Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã: Weber e as raízes proféticas do raci ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREITAS, Renan Springer de.
Desde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os judeus em um "povo-pária", auto-segregado, ritualista, legalista, orientado por uma ética dual e, como tal, incapaz de conferir uma dinâmica universalista ao monoteísmo ético peculiar a seu próprio Livro sagrado. A profecia hebraica teria, nessa perspectiva, dado início a um processo evolutivo que somente o Novo Testamento, com sua doutrina da salvação universal, via sacrifício do Redentor, teria sido capaz de levar adiante. Argumenta-se que tal linha de raciocínio, que se encontra na base de todo o empenho, de matriz weberiana, em explicar a evolução da ética ocidental, se desenvolveu no interior de um arcabouço cuja natureza é teológica; mais precisamente, nos marcos da "teologia cristã da superação", assim chamada por postular que o Novo Testamento superou o judaísmo ao universalizar o acesso à graça divina que este último havia restringido a um pretenso "povo escolhido".
Palavras-chave: Sociologia da religião. Racionalismo ocidental. Profecia hebraica. Teologia cristã.
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767 0 bytes Rev. bras. Ci. Soc., out. 2007, vol.22, no.65, p.1 |
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Ainda o Ensino Religioso em escolas públicas: subsídios para a elaboração de memória sobre o tema ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FISCHMANN, Roseli
O presente trabalho apresenta-se como um testemunho, na linha da literatura de testemunho que se desenvolve em abordagens que integram o fazer acadêmico e a reflexão sobre a construção histórica, como em Agamben e outros. Traz narrativas da autora, de sua vivência reflexiva do debate em torno do tema do ensino religioso em escolas públicas, em espaço público no Brasil, destacando a experiência do Estado de São Paulo, em 1995, e, em nível federal, em 1996 e 1997, como parte do processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC.
Palavras-chave: Testemunho. Ensino religioso. Escola pública. Liberdade de religião. Direitos fundamentais.
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764 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
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O Jornal Brasil, Urgente e a revolução brasileira ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 11/6/2012 |
Descrição:
SILVA, Wellington Teodoro da
O jornal Brasil, Urgente foi lançado em São Paulo no dia 17 de março de 1963 e durou até abril de 1964, quando foi fechado pelo golpe militar. Ao todo foram 55 números. Ele manteve, ao longo de toda a sua duração, o formato tablóide e média de 20 páginas. Contou com diversos colunistas nas áreas de política brasileira, cultura, economia, política exterior e humor. Havia uma equipe fixa e outros que escreviam eventualmente. Frei Carlos Josaphat, em entrevista para nosso trabalho, informou que o jornal foi originalmente inspirado na imprensa católica clandestina durante a França ocupada pelos nazistas.
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753 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Historiografia e Escravidão: novos desafios para a história da Igreja ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRITO, Ênio José da Costa
Os estudos históricos, em especial sobre a escravidão (diáspora), têm avançado muito no Brasil, seja no aspecto teórico, seja no âmbito da pesquisa empírica, desde a década de 1970, pontuando tendências, temas emergentes e desafios. Esses estudos levantam desafios para a História da Igreja e, em particular, para os Institutos Teológicos.
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750 0 bytes UFGRS http://seer.ucg.br/index.php/caminhos/article/view/9 |
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