Categoria: Ciências Artigos |
O uso de imagens nas aulas de ciências naturais |
Versão: PDF Atualização: 29/5/2013 |
Descrição:
GUIDO, Lúcia de Fátima Estevinho Guido; BRUZZO, Cristina
O texto discutirá o uso de imagens nas aulas de Ciências, serão enfatizadas imagens que trazem narrativas a respeito do mundo natural. A intenção de utilizar as imagens na educação é tentar compreender o discurso apresentado pela mídia, que é revelado a partir de um olhar mais atento para as imagens. No caso das imagens de natureza, vários discursos podem ser observados. Neste texto será enfatizado o discurso ecológico. Muitas vezes a veiculação desse discurso se faz com recurso à espetacularização da natureza, sendo esta utilizada pelos meios de comunicação para seduzir seu público. Pesquisas realizadas tanto no Brasil como na Europa e nos EUA têm mostrado que professores e alunos utilizam os meios de comunicação para obter informações ambientais. Fica evidente a importância de encararmos a televisão como divulgadora de informações ecológicas interferindo na visão de natureza, de ambiente, não apenas de alunos e professores, como também do público em geral, o que torna urgente colocar a televisão e outras mídias como ferramenta de trabalho na sala de aula, não apenas como uma ilustração do conteúdo a ser ensinado, mas como algo que deve ser analisado, criticado.
Palavras-chave: Imagem. Natureza. Meios de Comunicação de Massa.
|
855 0 bytes Em Extensão, Uberlândia, V. 7, 2008 |
Categoria: Ciências Artigos |
Ensino de Física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de; COELHO, Suzana Maria; AQUINO, Aline Scaramuzza.
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar o perfil epistemológico, atitudes e reações de futuros professores de séries iniciais do Ensino Fundamental, num contexto de oficinas centradas na experimentação com materiais de baixo custo no campo da eletricidade estática. A principal técnica de coleta de dados foi a observação participante. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, linguística e psico-cognitiva, mas indicam também reações positivas, por parte dos sujeitos da pesquisa, como preocupação com a prática docente e com a aprendizagem do aluno. Amaioria dos participantes manifestou ideias condizentes com concepções construtivistas de ensino e aprendizagem, mas permaneceram, em alguns discursos, indícios de dificuldades de ruptura com modelos pedagógicos tradicionais. Concluiu-se que a metodologia experimental, além de ter favorecido o desenvolvimento cognitivo e de atitudes investigativas, possibilitou, graças à mediação e à interação propiciadas, uma tomada de consciência de possíveis estratégias didático-pedagógicas inovadoras em sala de aula.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Física. Séries iniciais.
|
873 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3: p. 575-608, dez |
Categoria: Ciências Artigos |
Análise Hidrogeoquímica no município de Curitiba-PR |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MULLER, Camila de Vasconcelos; ATHAYDE, Gustavo Brabosa; FILHO, Ernani da Rosa; BITTENCOURT, Andre Virmond Lima; HINDI, Eduardo Chemas.
O estudo hidrogeoquímico determinou em escala de 1:300.000, a tipologia da água subterrânea do Município de Curitiba- PR, relacionando-as com influências urbanas, tipo litológico e bacias hidrográficas. O tipo bicarbonatada cálcica é o predominante e, as concentrações relativamente elevadas do cátion cálcio são observadas próximo da Zona de Falha do Passaúna, Bacias hidrográficas dos rios Belém e Barigui, em poços construídos sobre os sedimentos da Formação Guabiro- tuba. A recarga natural ocorre principalmente com a infiltração da chuva nos sedimentos da Formação Guabirotuba e, permite a substituição do cátion cálcio pelo sódio, marcando o segundo tipo predominante nas águas, tipo bicarbonatada sódica. As águas bicarbonatadas que tendem para cloretadas representam cerca de 3% do total de 227 análises físico-químicas e, ocor- rem principalmente na região mais antiga de Curitiba, na Regional da Matriz. Nesta região o íon cloreto associa-se ao nitrato e, esta interação reflete a influência do ambiente urbano na qualidade das águas subterrâneas, uma vez que a presença destes elementos na área caracteriza a contaminação por efluentes domésticos. A não potabilidade de algumas águas em Curitiba, visto que existe próximo de 1000 (um mil) poços tubulares na cidade, cria um grave problema municipal, por isso é necessário um monitoramento e a quantificação da qualidade da água.
Palavras-chave: Aquifero urbano. Complexo Atuba. Formação Guabirutuba. Hidrogeoquímica. Avaliação.
|
875 0 bytes Águas Subterrâneas, v.22, n.01, p.25-38 , 2008 http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/asubterraneas/article/view/17021/11540 |
Categoria: Ciências Artigos |
Vigilância Entomológica e Controle de Vetores do Dengue |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DONALÍSIO, Maria Rita; GLASSER, Carmen Moreno.
O texto discorre sobre a ecologia do Aedes aegypti, apontando questões relevantes para a transmissão do dengue e para o seu controle. Indica temas a serem investigados na atual conjuntura epidemiológica da doença no Brasil, procurando apontar algumas lacunas da compreensão da ecologia dos mosquitos, que poderiam contribuir para o aprimoramento e revisão dos programas de controle desses vetores no país. Foi abordada a influência das condições climáticas (temperatura, pluviosidade, altitude) no ciclo vital dos vetores, além da adaptação das espécies a diferentes contextos ecológicos e sociais, de relevância para a vigilância entomológica. Também foram revistas as principais investigações sobre a domiciliação, dispersão, repasto e reprodução dos vetores do dengue, além da competência e capacidade vetorial, chaves na compreensão da disseminação da doença e na organização das medidas de controle. Foi também abordada a resistência do Aedes aegypti, cujo tema tem sido pesquisado em várias partes do mundo. Ressaltou-se a importância do monitoramento sistemático do tratamento químico durante as ações de campo. Foram apresentadas de forma resumida, as alternativas mais comumente utilizadas no controle físico, químico e biológico pelos programas de controle de Aedes aegypti no país.
Palavras-chave: Aedes aegypti. Dengue. Vigilância entomológica. Programa de controle. Ecologia de vetores.
|
878 0 bytes Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 5, Nº 3, 2002 |
Categoria: Ciências Artigos |
Desmistificando o Aquecimento Global |
Versão: PDF Atualização: 21/2/2014 |
Descrição:
MOLION. Luiz Carlos Baldicero.
O clima da Terra tem variado ao longo das eras, forçado por fenômenos de escalas de tempo decadal até milenar. No final da década dos anos 1970, após um período de 30 anos de resfriamento, surgiu a hipótese que a temperatura média global da superfície estaria aumentando devido à influência humana. Essa hipótese está fundamentada em três argumentos: a série de temperatura média global do ar na superfície “observada” nos últimos 150 anos, o aumento observado na concentração de gás carbônico a partir de 1958 e os resultados obtidos com modelos numéricos de simulação de clima. Discutiram-se criticamente esses três aspectos, mostrando suas deficiências e concluiu-se que a representatividade global da série de temperaturas é questionável e que a não comprovada intensificação do efeito-estufa pelas atividades humanas, bem como as limitações dos modelos matemáticos de simulação de clima, não justificam a transformação da hipótese do aquecimento global antropogênico em fato científico consumado. Apresentaram-se argumentos que sugerem que um resfriamento global, paulatino, nos próximos 15 a 20 anos seria mais provável, em face do conhecimento atual que se tem do clima global e sua variabilidade.
Palavras-chave: Aquecimento Global. Clima. Efeito Estufa. Meio Ambiente.
|
888 0 bytes |
Categoria: Ciências Artigos |
O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
GIOPPO, C.; SCHEFFER, E. W. O. e NEVES M. C. D.
Este ensaio aborda o papel essencial das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental. O texto divide-se em sete tópicos: eles procuram argumentar sobre a necessidade de um projeto pedagógico, o qual vincule intimamente as atividades experimentais ao ensino de Ciências que a escola deseja desenvolver. Para isso, defendemos a escola autonômica, que organiza e executa seu projeto pedagógico, que escolhe materiais essenciais às atividades propostas, que luta, enfim, pelo seu direito à independência. Na conquista desse status, pelo menos um ponto é mister destacar: a desvinculação dos materiais – suportes de um laboratório standard no processo de regulamentação das escolas públicas no Paraná.
Palavras-chave: Ensino experimental; Atividades experimentais; Ensino de Ciências.
|
909 0 bytes Educar, n. 14, p. 39-57. 1998. Editora da UFPR |
|