Categoria: Ciências Artigos |
O conhecimento das adolescentes sobre questões relacionadas ao sexo |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ROMERO, Kelencristina T.; MEDEIROS, Élide Helena G. R.; VITALLE, Maria Sylvia S.; WEHBA, JAMAL.
Avaliar o conhecimento sobre sexualidade, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre adolescentes do sexo feminino, das zonas rural e urbana, de uma escola pública. Estudo transversal, realizado com 506 meninas, com idades entre 10 e 16 anos, da Escola Dr. Roberto Feijó, em Guararema, SP. Utilizou-se questionário semiestruturado, contendo perguntas gerais sobre sexualidade e métodos de prevenção de gravidez e DST. O teste do Qui-quadrado foi usado para verificar a associação entre as variáveis. A média de idade da população adolescente da escola proveniente da área rural foi 13 anos e 11 meses e da área urbana foi 13 anos e 7 meses, não havendo diferença estatística entre as médias. Trinta e um por cento eram provenientes da zona rural e 69% da urbana. As jovens da zona rural buscaram mais informações sobre a sexualidade (81,2%), comparadas com as da zona urbana (72,2 %) (p<0,0568), e a principal fonte de informação foram os pais nas duas regiões. A camisinha foi o método contraceptivo mais conhecido pelas adolescentes em ambas as áreas, 44% a conheciam na zona rural e 45% na urbana (p=0,0022). A Aids é a DST mais conhecida nos dois grupos; 43% das jovens da zona rural e 39% da zona urbana referiram conhecer a doença (p=0,7843). A maioria das adolescentes buscou informações sobre sexualidade, mas os conhecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis e contracepção são inadequados.
Palavras-chave: Adolescente. Sexualidade. Anticoncepção. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Comportamento.
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551 0 bytes Rev Assoc Med Bras 2007; 53(1): 14-9 |
Categoria: Ciências Artigos |
O desvelar da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar pelo viés da experimentação |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria.
O presente artigo apresenta alguns resultados de um projeto realizado junto a uma escola pública do Ensino Fundamental localizada na cidade de Cascavel, PR. Neste, buscou-se atuar junto ao ensino na disciplina de Ciências nas series iniciais, em especial o ensino de conteúdos da Física, fazendo uso da experimentação. Por meio do projeto, foram desenvolvidas atividades de experimentação em sala de aula, sendo, posteriormente, discutidas com os alunos que, ao final, elaboraram textos e desenhos representativos da aprendizagem nos temas abordados. O trabalho foi uma tentativa de colaborar para a aprendizagem das crianças nesta fase escolar onde, geralmente, os conteúdos de Física e a experimentação são pouco abordados em decorrência, principalmente, do processo de formação dos professores para as séries iniciais, que raramente abrange tais temas. Os alunos demonstraram grande interesse pelas atividades desenvolvidas participando ativamente de sua realização e seus registros apontam para a aprendizagem do conteúdo científico abordado. Tal resultado indica, por um lado, a viabilidade de ações desta natureza e sua efetiva contribuição na aprendizagem da Ciência e, por outro, a urgente necessidade de rediscussão da formação de professores para este nível de ensino de forma a contemplar a reflexão e estudo da e sobre a Ciência.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Formação de Professores.
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840 0 bytes Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI / |
Categoria: Ciências Artigos |
O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
COMPIANI, Maurício
A Geologia apresenta epistemologia e prática escolar peculiares, em que a categoria de lugar e as escalas de observação, com suas dimensões horizontal e vertical, trazem implicações novas para o ensino de ciências e educação ambiental. No ensino de Ciências, enfocar o lugar e o ambiente (o global) traz outro olhar para os trabalhos de campo. A escala é problematizada como estratégia de aproximação e apreensão do real. Duas experiências, no Brasil e na Venezuela, são apresentadas para mostrar a temática do trabalho.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação ambiental. Trabalhos de campo. Lugar. Escalas de observação.
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1956 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 29-45, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a03.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O livro didático de ciências no ensino fundamental- proposta de critérios para análise do conteúdo z |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VASCONCELOS, Simão Dias Vasconcelos; SOUTO, Emanuel
A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores ainda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6ª série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.
Palavras-chave: Avaliação de livros. Ensino de ciências. Formação de professores. Ensino fundamental.
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507 0 bytes Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003 |
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