Categoria: Ciências Artigos |
Possibilidades, equívocos e limites no trabalho do professor/pesquisador - enfoque em Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P.M. de; SOUZA, Suzani Cassiani de São apresentados recortes da pesquisa "Supletivo Individualizado: Possibilidades, Equívocos e Limites no Ensino de Ciências", centralizada nas relações aluno/professor,aluno/recursos didáticos e na análise de mudanças no trabalho pedagógico, na área de Ciências, num curso para educação de adultos. O foco desta apresentação é a trajetória da professora/pesquisadora, proponente e executora da investigação.
Palavras-chaves: Professor/pesquisador. Mudança Pedagógica. Ensino de Ciências.
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1168 0 bytes IENCI – V1(2), pp.145-154, 1996 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID14/v1_n2_a3.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ZANON, Dulcimeire Ap Volante; FREITAS, Denise de.
Este artigo tem como objetivo discutir a importância das atividades investigativas e das interações discursivas em sala de aula no ensino de Ciências. Essas atividades podem ser entendidas como situações em que o aluno aprende ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos naturais, fazendo conjecturas, experimentando, errando, interagindo com colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e confrontando-os com outros e com os resultados experimentais para testar sua pertinência e validade. Esses processos de ensinoaprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois auxiliam os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos científicos. Ao se utilizar o instrumento analítico desenvolvido por Mortimer e Scott, foi possível revelar as dinâmicas interativas e os fluxos de discurso em salas de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental, ajudando a compreender aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem científica dos alunos.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Ciências. Atividades investigativas. Interações discursivas.
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1176 0 bytes Ciências & Cognição 2007; Vol 10: 93-103 |
Categoria: Ciências Artigos |
Concepções Sobre a Natureza da Ciência num Curso de Ciências Biológicas: imagens que dificultam a .. |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio
A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar as concepções sobre natureza da ciência presentes entre estudantes de um curso de Ciências Biológicas. A metodologia envolveu a elaboração e aplicação de um questionário e realização de entrevistas semi-estruturadas a partir de situações problematizadoras, com um roteiro básico de questões envolvendo conhecimentos de biologia molecular. Os resultados indicam que os estudantes identificam, no trabalho dos cientistas, a descoberta de leis naturais e verdades, e o conhecimento científico como absoluto. Predomina a concepção indutivista-empirista e ateórica, na qual a observação e a experimentação são entendidas como atividades independentes de compromissos teóricos. Os estudantes mostraram dificuldades em distinguir modelo de realidade, o que foi analisado a partir das categorias conexões ativas e conexões passivas, de Ludwik Fleck.
Palavras-chave: Natureza da Ciência. Formação de Professores. Epistemologia. Ludwik Fleck.
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1179 0 bytes IENCI – V12(2), pp.157-181, 2007 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID166/v12_n2_a2007.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Controvérsias Sócio-científicas e Prática Pedagógica de Jovens Professores |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
REIS, Pedro; GALVÃO, Cecília
A presente investigação pretendeu estudar o impacto das controvérsias sócio-científicas recentes, divulgadas pelos meios de comunicação social, nas concepções e práticas de grupo de três professores de Ciências Naturais em início de carreira. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências, que realçam a importância da discussão de controvérsias sócio-científicas na alfabetização científica dos alunos (nomeadamente, na compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura) (McComas, 2000). Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo.
Palavras-chave: Ensino das Ciências. Ciência. Tecnologia e Sociedade (CTS). Controvérsias Sócio-científicas. Concepções. Práticas Lectivas.
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1180 0 bytes IENCI – V10(2), pp. 131-160, 2005 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID126/v10_n2_a2005.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
La Formación del Profesorado en un Contexto Constructivista |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PORLÁN, Rafael El cambio del profesorado es una de las variables determinantes del cambio escolar. Dicho cambio ha de ser el resultado de actuaciones tanto en factores externos y contextuales (características del puesto de trabajo, condiciones laborales, organizativas y administrativas, etc.), como en factores internos relacionados con su conocimiento profesional. Es más, ambos tipos de cambios son interdependientes y se influyen y refuerzan mutuamente. Es decir, no habrá cambio generalizado del profesorado si no cambian sus condiciones de trabajo e, igualmente, el cambio de dichas condiciones no garantiza, por sí sólo, una evolución innovadora en las prácticas profesionales. Teniendo esto presente, la línea de investigación de nuestro grupo, y particularmente este proyecto, tiene como finalidad general promover un conocimiento más riguroso acerca del conocimiento profesional de los profesores, y de los modelos formativos que favorecen su evolución.
Palabras-clave: Formación de Profesores de Ciencias. Conocimiento Profesional. Contexto Constructivista.
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1188 0 bytes IENCI– V7(3), pp. 271-281, 2002 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID93/v7_n3_a2002.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Cómo Podemos Llevar a Cabo una Ivestigación-Accíon para Mejorar la Práctica en el Aula de Ciencias? |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BERNAL, Bartolomé Vázquez; JIMÉNEZ-PÉREZ, Roque; JIMÉNEZ, Vicente Mellado El trabajo describe un programa de investigación-acción realizado con profesores de la enseñanza secundaria de ciencias experimentales. El programa persigue el desarrollo profesional a través de la innovación curricular, tomando como agente promotor la reflexión orientada a la práctica, prestándose especial atención a la socialización del profesorado. A lo largo de dos cursos escolares se realizaron acciones encaminadas a tales efectos, organizándose a través del conocimiento didáctico del contenido. Los resultados muestran que el profesorado, de forma lenta y gradual, va incorporando nuevas teorías prácticas a sus reflexiones y al trabajo en el aula.
Palabras-clave: Investigación-acción. Formación Continua del Profesorado. Conocimiento Didáctico del Contenido. Hipótesis de la Complejidad.
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1196 0 bytes IENCI – V13(1), pp.45-64, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID24/v13_n1_a2008.pdf |
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