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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Reinterpretação do Budismo Chinês e Coreano no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SHOJI, Rafael

Esse artigo tem como objetivo fornecer um panorama do Budismo chinês e coreano no Brasil. Inicialmente serão descritos os dados existentes sobre a imigração chinesa e coreana, bem como dados dos templos visitados em pesquisa de campo. No caso chinês, os grupos no Brasil podem ser basicamente divididos em templos étnicos - fruto da organização de iniciativas locais - e representações de instituições de presença mais globalizada, com estratégias mais organizadas de inserção na sociedade brasileira. No caso coreano, um dos principais motivos da quase ausência de templos budistas é a assistência dada pelas igrejas aos imigrantes na sua chegada. Ao final serão comparados os processos de aculturação desses templos chineses e coreanos com o caso japonês, com a intenção de oferecer elementos mais gerais de reinterpretação do Budismo do Extremo Oriente no Brasil.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Coerência entre o Ensino Religioso e o estilo de vida do professor Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Juarez

Embora não seja uma proposta conclusiva, tentamos no presente trabalho resgatar a importância do modelo moral no processo de educação, especialmente da educação religiosa, exigindo do professor uma conduta de pessoa que é amiga do Deus de amor. Claro que se essa experiência não for real o educador não sustentará qualquer tipo de simulação por muito tempo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diferentes olhares, diferentes pertenças: Teologia da Libertação e MRCC Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERNANDES, Sílvia Regina Alves

Este texto analisa como a questão da diferença tem sido percebida e trabalhada por expoentes da Igreja Católica. Duas interpretações são feitas pelos autores: a primeira procura conciliar Teologia da Libertação e Movimento Carismático e a segunda afirma a diferença, demarcando posição menos conciliadora. Ainda que exista uma tentativa de tolerância mútua, a ambigüidade do discurso de intelectuais orgânicos e agentes eclesiais revela a exigência de cuidado no uso dos termos diversidade e diferença. E mais, indica a necessidade de análises que contribuam para a compreensão das estratégias adotadas por ambas as tendências.

Palavras-chave: Diferença. Teologia da Libertação. Movimento Carismático.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Mística em Tempos de Neocristandade: As Cartas de uma Monja Carmelita Descalça no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BUARQUE, Virgínia Albuquerque de Castro

Entre os anos de 1911 e 1959, Madre Maria José de Jesus, monja carmelita descalça do Convento de Santa Teresa, sediado na cidade do Rio de Janeiro, manteve intensa correspondência com companheiras de clausura, outras religiosas, sacerdotes e leigos católicos. Nesta escrita, em que buscava traduzir sua experiência de fé, a Madre não somente descrevia, como também inquiria e – mais comumente – orientava aqueles que, como ela, empenhavam-se em conferir um sentido a suas vidas e uma identidade a si mesmos a partir da relação com o divino. E para melhor fundamentar este processo de tradução, na linguagem epistolar, de uma vivência contemplativa, segundo a tradição do Carmelo Descalço, Madre Maria José considerava indispensável auferir um contínuo e aprofundado conhecimento da doutrina católica e, principalmente, da espiritualidade teresiana. Para tanto, ela recorria, de forma sistemática, às “leituras espirituais”, às quais conferia uma importância similar às orientações recebidas de seus confessores e diretores de consciência: o ler propiciaria a sensibilidade 1 e o esclarecimento2 necessários ao aprimoramento da vivência consagrada e à correta observância das tradições: “Quero que V. ame a Jesus; que procure conhecê-lo pela meditação e leitura do Evangelho, a Imitação de Cristo, o Catecismo e outros bons livros”.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Identidade no Mundo das Religiões - Análise Desde um Olhar Localizado Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, José Maria da

O tema em questão aborda, a partir das reflexões abertas pelo teólogo católico Jacques Dupuis, as relações existentes – de incompatibilidade ou compatibilidade – entre a identidade religiosa cristã e a abertura ao mundo pluralista religioso pós-moderno. Constantemente presentes, como pilares do arcabouço teórico utilizado, estarão as reflexões daqueles estudiosos que, cônscios da realidade plural do mundo religioso atual, e não contentes com uma identidade amarrada somente à tradição e aos dogmas iniciais, desbravam um caminho ao mesmo tempo aberto às demais religiões e com identidade própria, porém, não fechada. O objetivo principal desta pesquisa é mostrar a possibilidade de uma reflexão localizada religiosamente, porém, aberta ao contato e diálogo com as diversas expressões do pluralismo religioso hodierno.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Antero de Quental foi Budista? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FEITAIS, Paulo

Antero não encarou o Budismo como uma religião de que se tenha tornado adepto, ou uma filosofia constringente e impeditiva da originalidade, e essa talvez seja uma das maiores fontes de equívoco em relação à interpretação do seu pensamento. Nesse sentido, Antero não seria budista, como não seria kantiano, nem aristotélico, nem platónico, ou seja lá o que for que o tornasse tributário duma visão sectária, parcelar, limitativa em termos existenciais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Uma oferenda a Yemanjá: a religiosidade presente na festa de 1º de janeiro nas praias cariocas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PALITOT, Fernanda Souto Maior

Dentro desta abordagem é possível estudar a religião e o espaço. Busca-se entender como a experiência religiosa é vivida espacialmente (Rosendahl, 1993). Esta linha de pensamento encontrou muitas resistências, pois muitos geógrafos não viam ligação entre a religião e o espaço. No entanto, conforme afirma Rosendahl (1995), sabemos que toda a manifestação religiosa precisa de algum espaço para ser executada, o que a torna legível geograficamente.

Palavras-chave: Oferenda. Yemanjá.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso em Franz Rosenzweig Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUARNIERI, Maria Cristina Mariante

A questão do ensino religioso é bastante complexa. Diante dessa complexidade, que é tanto teórica quanto prática, observa-se que a religião pode transitar entre o lugar do objeto que precisa ser conhecido e, também, como agente no diálogo humano,
especialmente na formação desse humano. O que temos por trás dessa constatação é a antiga tensão fé e razão, tensão essa que não pretendemos ignorar, ao contrário, servirmo-nos dela para fundamentar a discussão de uma teoria da religião que legitime o pensador religioso, justamente pela riqueza das controvérsias que a questão impõe. Nossa intenção é trazer a questão da religião como um campo que suscita saber próprio, isto é, discutir a possibilidade de construção de conhecimento a partir da própria religião e nesse sentido contribuir para esse debate.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Livro Religioso no Brasil Recente: Uma Reflexão sobre as Estratégias Editoriais de Espíritas e Eva Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2012
Descrição:
LEWGOY, Bernardo

O segmento do livro religioso é o que mais tem crescido no mercado editorial brasileiro. O presente artigo sugere um mapeamento preliminar deste fenômeno, partindo da hipótese de que o livro e a leitura, quando relacionados com o universo religioso, nem podem ser reduzidas a expressões particulares do crescimento geral de determinados grupos religiosos, nem podem ser nivelados a um genérico mercado religioso, apresentando problemáticas e características próprias. O mercado editorial religioso expressa tanto o crescimento de grupos particulares – como os neopentecostais – quanto tendências culturais genéricas de passagens entre fronteiras doutrinárias e denominacionais, aonde o grau de troca interdenominacional, expresso pelos indicadores do mercado e pelos títulos das editoras é maior do que o admitido pelos discursos dos líderes das Igrejas. A partir do exame dos casos espírita e evangélico, pergunta-se aqui pela autonomia do fenômeno e sugere-se que tanto as ideias de mercado quanto de cultura devem ser combinadas a fim de dar conta de um modelo interpretativo abrangente do fenômeno.

Downloads 690  690  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2266
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Quando o Estado pede socorro à religião Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
CAVALIERE, Ana Maria

O artigo trata da implantação do ensino religioso no Estado do Rio de Janeiro, com base na lei 3.459/2000. Constatou-se que, na ausência de propostas oriundas do próprio campo educacional para a formação geral dos alunos, a disciplina tem ocupado esse espaço, extrapolando sua atuação para além da formação religiosa, prevista em lei. Apresenta-se a ideia de que, frente às dificuldades enfrentadas pelo sistema escolar no processo de incorporação de grandes parcelas das classes populares, o Estado abdica de seu papel socializador e cede à religião parte de suas responsabilidades.

Palavras-chave: Ensino religioso. Escola pública. Interconfessional. Conflito religioso.

Downloads 689  689  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/
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