Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Referentes identificatórios e jogos identitários no candomblé |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NUNES, Mônica de Oliveira
Nesse artigo, evidenciamos um conjunto de “referentes identificatórios” presentes no idioma do Candomblé e apresentamos uma discussão sobre as formas pelas quais as pessoas utilizam esses elementos para construir suas identidades de forma progressiva e flexível. Para tanto, retomamos alguns pontos de análise acerca da construção da pessoa no Candomblé a partir de autores clássicos, destacando o que dados etnográficos produzidos na cidade de Cachoeira, Bahia, apontam de inovador em relação aos mesmos. Apresentamos uma primeira polêmica entre unicidade e multiplicidade do eu no Candomblé, inserindo-a em uma discussão filosófica acerca de como várias culturas produzem diferentes metáforas para darem conta de uma provavelmente universal “ilusão de totalidade”. Em seguida, identificamos mecanismos de individuação no interior de uma sociedade predominantemente sócio-cêntrica. Finalmente, apresentamos novos significantes religiosos que não são habitualmente explorados em análises acerca de jogos identitários no Candomblé, enfatizando importância da subjetividade dos adeptos na construção desses jogos.
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808 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2513 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A construção de um mundo sem doença e sem violência: o alvo de Sekai Kyusei Kyo (Igreja Messiânica M |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CLARKE, Peter B.
Esse artigo focaliza o projeto milenarista no Brasil de uma nova religião Japonesa que se chama Sekai Kyusei Kyo e no Brasil é conhecida como a Igreja Messiânica Mundial do Brasil ou simplesmente a Messiânica. O milenarismo da Igreja Messiânica e simbolizado em vários modelos do paraíso terrestre construídos em vários paises do mundo inclusive Japão, Tailândia e Brasil. No Brasil o modelo foi construído em Guarapiranga, no estado de São Paulo, mais ou menos 40 quilômetros a oeste da cidade de São Paulo e constitui o solo sagrado para América Latina inteira. A Messiânica pretende também construir uma Cidade da Nova Era que será tão diferente das outras cidades milenaristas, sejam construídas ou sejam contempladas no passado, inclusive a Cidade do Sol. Essa Cidade da Nova Era será construída e governada de acordo com as Leis da Natureza que, para a Messiânica, tem a mesma significância que a idéia de Deus para os seguidores das religiões monoteístas como o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. A liderança da Messiânica designou o Brasil como um dos instrumentos principais para a salvação do mundo, acreditando que esse país será um catalisador para a transformação global através da construção de outras cidades da Nova Era em cada pais do mundo. Esses modelos de sociedade perfeita que vive de acordo com os princípios e práticas da Lei da Natureza serão os meios principais para a socialização dos habitantes desse planeta. Dessa maneira, o Brasil tornar-se-á o meio de salvação global, no sentido de um mundo sem doença e sem pobreza. Para um movimento como a Messiânica é imperativo que esse mundo seja totalmente transformado porque não existe outro lugar onde o ser humano possa crescer e desenvolver-se. A ideia de um mundo espiritual existe mas é um mundo estático. A lógica milenarista da Igreja Messiânica é baseada na crença de que para crescer espiritualmente o ser humano precisa voltar para esse mundo. Mas para que essa volta tenha sucesso completo permitindo ao ser humano realizar totalmente o seu potencial é necessário que esse mundo torne-se perfeito por meio da prática das Leis de Natureza.
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806 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2002/t_clarke.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Festa da Alma Milagrosa, Simbolismo de um Ritual de Aflição |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERRETTI, Sergio
Ritual popular no interior do Maranhão que funcionou durante 40 anos até o falecimento de seu organizador, realizado, com fogos, ladainha, velas, cachaça e dança de tambor diante da sepultara da Alma Milagrosa. Revela sincretismo com crenças do catolicismo popular, do folclore e no poder das almas. Turner (1972) mostra que os rituais preservam modelos de conduta coletiva e armazenam informações sobre a sociedade. Os rituais de aflição visam ajudar os que acreditam terem sido atingidos por doença, infelicidade, espíritos ancestrais, mágicos ou feiticeiros. A festa da Alma Milagrosa em Rosário pode ser considerada como ritual de aflição para apaziguar um espírito ancestral restabelecendo a ordem e colaboração social. Conforme Bourdieu (1974), seu organizador é um profeta ou empresário independente de bens de salvação. Com seu falecimento a festa não tem sido realizada por não ter surgido outra pessoa com o mesmo carisma e devoção.
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801 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2270 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religiosidade e educação: uma análise de Ockham |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PERIN, Conceição Solange Bution; OLIVEIRA, Terezinha
Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a influência de Guilherme de Ockham, franciscano do século XIV, com o conflito que se evidenciou entre a fé, baseada na concepção cristã que se construía nas verdades reveladas por Deus, e a razão, que se fundamentava no conhecimento por meio da experiência empírica, reflexiva. O autor, procurou explicitar aos homens da sua época que, as duas questões poderiam ser entendidas e analisadas sem, necessariamente, uma submeter-se à autoridade da outra. Desse modo, faremos uma abordagem sobre as afirmações realizadas por Ockham e que, segundo alguns autores, demarcaram um novo entendimento sobre a Fé e a Razão e que, consequentemente, provocaram, no período, modificações sócio-educacionais.
Palavras-chave: Guilherme de Ockham. Idade Média. Religião. Educação.
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786 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html |
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