Educadores

Ínicio : Ensino Religioso : Artigos : 

santo daime (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Marga absolvido ou caminho da Cruz? Budismo/Cristianismo - iluminação, nirvana e Kénosis Cristã Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Carlos H. do C.

Texto base que serviu para Conferência num Ciclo de Colóquios: "Para um diálogo inter-religioso" (âmbito Budismo/Cristianismo), organizado pela Faculdade de Teologia da U. C. P., proferida em Lisboa a 23 Abril de 2001.

Downloads 902  902  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulusofona  Site http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino Religioso na Escola Pública – Uma Mudança de Paradigma Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMILO, Janaína

Durante o ano de 2003 foi desenvolvido o projeto “Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo”, que objetivou oferecer aos professores de ensino religioso a oportunidade de discutir propostas que viabilizassem o ensino religioso na Rede Oficial de Ensino, tendo como caminho norteador as premissas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), especialmente aquela que veta o proselitismo religioso na sala de aula. Assim, tanto durante a realização de seminários temáticos, quanto nas várias ações de capacitação dos professores, os debates evidenciaram que não podemos ensinar uma religião, mas religiões, tendo como conceitos éticos básicos o respeito à diversidade e o exercício da tolerância. Este artigo tem como proposta sugerir leituras teóricas sobre alteridade e representação e, também, propor atividades destinadas ao desenvolvimento desses conceitos em sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares.

Downloads 903  903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/t_camilo.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião, Sensibilidades Religiosas e Pós-Modernidade. Da ciranda entre religião e secularização Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PORTELLA, Rodrigo

O artigo visa compreender as relações paradoxais existentes entre o processo de secularização da sociedade e das consciências e o crescente vigor e aumento no número de manifestações e grupos religiosos. Quais os novos significados da religião em uma sociedade secularizada? Quais os influxos da secularização sobre as novas (e antigas) formas de religião? São perguntas que norteiam o texto.

Palavras-chave: Secularização. Religião. Novos movimentos religiosos. Sociologia da religião.

Downloads 904  904  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2006/t_portella.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A linguagem no Ensino Religioso: limites e possibilidades Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MOCELLIN, Teresinha Maria

O fenômeno da linguagem no ensino religioso, nem sempre contou com uma profusão de estudos em torno do seu discurso específico. O texto quer chamar atenção para a importância do uso da linguagem e focalizar de um modo simples, este aspecto ainda virtualmente inexplorado. A linguagem humana é uma forma especializada de comunicação. A linguagem cotidiana determina a estrutura do nosso pensamento. Isto é nosso vocabulário determina como percebemos e categorizamos o mundo ao nosso redor.

Downloads 913  913  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st4.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ciência da religião, Ensino Religioso e Formação docente Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SOARES, Afonso Maria Ligorio

O artigo discute a relação entre Ciência da Religião, Ensino Religioso (ER) e a adequada Formação docente de quem se encarregará de ministrar essa disciplina no Ensino Fundamental das escolas públicas. Para o autor, o ER nada mais do que a transposição didática dos resultados alcançados pela Ciência da Religião. Ele avança pelo terreno epistemológico e descarta os modelos catequético e teológico para o ER, sugerindo o modelo da Ciência da Religião como o único habilitado a sustentar a autonomia epistemológica e pedagógica do ER.

Palavras-chaves: Ensino religioso. Ciência da Religião. Formação docente. Transposição didática.

Downloads 923  923  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/rever/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Questão das Seitas na França: Vitalidade Religiosa de uma Mitologia Científica? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RODOLPHO, Adriane Luisa

Este artigo pretende destacar alguns pontos relevantes para a discussão sobre os caminhos heurísticos da análise do campo religioso na França. O fato de ser uma antropóloga brasileira levou-me à construção de um olhar específico sobre esse campo, identificando o problema social das seitas enquanto parte de uma tradição de longa data que discute o lugar dos grupos minoritários de crença no campo religioso francês.

Palavras-chave: Teoria antropológica. Etnografia. Religião. Seita.

Downloads 927  927  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv4_2007/t_rodolpho.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Produção de sentidos e judaicidades em Florianópolis Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
SCHUCMAN, Lia Vainer; MAHEIRIE, Katia

O presente artigo tem como objetivo compreender os diferentes sentidos atribuídos a “ser judeu” no contexto florianopolitano, Santa Catarina, Brasil, no início do século XXI. Entendendo de que forma se constitui uma identidade judaica nesta cidade, utilizamos o referencial teórico da psicologia sócio-histórica sobre constituição de sujeito e identidade. Para esta análise utilizamos depoimentos e entrevistas de sujeitos judeus freqüentadores da Associação Israelita Catarinense (A.I.C). Os resultados da pesquisa apontam para uma re(criação) do judaísmo de acordo com os interesses desta coletividade, estando diretamente relacionado às apropriações dos significados convencionais do judaísmo e da produção de novos sentidos para o que é “ser judeu” de acordo com histórias de vida, vivências afetivas, emocionais e intelectuais de cada sujeito. Assim cada um dos entrevistados encontrou em Florianópolis a liberdade e a possibilidade de atuar, concretizar, e construir um judaísmo aberto para as características deste coletivo, ocorrendo uma auto-identificação em semelhanças e diferenças com esta identidade.

Downloads 929  929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2515
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Yoga: um caminho para Deus Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PONTES, Maria Cristina Alves de

A experiência no trabalho com o yoga, além da percepção dos beneficios dos seus praticantes, nos tem causado curiosidade e potencializado o estudo a cerca questões religiosas, sobretudo, no que concerne à existência do ser humano, a sua permanência na terra, a sua relação com o divino e consigo mesmo e com o outro. Foi na busca de respostas para questionamentos filosóficos e religiosos, aliada a isto a crença de que o ser humano é um ser complexo e que para tentar compreendê-lo, faz-se necessário vê-lo como um ser completo, observação feita principalmente enquanto professora de jovens e adolescentes da periferia e que buscam muitas vezes apenas o exterior, a beleza física e o visível.

Downloads 953  953  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: discurso e poder frente ao pluralismo religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FILHO, Sylvio Fausto Gil

O ensino religioso no Brasil hodierno redefine-se sob a égide do pluralismo religioso. O processo de reestruturação do ensino religioso perpassa a discussão da hegemonia religiosa católica no país. Este parâmetro evidencia- se na construção de um discurso sobre o ensino religioso articulado pelos especialistas da religião que oscilam entre uma ênfase no aspecto confessional e outro fenomenológico de abordagem. No Paraná este embate adquire características polarizadas, de um lado o discurso das lideranças religiosas e de outro a práxis dos professores que atuam nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir deste contexto, considera-se que a iniciativa de democratização do saber não resolverá por si só os problemas do preconceito e intolerância religiosa. Associado à expansão do saber sobre o fenômeno religioso, necessita-se uma revisão do posicionamento dos líderes religiosos diante da comunidade e das entidades civis do ensino religioso.

Palavras-chave: Ensino religioso. Discurso religioso. Pluralismo religioso.

Downloads 958  958  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Imaginário e Simbólico: aspectos psicológicos na adesão à Seicho-no-iê e à PL-Instituição Religiosa  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PAIVA, Geraldo José de

Estudam-se alguns relatos de filiação de brasileiros de origem católica sem ascendência japonesa a duas "novas religiões" japonesas, a Seicho-no-iê e a PL. Os conceitos utilizados para discriminar entre uma conversão à nova religião e a permanência na religião anterior são os conceitos de "imaginário" e de "simbólico", inspirados em Lacan. O simbólico refere-se à organização da pluralidade de elementos ao redor de um eixo de significação; o imaginário abstrai da articulação da significação dos elementos, que agrupa em razão da semelhança. O resultado da interpretação dos relatos sugere que a filiação à Seicho-no-iê induz menos à mudança da articulação simbólica religiosa que a filiação à PL,o que sugere que a PL, mais que a Seicho-no-iê, pode constituir um fenômeno religioso minoritário em expansão no Brasil.

Downloads 963  963  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2002/t_paiva.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 (22) 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 »