Categoria: Ciências Artigos |
Calor e Temperatura no Ensino Fundamental: relações entre o ensino e a aprendizagem numa perspectiva |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
AGUIAR, Orlando Jr Nesse trabalho, iremos examinar, em caráter exploratório e preliminar, as possibilidades e contribuições de um Modelo de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de ciências, voltados para a promoção de mudanças cognitivas. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no planejamento de um curso introdutório de Calor e Temperatura junto a alunos/as de 8ª série do Ensino Fundamental, e analisados seus resultados. O Modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas, que marcam a evolução do conhecimento causal em termos intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1987). A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos levam a afirmar a complexidade intrínseca da aprendizagem humana, entendendo por complexidade fenômenos históricos, irreversíveis, imprevisíveis e indeterminados (Prigogine e Stengers 1997/1984).
Palavras-chave: Calor e temperatura. Ensino e aprendizagem. Modelo de ensino.
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1135 0 bytes IENCI – V4(1), pp. 73-90, 1999 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID48/v4_n1_a1999.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio
A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria a população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didáticopedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos e atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.
Palavras-chave: Ciência. Tecnologia e sociedade (CTS). História e epistemologia. Interdisciplinaridade. Ensino de ciências. Formação de professores.
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552 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.1, p.15-27, 2001 |
Categoria: Ciências Artigos |
Ciclo do Nitrogênio: abordagem em livros didáticos de ciências do ensino fundamental |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Angela Fernandes; LIMA, Elba Ninfa de Este artigo apresenta como temática a abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. O objetivo foi identificar se os livros didáticos de Ciências apresentam uma abordagem adequada sobre o referido ciclo, de modo que atenda às necessidades do professor. Esse conteúdo foi definido por se entender que seu estudo é de fundamental importância, pois desse ciclo depende o equilíbrio energético na natureza, a manutenção da riqueza do solo em nutrientes e a formação dos compostos nitrogenados vitais para o organismo de todos os seres vivos. O trabalho de pesquisa foi realizado por meio de análise dos oito livros didáticos de Ciências indicados pelo Guia do Livro Didático 2005, considerando-se que, supostamente, ao serem aprovados e sugeridos pelo PNLD, já se apresentam qualificados para serem adotados pelos professores. Com a presente pesquisa, constatou-se que existem limites de natureza diferente na abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. Essa constatação não é suficiente para resolução de um problema real; acredita-se, contudo, que perceber a existência dessa problemática e entender os motivos que a originam tendem a tornar menos distante e conflituosa uma possível solução para essa questão.
Palavras-chave: Livros didáticos de Ciências. Ciclo do Nitrogênio.
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1337 0 bytes IENCI – V13(1), pp.35-44, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID23/v13_n1_a2008.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Carboidratos na bebida do café preparado sob diferentes processos |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Marina Câmara Mattos; SILVA, Clóvis Oliveira; BUCKERIDGE, Marcos Silveira Buckeridge; VIEIRA, Cândida Conceição de Jesus
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e seus polissacarídeos têm sido investigados devido a sua grande importância comercial. Os principais polissacarídeos de café são os galactomananos e arabinogalactanos, considerados como fibras alimentares não digeridas no sistema digestivo humano. O presente trabalho teve por objetivo quantificar e determinar a composição de monossacarídeos e de polissacarídeos na bebida do café. As preparações foram realizadas em coador de papel tradicional, em cafeteira elétrica e em máquina expresso, utilizando café Arábica (Coffea arabica). Determinações quantitativas e qualitativas dos açúcares foram realizadas, respectivamente, por análises colorimétricas e cromatografia de troca aniônica (HPAEC). O rendimento de sólidos solúveis foi maior em café expresso, sendo os valores cerca de 3,6 vezes superiores àqueles de café de cafeteira elétrica com filtro de papel. Preparações de café expresso foram as que resultaram em maiores teores de açúcares totais não redutores por volume de bebida. Entretanto, os valores de açúcares totais foram significativamente maiores na preparação em cafeteira elétrica, quando expressos pelo total de sólidos solúveis extraídos, indicando que o tempo de extração é provavelmente mais eficiente do que a temperatura. A composição em monossacarídeos foi similar em todas as amostras e independente do modo de preparação do café. Todos apresentaram arabinose (14-15%), galactose (29-30%), glucose (6%) e manose 48-49%). Não se sabe se os polissacarídeos de café exercem as mesmas funções que a goma guar como fibra, mas, se isto ocorrer, esta é possivelmente uma das mais importantes fibras alimentares que ingerimos, levando em consideração a popularidade do café.
Palavras-chave: Coffea arabica. Polissacarídeos. HPAEC.
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548 0 bytes Universidade Metodista de São Paulo http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-20612005000200034&script=sci_arttext |
Categoria: Ciências Artigos |
Avaliação e Teste de Explicações na Educação em Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PAULA, Helder de Figueiredo; BORGES, Antônio Tarciso
Estudantes do Ensino Fundamental atribuem aos experimentos a função avaliar a qualidade, em termos de adequação às evidências, de uma explicação ou teoria? Afinal, como os estudantes concebem o processo de avaliação de teorias ou explicações? Que função eles atribuem aos experimentos nesse contexto? Neste artigo, tratamos dessas questões com base em dados obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada com estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Experimentação. Teoria e Evidência. Natureza das Ciências.
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2071 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 175-192, 2007. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a03.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos em Polpas de Morango Industrializadas |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FARIA,Vanessa Heloisa de et al.
Amostras de polpas de morango industrializadas, comercializadas no estado de Minas Gerais, foram coletadas no período de 2006 a 2007 pelas Vigilâncias Sanitárias e encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias para análise de resíduos de agrotóxicos. Realizou-se a extração pelo método de multirresíduos com acetona, diclorometano e hexano. Os extratos obtidos foram submetidos à análise por cromatografia a gás com detectores de captura de elétrons (CG-DCE), fotométrico de chama (CG-DFC) e nitrogênio fósforo (CG-DNF), espectrometria de massa (CG-MS) e cromatografia a líquido de alta eficiência (CLAE) com detectores ultravioleta (UV) visível e fluorescência. Os resultados evidenciaram o uso inadequado de agrotóxicos, sendo detectados produtos não autorizados como acefato, captana, clorfenapir, clorpirifós, dimetoato, ometoato, endossulfam, fenarimol, folpete, metamidofós, procloraz e tetradifona e os autorizados azoxistrobina, difenoconazol, fenpropatrina, iprodiona e procimidona. Isso indica que as boas práticas agrícolas não estão sendo cumpridas por alguns produtores e mostra a necessidade de fiscalização de alimentos processados, o que levaria à oferta de produtos de melhor qualidade.
Palavras-chave: Agrotóxicos. Resíduos de agrotóxicos. Polpa de morango. Cromatografia.
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644 0 bytes Pesticidas: r. ecotoxicol. e meio ambiente, Curiti http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/pesticidas/article/view/16553 |
Categoria: Ciências Artigos |
Aulas Práticas Investigativas: Uma experiência no ensino fund p/ a formação de alunos participativos |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SEREIA, Diesse Aparecida de Oliveira; PIRANHA, Michele Marques
Acreditando ser uma problemática encontrada num colégio público do oeste do PR, foi proposto o uso de aulas práticas investigativas no decorrer da disciplina de ciências em 2008 para 92 alunos de 7º séries do ensino fundamental com altos índices de indisciplina. Vários foram os objetivos, dentre eles estão à ampliação do espaço educacional para além das salas de aula, uma maneira de vivenciar conteúdos na prática onde erros e acertos foram valorizados no decorrer do processo de ensino e aprendizagem e a sensibilização dos alunos com relação ao meio ambiente escolar. O trabalho foi dividido em três etapas, primeiramente na fundamentação teórica, seguida das confecções de terrários, com uma observação periódica e posterior discussão dos dados obtidos. Os alunos passaram a relacionar o que foi aprendido em sala de aula com o seu dia-a-dia. Além disso, podem-se destacar outras conquistas como diminuição da indisciplina em sala de aula, cooperação e o interesse dos alunos.
Palavras-chave: Práticas investigativas. Construção do conhecimento. Terrários.
Artigo enviado pelas autoras.
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28632 0 bytes Unioeste |
Categoria: Ciências Artigos |
Atividades lúdicas no ensino de ciências: uma adaptação metodológica através do teatro para comunica |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SILVEIRA, Alessandro Frederico da; ATAÍDE, Ana Raquel Pereira de; FREIRE, Morgana Lígia de Farias.
Estamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: “A trupe da magia” e “O ciclo da água”, em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.
Palavras-chave: Divulgação. Ciência. Arte.
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1102 0 bytes Educar, Curitiba, n. 34, p. 251-262, 2009. Editora |
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