Categoria: Biologia Artigos |
Utilização de análise de segregantes agrupados na identificação de marcadores ligados a genes que co |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
ZAMPROGNO, Karina Carnieli; FURTADO, Edson Luiz; MARINO, Celso Luiz; et all
Devido a grande importância da cultura de Eucalyptus no Brasil, empresas do setor florestal têm buscado através de programas de melhoramento genético, reduzir as perdas de produção e atender a demanda do mercado de papel e celulose. Um exemplo, é a busca por genes de resistência a doenças, principalmente a ferrugem causada por Puccinia psidii Winter, que resulta em redução da produtividade em plantas altamente suscetíveis. No presente trabalho, mudas de Eucalyptus pertencentes a uma geração F1, provenientes do cruzamento controlado entre parentais híbridos E. grandis X E. urophylla, sendo eles resistente e suscetível, foram inoculadas com Puccinia psidii em casa de vegetação e acompanhadas até o aparecimento dos sintomas da ferrugem.
Palavras-chave: Eucalyptus sp. Puccinia psidii. Resistência. Análise. Segregantes. Grupamentos.
|
576 0 bytes Unesp/FCA/Botucatu |
Categoria: Biologia Artigos |
Uso de atividades experimentais pelo professor das Ciências Naturais no Ensino Médio: relação com o |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SALVADEGO, W. N. C.; LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A.
Este artigo reúne três resultados confluentes de trabalhos de dissertação em que cada autor optou por estudar independentemente uma categoria de professor de Química ou de Física ou de Biologia do Ensino Médio, com referência às atividades experimentais, com respeito ao uso ou não destas atividades como mecanismo instrucional, visto ser essas atividades consideradas importantes para o ensino das Ciências Naturais nos colégios. Para encaminhar essa nova reflexão tomou-se como referencial a teoria da relação com o saber de Charlot, que nos permite desviar o enfoque de uma leitura negativa da falta ou da carência para uma leitura positiva da relação do professor com o seu saber profissional, ou seja, a relação com o Eu, com o Outro e com o Mundo que possibilita ou não o uso dessas atividades como prática de sala de aula.
Palavras-chave: Ciências. Experimento. Relações.
|
1304 0 bytes UEL |
Categoria: Biologia Artigos |
Ui, que nojo! Tem mais é que fechar esse valetão! Um estudo com o conceito deleuzeano de devir |
Versão: pdf Atualização: 9/2/2012 |
Descrição:
PALMEIRO, V. ; GIOPPO, C.
Este artigo relata o processo de investigação para a construção e aplicação de um conjunto de atividades relacionadas à temática água, em um Colégio de Curitiba. Os atores desta investigação são estudantes do Ensino Médio que moram e estudam perto de um curso d’água conhecido como Valetão da Rua Henry Ford. Discutimos, a partir do conceito deleuzeano de devir, o interesse/ desinteresse instituídos sobre este valetão, com o objetivo de infectar, dissolver, desconstruir o que foi apagado nas vidas desses estudantes, moradores da comunidade e promover a mobilização para a revitalização do que é de fato, um rio, o rio Pinheirinho.
Palavras-chave: Devir. Educação ambiental. Deleuze.
|
474 0 bytes Educar em Revista/UFPR |
|