biologia Artigos |
O uso do corpo como ferramenta pedagógica: um modelo alternativo que se |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MOREIRA, L. M.
Com muita frequência, conceitos científicos sofrem alterações por intermédio de novas descobertas, mas pouco deste novo conhecimento é repassado aos alunos, principalmente àqueles que compõem o Ensino Fundamental II (EF-II) e o Ensino Médio (EM), pois a complexidade das informações geradas dificulta esta abordagem. Entretanto, dia após dia se fala cada vez mais em assuntos que mexem com a curiosidade das pessoas, como é o caso do DNA e do metabolismo, geralmente relacionando tais assuntos com doenças emergentes como câncer, diabetes, Alzheimer, entre outras. Neste trabalho são descritas duas atividades lúdico pedagógicas que demonstram, de maneira prática, uma alternativa sobre como ensinar os processos de divisão celular mitótica e fisiologia do sistema respiratório para alunos do EF-II, envolvendo a descoberta de conceitos importantes para a compreensão dos fenômenos moleculares envolvidos com estes assuntos.
Palavras-chave: Ensino. Bioquímica. Biologia. Molecular. Fundamental. Médio. Ferramentas. Lúdicas. Mitose. Transporte de oxigênio.
|
1100 0 bytes Unicamp |
Categoria: Biologia Artigos |
Uso de atividades experimentais pelo professor das Ciências Naturais no Ensino Médio: relação com o |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SALVADEGO, W. N. C.; LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A.
Este artigo reúne três resultados confluentes de trabalhos de dissertação em que cada autor optou por estudar independentemente uma categoria de professor de Química ou de Física ou de Biologia do Ensino Médio, com referência às atividades experimentais, com respeito ao uso ou não destas atividades como mecanismo instrucional, visto ser essas atividades consideradas importantes para o ensino das Ciências Naturais nos colégios. Para encaminhar essa nova reflexão tomou-se como referencial a teoria da relação com o saber de Charlot, que nos permite desviar o enfoque de uma leitura negativa da falta ou da carência para uma leitura positiva da relação do professor com o seu saber profissional, ou seja, a relação com o Eu, com o Outro e com o Mundo que possibilita ou não o uso dessas atividades como prática de sala de aula.
Palavras-chave: Ciências. Experimento. Relações.
|
1304 0 bytes UEL |
Categoria: Biologia Artigos |
Atividades práticas de laboratório no Ensino de Biologia e de Ciências: relato de uma experiência |
Versão: PDF Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K.; DINIZ, R. E.da S.
Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma experiência com atividades práticas de laboratório nas disciplinas de Ciências e Biologia, contemplando as diferentes etapas do processo, ou seja: escolha, obtenção de materiais e teste das atividades; elaboração do roteiro para o aluno e o professor; e a aplicação das atividades. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Prof. José Pedretti Neto, localizada no município de Botucatu–SP, e teve como objetivos investigar as possibilidades de viabilização de atividades de laboratório em escolas estaduais, bem com auxiliar os professores na realização de atividades experimentais por meio da criação de um conjunto de roteiros de atividades experimentais. Embora muitas dificuldades tenham surgido no decorrer do processo, a motivação e o envolvimento demonstrados pelos alunos confirmam o potencial didático dessa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Atividades práticas. Práticas de laboratório de Ciências. Práticas de laboratório de Biologia. Laboratórios escolares.
|
1616 0 bytes Fundunesp |
|