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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Os pentecostais nos anos de 1940 Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
CAMPOS JUNIOR, Luís de Castro

O pentecostalismo despertou interesse da academia em função de sua explosão na América Latina e no Brasil, tornando-se o maior expoente do crescimento evangélico. Em primeiro momento, as ciências sociais permitiram uma nova fase de estudos os quais abriram o campo para o aprofundamento de questões pertinentes as transformações no campo religioso brasileiro. Os historiadores perceberam a importância do tema e passaram a contribuir com novos estudos, possibilitando interpretações sobre o fenômeno, mas a maior parte das pesquisas está centrada nos grandes segmentos do movimento pentecostal como Assembléia de Deus e Igreja Universal do Reino de Deus.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião e Regeneração Social no Maranhão. A Constituição de Mentalidade Laica nas Elites sociais no Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARRERA, Paulo

O estudo do impacto social do protestantismo na América Latina enfatiza, regra geral, o trabalho educativo das escolas protestantes, formando indivíduos que logo influenciariam a sociedade. A biografia prévia à entrada no protestantismo de um importante líder da Igreja Presbiteriana, na segunda metade do XIX, mostra que seus ideais de regeneração social são anteriores à seu contato com o protestantismo. A sua preocupação com a regeneração social decorria do precoce contato cultural de sua cidade natal, São Luís do Maranhão com a Europa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Ciências Religiosas Feministas: estado da questão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LACELLE, Élisabeth J.

Este texto apresenta um estado da questão dos estudos feministas da religião desde 1960. Depois de ter sublinhado os momentos importantes de sua colocação, a autora assinala os principais conceitos heurísticos associados à hermenêutica da suspeita: o patriarcado, o androcentrismo, o sexismo e as teorias dos gêneros feminino e masculino. As ciências religiosas feministas propõem novas metodologias e paradigmas científicos tais como o da inter-relação e da interação, também chamada de interconexão, entre a pesquisadora e o objeto/sujeito estudado. Elas se encontram na crítica pós-moderna da ciência, na da teologia ecumênica e na dos diálogos inter-religiosos. Com as ciências religiosas feministas, está em gestação, tanto nos meios intelectuais como nas instituições religiosas e sociais, um conhecimento do tipo sabedoria, que se preocupa, ao mesmo tempo, com a coerência racional.

Downloads 1132  1132  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2002/t_lacell.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Evangelizar e Reinar: poder e relações sociais na prática missionária no Rio de Janeiro Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de

Coroa e Igreja associaram-se no projeto da colonização, conferindo às ordens religiosas papel essencial. O artigo aborda as complexas relações sociais e políticas dessas ordens entre si e com outros grupos sociais e políticos no Rio de Janeiro. Enfoca-se especialmente a Companhia de Jesus que alcançou ali privilégios consideráveis em grande parte em razão das funções exercidas junto às populações indígenas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Diversificação Religiosa Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JACOB, Cesar Romero, HEES, Dora Rodrigues Hees, WANIEZ, Philippe e BRUSTLEIN, Violette

Texto extraído do livro Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil, de Cesar Romero Jacob, Dora Rodrigues Hees, Philippe Waniez e Violette Brustlein. A obra, publicada em 2003, é uma co-edição da Ed. PUC-RJ e Ed. Loyola, com o apoio da CNBB.

Downloads 1117  1117  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ser sem religião: o afloramento de uma nova concepção de religiosidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RODRIGUES, Denise dos Santos

Este trabalho tem como objetivo apresentar variações da categoria censitária dos sem religião, que vem se destacando nos recenseamentos, pelo ritmo acelerado de crescimento, desde a década dos 60. Trata-se da apresentação dos resultados de entrevistas recentes com habitantes do Estado do Rio de Janeiro que se declaravam sem religião. Seus discursos indicavam que, embora estivessem todos agregados em um só grupo residual, não integravam, de fato, uma categoria homogênea formada exclusivamente por ateus ou agnósticos, mas um grupo variado. Se, de um lado, alguns indivíduos não se identificavam com religiões e igrejas institucionalizadas, de outro nem sempre se afastavam do transcendente que muitas vezes. ressignificam, expressando uma religiosidade muito particular. Diante dessa constatação, a evolução dos sem religião, indivíduos com características e cosmovisões distintas, pode ser interpretada a partir de duas chaves: a da secularização das mentalidades individuais e a do afloramento de uma nova concepção de religiosidade, o que nos leva a repensar a relação desse indivíduo com o sagrado como reflexo das transformações da contemporaneidade.

Downloads 1111  1111  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As concepções educacionais de Martinho Lutero Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro.

Este artigo tem como objetivo apresentar a concepção de educação de Martinho Lutero no movimento da Reforma Protestante do século XVI, revelando aproximações entre história, religião e política. Em um século marcado por inúmeras indagações e mudanças, Lutero apresenta críticas em prol de uma Reforma na Igreja e também faz propostas para uma reforma da educação escolar de sua época, até então marcada pela formação exclusiva de religiosos e eclesiásticos. Ele propõe, em dois textos de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Também reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela: atenda a todos; seja criada e mantida pelas autoridades públicas e não mais pela Igreja; seja de frequência obrigatória, para a qual apela aos pais e às autoridades por essa tarefa. Ainda que algumas dessas características não apresentem Martinho Lutero como precursor, é inevitável o reconhecimento de que ele, aliado à figura de Filipe Melanchthon e às transformações ocorridas em seu tempo, contribuiu significativamente para a extensão do direito à Educação, marcada sobretudo em sua proposta de criação das escolas elementares, além da reorganização dos colégios secundários e da universidade, enfatizando a ação do Estado como responsável pela educação escolar.

Palavras-chave: Martinho Lutero. Reforma protestante. Direito à Educação. Estado e Educação.

Downloads 1095  1095  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Pesqui., jan./abr. 2007, vol.33, no.1, p.163  Site http://www.scielo.org
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A formação de docentes para o ensino religioso no Brasil: leituras e tessituras Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Lilian Blanck de

Historicamente as relações estabelecidas entre Educação, Estado e Igreja em território brasileiro teceram a identidade do Ensino Religioso e a formação de docentes para esta disciplina no currículo escolar. A homologação da nova redação do artigo trinta e três (Lei n. 9.475/97) da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n. 9.394/96 desafiou novas leituras e encaminhamentos à disciplina e conseqüente formação de docentes para esta área do conhecimento. Uma leitura histórica encaminha o presente texto, com o intuito de contribuir nas reflexões, estudos e discussões em relação às tramas, tecidos e tessituras, que configuram e conjugam a formação de docentes para o Ensino Religioso na atualidade brasileira.

Palavras-chave: História. Educação. Formação de Professores. Ensino Religioso.

Downloads 1076  1076  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!G-12 e sua Nova Forma de Ascetismo Neopentecostal Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DIAS, Caroline Luz e Silva

Até bem pouco tempo a tendência religiosa da maioria dos brasileiros era ser naturalmente batizada na Igreja Católica Apostólica Romana, em decorrência de uma tradição histórica na qual o catolicismo se constituiu enquanto religião oficial do Estado brasileiro até o final do Império. Já no período colonial houve incursões protestantes no País, resultando num desenvolvimento de um protestantismo esporádico e efêmero, porém originário da Reforma. Somente no século XIX o protestantismo fixou-se no Brasil, e aos poucos foi ganhando adeptos, formando congregações de várias denominações, um fenômeno tipicamente americano e brasileiro, afirmando um caráter plural para este protestantismo que já na sua origem na Europa, nasceu diverso.

Downloads 1074  1074  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Padres Cantores e a Mídia: Representações da Identidade Sacerdotal Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERNANDES, Silvia Regina Alves

A presença de padres midiáticos no Brasil tornou-se mais intensa durante os anos de 1990 e, para alguns analistas, essa presença tem contribuído para o surgimento de novas vocações religiosas. Este artigo é parte de um estudo qualitativo com jovens no Rio de Janeiro sobre as motivações para serem padres e freiras. Procuro trabalhar suas opiniões sobre a atuação dos padres midiáticos. Fica evidente que há por parte desses jovens uma crítica à exposição midiática dos padres. Por outro lado, enquanto os rapazes preocupam-se com a perda de conteúdos doutrinários ou da mensagem cristã, as moças criticam a "busca de status" dos padres por meio da mídia. Verifica-se uma tensão no discurso dos/as jovens sobre a relação que deve ser estabelecida entre a Igreja Católica e os meios de comunicação. A defesa da preservação da tradição é apontada, principalmente no discurso masculino.

Downloads 1064  1064  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2281
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