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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Antero de Quental foi Budista? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FEITAIS, Paulo

Antero não encarou o Budismo como uma religião de que se tenha tornado adepto, ou uma filosofia constringente e impeditiva da originalidade, e essa talvez seja uma das maiores fontes de equívoco em relação à interpretação do seu pensamento. Nesse sentido, Antero não seria budista, como não seria kantiano, nem aristotélico, nem platónico, ou seja lá o que for que o tornasse tributário duma visão sectária, parcelar, limitativa em termos existenciais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Identidade no Mundo das Religiões - Análise Desde um Olhar Localizado Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, José Maria da

O tema em questão aborda, a partir das reflexões abertas pelo teólogo católico Jacques Dupuis, as relações existentes – de incompatibilidade ou compatibilidade – entre a identidade religiosa cristã e a abertura ao mundo pluralista religioso pós-moderno. Constantemente presentes, como pilares do arcabouço teórico utilizado, estarão as reflexões daqueles estudiosos que, cônscios da realidade plural do mundo religioso atual, e não contentes com uma identidade amarrada somente à tradição e aos dogmas iniciais, desbravam um caminho ao mesmo tempo aberto às demais religiões e com identidade própria, porém, não fechada. O objetivo principal desta pesquisa é mostrar a possibilidade de uma reflexão localizada religiosamente, porém, aberta ao contato e diálogo com as diversas expressões do pluralismo religioso hodierno.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Mística em Tempos de Neocristandade: As Cartas de uma Monja Carmelita Descalça no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BUARQUE, Virgínia Albuquerque de Castro

Entre os anos de 1911 e 1959, Madre Maria José de Jesus, monja carmelita descalça do Convento de Santa Teresa, sediado na cidade do Rio de Janeiro, manteve intensa correspondência com companheiras de clausura, outras religiosas, sacerdotes e leigos católicos. Nesta escrita, em que buscava traduzir sua experiência de fé, a Madre não somente descrevia, como também inquiria e – mais comumente – orientava aqueles que, como ela, empenhavam-se em conferir um sentido a suas vidas e uma identidade a si mesmos a partir da relação com o divino. E para melhor fundamentar este processo de tradução, na linguagem epistolar, de uma vivência contemplativa, segundo a tradição do Carmelo Descalço, Madre Maria José considerava indispensável auferir um contínuo e aprofundado conhecimento da doutrina católica e, principalmente, da espiritualidade teresiana. Para tanto, ela recorria, de forma sistemática, às “leituras espirituais”, às quais conferia uma importância similar às orientações recebidas de seus confessores e diretores de consciência: o ler propiciaria a sensibilidade 1 e o esclarecimento2 necessários ao aprimoramento da vivência consagrada e à correta observância das tradições: “Quero que V. ame a Jesus; que procure conhecê-lo pela meditação e leitura do Evangelho, a Imitação de Cristo, o Catecismo e outros bons livros”.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Reinterpretação do Budismo Chinês e Coreano no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SHOJI, Rafael

Esse artigo tem como objetivo fornecer um panorama do Budismo chinês e coreano no Brasil. Inicialmente serão descritos os dados existentes sobre a imigração chinesa e coreana, bem como dados dos templos visitados em pesquisa de campo. No caso chinês, os grupos no Brasil podem ser basicamente divididos em templos étnicos - fruto da organização de iniciativas locais - e representações de instituições de presença mais globalizada, com estratégias mais organizadas de inserção na sociedade brasileira. No caso coreano, um dos principais motivos da quase ausência de templos budistas é a assistência dada pelas igrejas aos imigrantes na sua chegada. Ao final serão comparados os processos de aculturação desses templos chineses e coreanos com o caso japonês, com a intenção de oferecer elementos mais gerais de reinterpretação do Budismo do Extremo Oriente no Brasil.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diferentes olhares, diferentes pertenças: Teologia da Libertação e MRCC Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERNANDES, Sílvia Regina Alves

Este texto analisa como a questão da diferença tem sido percebida e trabalhada por expoentes da Igreja Católica. Duas interpretações são feitas pelos autores: a primeira procura conciliar Teologia da Libertação e Movimento Carismático e a segunda afirma a diferença, demarcando posição menos conciliadora. Ainda que exista uma tentativa de tolerância mútua, a ambigüidade do discurso de intelectuais orgânicos e agentes eclesiais revela a exigência de cuidado no uso dos termos diversidade e diferença. E mais, indica a necessidade de análises que contribuam para a compreensão das estratégias adotadas por ambas as tendências.

Palavras-chave: Diferença. Teologia da Libertação. Movimento Carismático.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Coerência entre o Ensino Religioso e o estilo de vida do professor Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Juarez

Embora não seja uma proposta conclusiva, tentamos no presente trabalho resgatar a importância do modelo moral no processo de educação, especialmente da educação religiosa, exigindo do professor uma conduta de pessoa que é amiga do Deus de amor. Claro que se essa experiência não for real o educador não sustentará qualquer tipo de simulação por muito tempo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A visão do budismo em Eça de Queirós Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REAL, Miguel

O Budismo evidencia-se no Eça de Fradique Mendes como uma entre diversas crenças que o homem europeu refinado do final do século XIX deve «experimentar» ou «crer» para uma total compreensão da essência da religião e, por via desta, da essência do homem. Não se trata, portanto, de uma adesão empenhada, mas de realizar o lema fradiquista de tudo experimentar para tudo conhecer. A experiência do Budismo integra-se, assim, na realização plena do homem do mundo próprio de uma mentalidade finissecular. O Budismo evidencia-se, deste modo, como mais uma religião que a «curiosidade» de Fradique Mendes exige conhecer.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Igreja Católica e Seu Papel Político no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ZEVEDO, Dermi

Este texto analisa o papel político da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, por meio da CNBB, em seu relacionamento com o Estado e com a sociedade civil. Suas bases teóricas inspiram-se na corrente renovadora da Igreja, legitimada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).

Downloads 706  706  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A leitura do Budismo na obra de Dalila Pereira da Costa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LOPO, Rui

Dalila Pereira da Costa identifica na tradição cultural portuguesa uma predestinação teleológica ecuménica que seria visível principalmente na acção e obra dos poetas e pensadores da Renascença Portuguesa. Refletindo, sobretudo, a partir do Cristianismo, estes autores teriam previsto, antecipado e proposto uma transformação histórica no sentido de um universalismo real por vir.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A contribuição, do ponto de vista do professor-leitor, da revista diálogo para o Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARDOSO, Cláudia Regina Tavares; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo

A Diálogo – Revista de Ensino Religioso – tem contribuído para a formação dos professores no Brasil e na propagação do Ensino Religioso (ER), como área de conhecimento, desde a criação em 1995 até 2005, quando completou 10 anos de criação. Essa contribuição se dá por meio dos temas abordados e também pela ótica dos educadores, que buscam contribuir na elaboração da revista, enviando seus questionamentos e sugestões. A Revista Diálogo é editada pela Paulinas, desde outubro de 1995 e nasceu das aspirações de professores do ER. Criada em pleno debate da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que em 1997 ocorreu a revisão do Artigo 33, da Lei 9.475/97, que reforçou o ER como disciplina curricular e área de conhecimento a ser ensinado nas escolas públicas do ensino fundamental. O formato da Diálogo foi estudado pelos elaboradores, pensando no(a) professor(a)-leitor(a) do periódico, conforme descreve a editora, Irmã Luzia Sena, em entrevista: “(...) nós começamos do zero (...) pensando no formato da revista, colocando-nos no lugar do professor, como ele queria que fosse”. Da relação entre o professor-leitor e o periódico Diálogo há todo um processo de comunicação e recepção em que produto (a Revista) oportuniza ao público-sujeto-leitor-receptor (o professor) aquisição de conhecimento, de informação. O professor-leitor, por sua vez, retorna esse saber e interfere na elaboração da Revista. Para analisar as 134 Cartas dos Leitores da Revista Diálogo buscou-se agrupá-las em categorias, que facilitam o processo de análise. Da participação dos leitores em se corresponder com a direção da Revista Diálogo, 93 são do sexo feminino, sendo que os universos feminino e masculino que escreveram estão concentrados na região Sudeste do Brasil. Como “Formação” entendeu-se na leitura das cartas que são utilizadas, ao menos, com três fins específicos: na informação e atualização do(a) leitor(a)-receptor(a); como subsídio para atuação do professor em sala de aula e como material de apoio, manuseado pelos estudantes. Ao analisar as cartas, observando a formação e atuação dos receptores da Diálogo consegui-se delinear o perfil desse(a) leitor(a). Entre os correspondentes, 46,25% (62 leitores) não especificaram a formação ou a atuação profissional e 31,34% são professores do ER nas redes pública e particular e também religiosos(as). No uso da Revista Diálogo como “subsídios para a atuação em sala de aula” percebe-se a satisfação de 37,31% dos(as) leitores(as). Como o(a) receptor(a)-leitor(a) percebe a revista, pode vir a influenciar em seus sentimentos com relação ao objeto do conhecimento, neste caso o ER. O formato da Revista, a visualização, com imagens, fotos e ilustrações interferem na assimilação do objeto lido. Entre o universo de correspondências, 74 referem-se positivamente a apresentação da Revista Diálogo.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Periódico. Público-sujeto-receptor. Professor-leitor. Comunicação.

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