Educadores

Ínicio : Ensino Religioso : Artigos : 

santo daime (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã: Weber e as raízes proféticas do raci Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FREITAS, Renan Springer de.

Desde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os judeus em um "povo-pária", auto-segregado, ritualista, legalista, orientado por uma ética dual e, como tal, incapaz de conferir uma dinâmica universalista ao monoteísmo ético peculiar a seu próprio Livro sagrado. A profecia hebraica teria, nessa perspectiva, dado início a um processo evolutivo que somente o Novo Testamento, com sua doutrina da salvação universal, via sacrifício do Redentor, teria sido capaz de levar adiante. Argumenta-se que tal linha de raciocínio, que se encontra na base de todo o empenho, de matriz weberiana, em explicar a evolução da ética ocidental, se desenvolveu no interior de um arcabouço cuja natureza é teológica; mais precisamente, nos marcos da "teologia cristã da superação", assim chamada por postular que o Novo Testamento superou o judaísmo ao universalizar o acesso à graça divina que este último havia restringido a um pretenso "povo escolhido".

Palavras-chave: Sociologia da religião. Racionalismo ocidental. Profecia hebraica. Teologia cristã.

Downloads 767  767  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. bras. Ci. Soc., out. 2007, vol.22, no.65, p.1  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em riscos e rabiscos: concepções de Ensino Religioso dos docentes do Ensino Fundamental do Estado do Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
RODRIGUES, Edile M. Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos

O Ensino Religioso, como área de conhecimento, tem se preocupado com uma formação específica que visa as necessidades dos professores, pois um docente formado por uma determinada escola de pensamento vai formar segundo esses moldes. A partir 218 desenhos e frases foram investigadas as concepções de Ensino Religioso dos professores do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. A utilização do software ATLAS.ti constitui um aspecto importante da investigação, pois demonstrou eficácia e versatilidade na associação de textos e imagens. Os dados apontaram quatro concepções: Transmissão e desenvolvimento de valores, Respostas às questões existenciais, Estudo das tradições religiosas e Área de conhecimento. Os riscos e rabiscos esboçam o desenho de uma mudança significativa para a história do ER no Paraná: a superação das aulas de religião catequéticas e a preocupação com conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação de professores. Concepções de Ensino Religioso.

Downloads 765  765  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/rever/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ainda o Ensino Religioso em escolas públicas: subsídios para a elaboração de memória sobre o tema Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FISCHMANN, Roseli

O presente trabalho apresenta-se como um testemunho, na linha da literatura de testemunho que se desenvolve em abordagens que integram o fazer acadêmico e a reflexão sobre a construção histórica, como em Agamben e outros. Traz narrativas da autora, de sua vivência reflexiva do debate em torno do tema do ensino religioso em escolas públicas, em espaço público no Brasil, destacando a experiência do Estado de São Paulo, em 1995, e, em nível federal, em 1996 e 1997, como parte do processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC.

Palavras-chave: Testemunho. Ensino religioso. Escola pública. Liberdade de religião. Direitos fundamentais.

Downloads 764  764  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Jornal Brasil, Urgente e a revolução brasileira Popular Versão: PDF
Atualização:  11/6/2012
Descrição:
SILVA, Wellington Teodoro da

O jornal Brasil, Urgente foi lançado em São Paulo no dia 17 de março de 1963 e durou até abril de 1964, quando foi fechado pelo golpe militar. Ao todo foram 55 números. Ele manteve, ao longo de toda a sua duração, o formato tablóide e média de 20 páginas. Contou com diversos colunistas nas áreas de política brasileira, cultura, economia, política exterior e humor. Havia uma equipe fixa e outros que escreviam eventualmente. Frei Carlos Josaphat, em entrevista para nosso trabalho, informou que o jornal foi originalmente inspirado na imprensa católica clandestina durante a França ocupada pelos nazistas.

Downloads 753  753  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O objeto de estudo da educação religiosa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PLATT, Adreana Dulcina

Compreender o objeto de estudo das diferentes áreas do conhecimento escolar é o elemento que nos permite o debate e o trânsito de uma nova base epistêmica para o estudo do currículo escolar. Com esse ânimo nos propomos ao estudo da ressignificação dos conteúdos, os objetivos e as práticas pedagógicas em atividade no cotidiano das escolas, centrados no eixo de um pleno desenvolvimento humano. É importante assinalar, entretanto, que entendemos os próprios campos de saberes como apropriações que não são exclusivas aos espaços que fomentam estudos qualificados enquanto científicos e nem de instituições escolares, em seu sentido ampliado. Como este vem a ser o primeiro relato, ou etapa, do estudo, faz-se necessário esclarecer premissas e conceitos anteriores ao próprio debate sobre o currículo escolar em exercício no campo oficial.

Downloads 752  752  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Lá no pé do cruzeiro, ô Jurema... tem um pé de guiné Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Augusto Marcos Fagundes; SANTOS, Cosme Correia dos

Tentaremos refletir sobre o Toré e o Poransi, marca identitária e diacrítica das sociedades indígenas atuais: a palavra, seu provável deslocamento linguístico, suas performances e atores, sua representação como confluência de crenças e modelos de perceber e viver no mundo, como ânima da ciência do índio.

Downloads 751  751  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st7.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Historiografia e Escravidão: novos desafios para a história da Igreja Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRITO, Ênio José da Costa

Os estudos históricos, em especial sobre a escravidão (diáspora), têm avançado muito no Brasil, seja no aspecto teórico, seja no âmbito da pesquisa empírica, desde a década de 1970, pontuando tendências, temas emergentes e desafios. Esses estudos levantam desafios para a História da Igreja e, em particular, para os Institutos Teológicos.

Downloads 750  750  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://seer.ucg.br/index.php/caminhos/article/view/9
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O patrimônio artístico e as representações discursivas e estéticas do sagrado e do fantástico em obr Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PELEGRINI, Sandra C. A.

A reflexão ora apresentada integra uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento e que está vinculada ao Núcleo de Estudos Estratégicos/UNICAMP e ao Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural/ UEM, cujo principal objetivo volta-se para a apreensão dos sentidos do patrimônio e da arte sacra no Brasil e busca compreender os efeitos das construções discursivas apoiadas na “negação” das identidades culturais e religiosas, distintas das ocidentais. Para tanto, tomamos alguns exemplos de representações do fantástico nas artes visuais na Europa e na América espanhola e portuguesa.

Downloads 749  749  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Metamorfoses Religiosas no Centro Antigo de São Paulo: Variações sobre a Paisagem e o Espaço Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PASSOS, João Décio; GUERRIERO, Silas

Resumo. O território metropolitano na atualidade configura-se como espaço dessacralizado, sendo a metrópole o modo de ocupação moderna do espaço: racionalização do espaço, do tempo e das funções. Na metrópole as gêneses, as dinâmicas e relações do sagrado e o profano adquirem propriedades bem específicas em termos de espaço e tempo, distinguindo-se da velha e nítida distinção/oposição destes pólos. Os grupos religiosos constroem locais próprios na territorialidade metropolitana. O objetivo da pesquisa foi revisitar a paisagem e o espaço religiosos do centro antigo de São Paulo, buscando elucidar suas configurações atuais dentro da grande paisagem metropolitana e sua dinâmica de espacialização através das expressões religiosas. A paisagem religiosa foi sendo construída ao longo da história com funções bem específicas a cada época. Qual a relação atual entre a paisagem religiosa com a paisagem profana?

Downloads 744  744  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2269
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Por que ensinar sobre religião na sala de aula? Uma abordagem pragmatista face ao Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FIGUEIRA, Eulálio

A fala apresentada nesta mesa redonda pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a urgência de disciplina inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Colocar esta questão em debate implica em chamar ao debate dos caminhos que devem ser construídos para falar-se com propriedade duma cientificidade do fato religioso.

Downloads 743  743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 (26) 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 »