Categoria: Ciências Artigos |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio
Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional.
Palavras-chave: CTS. Ensino Médio. Educação Científica e Tecnológica.
|
2504 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a05.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A ciência nos Meios de Comunicação de Massa: divulgação de conhecimento ou reforço do imaginário ... |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PECHULA, Márcia Reami
O texto descreve a crise teórico-metodológica da ciência moderna instaurada no século XX, contraposta ao imaginário social presente na recepção da ciência divulgada pelos meios de comunicação de massa. A descrição demonstra que há um paradoxo entre a produção do conhecimento científico, forjado nos centros e instituições científicas, e a visão geral daqueles que recebem as informações científicas via meios de comunicação de massa. Para tanto, o trabalho estrutura-se em quatro etapas: 1º) descreve o processo da crise teórico-metodológica da ciência no século XX, no âmbito acadêmico; 2º) analisa a formação dos elementos constitutivos do imaginário social, sob a perspectiva sociológica; 3º) analisa as condições da ciência como informação nos meios de comunicação de massa; 4º) demonstra a veiculação das informações científicas dos meios de comunicação de massa, exemplificada pela leitura da revista Superinteressante.
Palavras-chave: Ciência. Imaginário social. Meios de comunicação de massa.
|
2857 0 bytes Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a05.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A Biologia nos Museus de Ciências: a questão dos textos em bioexposições |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MARANDINO, Martha
O artigo em questão discute a produção de textos em museus de ciências, a partir de dados obtidos em pesquisa de doutorado a qual buscou estudar o processo de construção do discurso expositivo em exposições ligadas ao campo da biologia. Neste trabalho apresenta-se, inicialmente, o referencial teórico sobre o tema, onde se discute as características dos textos científicos, dos textos de divulgação e dos textos afixados em museus. Alguns exemplos dos textos estudados em cinco museus são apresentados, com base nos dados obtidos através da análise qualitativa das exposições. Elementos como formato, estrutura, edição e linguagem são analisados, buscando caracterizar a diferença entre os três tipos de textos e o processo de recontextualização pelo qual esses passam na elaboração do discurso expositivo.
Palavras-chave: Museus de Ciências. Textos científicos. Textos de divulgação. Textos de museus.
|
2071 0 bytes Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 187-202, 2002 http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/abiologianosmuseusartigo7.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A bioética e o ensino de ciências: algumas reflexões |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PEREIRA, Tamíris de Lima; SÁNCHEZ, Celso.
Este trabalho tem o objetivo tecer considerações sobre a importância da temática da bioética no contexto do ensino de ciências. A partir da análise conceitual do universo da bioética, busca-se produzir proximações e afastamentos deste universo no campo do ensino de Ciências. Sabe-se que as temáticas em bioética hoje povoam frequentemente a mídia. Assuntos como clonagem, transgênicos, fertilização in vitro, por exemplo, são correntes e cada vez mais cotidianos. A partir daí, questiona-se como devemos pensar tais questões no campo do ensino de ciências e quais os desafios nesta perspectiva para o professor? É sobre este universo que nos debruçaremos a seguir, no intuito de buscar subsídios que possibilitem auxiliar a percepção da importância da bioética no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Bioética. Ensino. Ciências.
|
2574 0 bytes Ciência em tela - Volume 3, Número 1 - 2010 |
Categoria: Ciências Artigos |
"Saúde como compreensão de Vida":Avaliação para inovação na educação em saúde para o ensino fundamen |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DINIZ, Maria Cecília Pinto; OLIVEIRA, Tatiana Carolina de; SCHALL, Virgínia Torres.
Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde. A prática defendida e orientada pelo MEC nos PCNs é de que a saúde seja um eixo transversal ao currículo, considerando a escola como parceira da família e da sociedade na promoção da saúde das crianças e dos adolescentes. Nessa perspectiva, a escola tem uma co-responsabilidade de orientação. A proposta representa um avanço efetivo, mas esbarra em diferentes questões, desde a valorização da formação científica de professores e alunos na Educação Básica até a falta de qualidade na maioria dos livros didáticos. Assim, o objetivo do estudo consistiu em promover o resgate histórico das características formais, organização e metodologia do livro “Saúde, como Compreensão de Vida” (MS/DNES – MEC/PREMEM, 1977), publicação inovadora nos anos de 1980. Além disso, foi realizado um estudo exploratório de avaliação por especialistas visando subsidiar a criação de um livro sobre saúde destinado ao ensino fundamental.
Palavras-chave: Avaliação. Resgate Histórico. Livro Didático. Saúde.
|
1309 0 bytes Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.119 |
Categoria: Ciências Artigos |
Percepção e Educação Ambiental sobre o Ecossistema Manguezal Incrementando as Disciplinas de Ciênci |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Lauro Lopes; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; RODRIGUES, Rotichilda O. Lopes Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio relativo sobre o manguezal e a ação educativa demonstrou eficácia na transferência dos conceitos ecológicos sobre o ecossistema, valendo-se do método de aproveitar seu conhecimento cotidiano para incentivá- los a conhecer o lado científico do tema, culminando com o desenvolvimento da consciência ecológica.
Palavras-chave: Manguezal. Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Contextualização. Ensino.
|
1537 0 bytes IENCI – V13(1), pp.79-93, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID139/v13_n1_a2008.pdf |
|