Categoria: Ciências Artigos |
O que é e quem faz Ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação i |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
TOMAZI, Aline Luiza; PEREIRA, Aline Julyê; SCHÜLER, Cristiane Müller; PISKE, Karin; TOMIO, Daniela.
Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil – a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças – é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, Investigação/lógica científica, invenção e inventor. Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.
Palavras-chave: Ciência. Cientista. Filme de animação infantil.
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1900 0 bytes Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2 |
Categoria: Ciências Artigos |
"Saúde como compreensão de Vida":Avaliação para inovação na educação em saúde para o ensino fundamen |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DINIZ, Maria Cecília Pinto; OLIVEIRA, Tatiana Carolina de; SCHALL, Virgínia Torres.
Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde. A prática defendida e orientada pelo MEC nos PCNs é de que a saúde seja um eixo transversal ao currículo, considerando a escola como parceira da família e da sociedade na promoção da saúde das crianças e dos adolescentes. Nessa perspectiva, a escola tem uma co-responsabilidade de orientação. A proposta representa um avanço efetivo, mas esbarra em diferentes questões, desde a valorização da formação científica de professores e alunos na Educação Básica até a falta de qualidade na maioria dos livros didáticos. Assim, o objetivo do estudo consistiu em promover o resgate histórico das características formais, organização e metodologia do livro “Saúde, como Compreensão de Vida” (MS/DNES – MEC/PREMEM, 1977), publicação inovadora nos anos de 1980. Além disso, foi realizado um estudo exploratório de avaliação por especialistas visando subsidiar a criação de um livro sobre saúde destinado ao ensino fundamental.
Palavras-chave: Avaliação. Resgate Histórico. Livro Didático. Saúde.
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1299 0 bytes Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.119 |
Categoria: Ciências Artigos |
A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ZANON, Dulcimeire Ap Volante; FREITAS, Denise de.
Este artigo tem como objetivo discutir a importância das atividades investigativas e das interações discursivas em sala de aula no ensino de Ciências. Essas atividades podem ser entendidas como situações em que o aluno aprende ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos naturais, fazendo conjecturas, experimentando, errando, interagindo com colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e confrontando-os com outros e com os resultados experimentais para testar sua pertinência e validade. Esses processos de ensinoaprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois auxiliam os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos científicos. Ao se utilizar o instrumento analítico desenvolvido por Mortimer e Scott, foi possível revelar as dinâmicas interativas e os fluxos de discurso em salas de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental, ajudando a compreender aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem científica dos alunos.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Ciências. Atividades investigativas. Interações discursivas.
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1176 0 bytes Ciências & Cognição 2007; Vol 10: 93-103 |
Categoria: Ciências Artigos |
A bioética e o ensino de ciências: algumas reflexões |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PEREIRA, Tamíris de Lima; SÁNCHEZ, Celso.
Este trabalho tem o objetivo tecer considerações sobre a importância da temática da bioética no contexto do ensino de ciências. A partir da análise conceitual do universo da bioética, busca-se produzir proximações e afastamentos deste universo no campo do ensino de Ciências. Sabe-se que as temáticas em bioética hoje povoam frequentemente a mídia. Assuntos como clonagem, transgênicos, fertilização in vitro, por exemplo, são correntes e cada vez mais cotidianos. A partir daí, questiona-se como devemos pensar tais questões no campo do ensino de ciências e quais os desafios nesta perspectiva para o professor? É sobre este universo que nos debruçaremos a seguir, no intuito de buscar subsídios que possibilitem auxiliar a percepção da importância da bioética no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Bioética. Ensino. Ciências.
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2566 0 bytes Ciência em tela - Volume 3, Número 1 - 2010 |
Categoria: Ciências Artigos |
A Biologia nos Museus de Ciências: a questão dos textos em bioexposições |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MARANDINO, Martha
O artigo em questão discute a produção de textos em museus de ciências, a partir de dados obtidos em pesquisa de doutorado a qual buscou estudar o processo de construção do discurso expositivo em exposições ligadas ao campo da biologia. Neste trabalho apresenta-se, inicialmente, o referencial teórico sobre o tema, onde se discute as características dos textos científicos, dos textos de divulgação e dos textos afixados em museus. Alguns exemplos dos textos estudados em cinco museus são apresentados, com base nos dados obtidos através da análise qualitativa das exposições. Elementos como formato, estrutura, edição e linguagem são analisados, buscando caracterizar a diferença entre os três tipos de textos e o processo de recontextualização pelo qual esses passam na elaboração do discurso expositivo.
Palavras-chave: Museus de Ciências. Textos científicos. Textos de divulgação. Textos de museus.
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2063 0 bytes Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 187-202, 2002 http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/abiologianosmuseusartigo7.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A ciência nos Meios de Comunicação de Massa: divulgação de conhecimento ou reforço do imaginário ... |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PECHULA, Márcia Reami
O texto descreve a crise teórico-metodológica da ciência moderna instaurada no século XX, contraposta ao imaginário social presente na recepção da ciência divulgada pelos meios de comunicação de massa. A descrição demonstra que há um paradoxo entre a produção do conhecimento científico, forjado nos centros e instituições científicas, e a visão geral daqueles que recebem as informações científicas via meios de comunicação de massa. Para tanto, o trabalho estrutura-se em quatro etapas: 1º) descreve o processo da crise teórico-metodológica da ciência no século XX, no âmbito acadêmico; 2º) analisa a formação dos elementos constitutivos do imaginário social, sob a perspectiva sociológica; 3º) analisa as condições da ciência como informação nos meios de comunicação de massa; 4º) demonstra a veiculação das informações científicas dos meios de comunicação de massa, exemplificada pela leitura da revista Superinteressante.
Palavras-chave: Ciência. Imaginário social. Meios de comunicação de massa.
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2851 0 bytes Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a05.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A Construção dos Conceitos Científicos em Aulas de Ciências: ateoria histórico-cultural do desenvolv |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SCHROEDER,Edson; FERRARI, Nadir e PEDROSA, MAESTRELLI Sylvia Regina Pedrosa
O objetivo da investigação foi conhecer como um processo de ensino promove construções conceituais no estudo da Sexualidade Humana em uma situação que envolveu trinta e quatro estudantes da sétima série e sua professora de Ciências. Com o olhar voltado para a ZDP dos estudantes, relacionaram-se três parâmetros para compreender, na dinâmica das aulas, a emergência dos processos de significação: os conteúdos priorizados pela professora, as interações discursivas e os amplificadores culturais utilizados. O pensamento histórico-cultural de Vygotsky foi aporte teórico utilizado para as reflexões, entendendo que os sujeitos modificam de forma ativa as forças ativas que os transformam. A análise microgenética foi a abordagem metodológica definida para se estudar os mecanismos associados à aprendizagem e os movimentos de construção conceitual sob supervisão docente. Os resultados mostram que muitos estudantes conseguiram estabelecer uma unidade entre a linguagem, pensamento e ação, possibilitando a utilização dos conceitos como instrumentos de operações qualitativamente superiores.
Palavras-chave: Construção de conceitos científicos. Ensino de ciências. Ensino sobre sexualidade humana. Análise microgenética. Vygotsky.
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2202 0 bytes Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnol |
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