Categoria: Ciências Artigos |
Quando Os Micro-organismos Salvam vidas - Seres diminutos a serviço da produção de medicamentos |
Versão: PDF Atualização: 1/11/2011 |
Descrição:
LOPES, Adriana A.; GUIMARÃES , Denise O.; PUPO Mônica T.
É comum que a simples menção à palavra micro-organismo cause apreensão. Afinal, esses seres microscópicos são, muitas vezes, vilões quando o assunto é doença. Mas muitos deles têm sua faceta do bem. Uma delas – tema deste artigo – é a produção de medicamentos que salvam vidas. Mas vale, já neste início, lembrar que, há séculos, os micro-organismos estão a serviço do bem-estar dos seres humanos, ajudando- nos a produzir vinho, cerveja, vinagre, queijo, iogurte... A lista de benfeitorias é longa, como o leitor poderá conferir nas próximas páginas.
Palavras-chave: micro-organismo, seres microscópicos.
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1133 0 bytes OUTUBRO 2011 | CIÊNCIAHOJE | 31 |
Categoria: Ciências Artigos |
Educação sexual na escola: construção e aplicação de material de apoio |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
MOREIRA, Betina Loitzenbauer da Rocha; FOLMER, Vanderlei Folmer
Desenvolver a temática da sexualidade na escola, além de ser um desafio para os professores, exige coragem para pensar e abordar um tema delicado em sala de aula e conhecimento técnico. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de elaboração e aplicação de uma cartilha sobre sexualidade para ser utilizada como recurso didático na escola, visando servir para iniciar e/ou fortalecer a aproximação entre alunos, professores, pais/responsáveis e profissionais da saúde. Os dados foram coletados a partir de uma ficha de avaliação e analisados pela técnica de análise de conteúdo. A partir das discussões dos resultados, concluímos que este tipo de recurso didático contribui para o desenvolvimento desta temática, esclarecendo dúvidas, auxiliando na introdução e/ou no desenvolvimento de vários temas relacionados à sexualidade na escola, em casa ou no posto de saúde, possibilitando uma maior aproximação e integração dos alunos com os adultos de referência.
Palavras-chave: Educação sexual. Educação em ciências. Material de apoio; Temas transversais. Ensino fundamental.
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1043 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(2), pp. 15 |
Categoria: Ciências Artigos |
O conhecimento prático dos estudantes do ensino fundamental I a partir de observações microscópicas |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
CASTRO,Darcy Ribeiro de; BEJARANO, Nelson Rui Ribas.
Esse texto trata dos aspectos práticos na formação de conceitos com crianças em faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, na área de Ciências Naturais. Deriva de uma dissertação de mestrado que estudou a formação de conceitos de tamanho e funções vitais de seres vivos numa escola cooperativista da cidade de Central (COOPEC), região Noroeste do estado da Bahia, em 2009-2010. Em tal estudo, objetivamos identificar os conhecimentos dos alunos acerca de microorganismos, micro e macro células e respiração nos vegetais, bem como descrever os processos que eles usam para compreendê-los após o desenvolvimento de aulas práticas com o auxílio do microscópio. Preparamos o material microscópico sobre os referidos conteúdos e observamo-lo em todas as turmas das Séries Iniciais. Fizemos registros fotográficos destas práticas e em áudio e vídeo, incluindo os depoimentos dos estudantes. Em seguida, analisamo-los, segundo método comparativo, na perspectiva de mediação destes saberes para o ensino. Discutimos tais conteúdos com base no conhecimento biológico da criança nos níveis espontâneo e científico.
Palavras-chave: Formação de conceitos. Microorganismos. Micro células. Macro células. Ensino.
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659 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(2), pp. 31 |
Categoria: Ciências Artigos |
Alfabetização científica: pensando na aprendizagem de ciências nas séries iniciais através de ativid |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
GADÉA, Sirlley Jackelline Silva; DORN Rejane Cristina.
Nesse trabalho, verificamos as possibilidades de ensino-aprendizagem dos significados de conceitos físicos para crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclo), em ambientes formais e não formais de ensino, na cidade de Feira de Santana, BA. Nesse sentido, desenvolvemos atividades experimentais (“lúdicas”), criando situações que proporcionem a aprendizagem significativa e, portanto, a Alfabetização Científica. Procuramos identificar, através do estudo e interpretação de diálogos, desenhos e mini-textos espontâneos das crianças, as evidências necessárias à assimilação e compreensão dos conceitos físicos. Usamos processo da descoberta e do interesse natural das crianças em manipular objetos, pois ao agir sobre um determinado objeto vê-se despertar na criança a curiosidade em saber a razão para os fenômenos observados nos experimentos, com o intuito de encorajá-los à estruturação de novos conhecimentos. Ao realizar atividades “lúdicas”, com uma visão construtivista da Ciência, estamos dando oportunidade às crianças de exercer suas habilidades e desenvolver sua capacidade crítica e reflexiva, pois o desenvolvimento das estruturas cognitivas é a base para que a criança possa construir os conceitos e entender os princípios de todas as áreas do conhecimento e não somente da Física.
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682 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 11 |
Categoria: Ciências Artigos |
Conscientização ambiental e a abordagem de poluentes atmosféricos por meio de uma intervenção didáti |
Versão: Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
REGIS, Ana Carla Dias; BELLO, Maria Elvira do Rêgo Barros.
O presente estudo foi desenvolvido com o propósito de tentar ir além de alguns limites impostos pela didática convencional, com a qual a maioria das escolas está acostumada a trabalhar. Por meio de uma intervenção didática, norteada por uma abordagem CTS, buscou-se envolver, tanto o conhecimento científico, quanto o conhecimento popular com o qual o aluno tem contato em seu cotidiano, e com isso promover a contextualização do estudado em sala e do vivido diariamente pela classe, além de desenvolver habilidades, como pensamento crítico e tomada de decisão, e conscientizá-los dos problemas ambientais que vêm ocorrendo, principalmente os ligados aos poluentes atmosféricos. Para isso, questionários com questões subjetivas foram aplicados, buscando avaliar as concepções prévias dos alunos e a evolução desse conhecimento ao longo da intervenção. Uma oficina foi realizada ao final do trabalho e permitiu avaliar a melhora dos alunos envolvidos no estudo. Para a análise das respostas dos alunos utilizou-se uma metodologia empregada para classificar as respostas em categorias. Os resultados alcançados indicaram que a abordagem adotada pode ser considerada uma boa opção para desenvolver habilidades nos alunos, despertar uma consciência ambiental e ainda, facilitar o aprendizado na disciplina química.
Palavras-chave: Poluentes atmosféricos; abordagem CTS; tomada de decisão.
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1306 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 95 |
Categoria: Ciências Artigos |
O uso da água como tema gerador em uma atividade pedagógica de conscientização ambiental |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
BELO, Carolina de Lima Alves; PARANHOS, Rodolfo.
O uso abusivo da água tem gerado a preocupação sobre uma possível escassez, o que aponta a necessidade de uma mudança drástica no comportamento das pessoas frente ao seu uso. Sendo assim, torna-se clara a importância da educação para auxiliar na tomada de consciência da responsabilidade e do direito de todos os cidadãos a um ambiente saudável, não só para o presente, mas também para as futuras gerações. Uma forma em que essas questões podem ser abordadas é usando a água como tema gerador, uma vez que é um assunto que proporciona ampla abordagem, seja porque está relacionado com questões ambientais e socioeconômicas ou porque abarca uma série de conceitos vinculados a outras disciplinas (interdisciplinaridade). Para a apresentação da atividade foram escolhidas dez escolas, sendo sete públicas e três particulares. Para avaliar a prática dos professores em relação à utilização das atividades práticas durante as aulas, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o docente de Ciências da turma em que foi feita a apresentação. Para obter as concepções prévias dos estudantes e analisar a real aplicabilidade da atividade foram utilizados dois questionários: um antes da apresentação e outro após a apresentação. Os dados quantitativos foram organizados em percentagem. Os dados qualitativos foram trabalhados pela análise de conteúdo. As apresentações e análise dos dados indicaram que houve a compreensão dos conteúdos apresentados durante a atividade. Acreditamos que a proposta didática, assim elaborada, tem perspectivas de atingir nosso objetivo, que é de colaborar para que os alunos desenvolvam sua capacidade crítica e participativa, no que diz respeito ao consumo e preservação da água, e que também assumam a sua cota de responsabilidade na sociedade em que vivem, funcionando como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
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2770 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 7- |
Categoria: Ciências Artigos |
Quando os micro-organismos salvam vidas - Seres diminutos a serviço da produção de medicamentos |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Adriana A.; GUIMARÃES, Denise O.; PUPO, Mônica T.
É comum que a simples menção à palavra micro-organismo cause apreensão. Afinal, esses seres microscópicos são, muitas vezes, vilões quando o assunto é doença. Mas muitos deles têm sua faceta do bem. Uma delas – tema deste artigo – é a produção de medicamentos que salvam vidas. Mas vale, já neste início, lembrar que, há séculos, os micro-organismos estão a serviço do bem-estar dos seres humanos, ajudando-nos a produzir vinho, cerveja, vinagre, queijo, iogurte... A lista de benfeitorias é longa, como o leitor poderá conferir nas próximas páginas.
Palavras-chave: Micro-organismo. Produção de medicamentos.
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16866 0 bytes CIÊNCIAHOJE | VOL. 48 | 286 |
Categoria: Ciências Artigos |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das c |
Versão: Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
ACEVEDO, J. A.; Vázquez, A.; Paixão, M. F.; Acevedo, P.; Oliva J. M.; Manassero, M. A.
Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros fatores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.
Palavras-chave: Natureza da Ciência. Didática das Ciências. Ensino das ciências. Prática docente. Decisões tecnocientíficas.
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480 0 bytes Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005 |
Categoria: Ciências Artigos |
O que é e quem faz Ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação i |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
TOMAZI, Aline Luiza; PEREIRA, Aline Julyê; SCHÜLER, Cristiane Müller; PISKE, Karin; TOMIO, Daniela.
Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil – a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças – é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, Investigação/lógica científica, invenção e inventor. Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.
Palavras-chave: Ciência. Cientista. Filme de animação infantil.
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1921 0 bytes Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2 |
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