Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A instauração da Diocese de Botucatu: um estudo sobre implicações políticas e sociais |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Letícia
De acordo com a constatação de Maria Lucia Montes1, o Brasil é um país marcado historicamente pela forte influência da religião. A Igreja Católica Apostólica e Romana, durante cinco séculos de absoluta hegemonia, sempre procurou garantir sua projeção na vida pública, social e política. O elo estabelecido entre a Igreja católica e o Estado brasileiro, institucionalizou-se durante o período imperial, sob o regime do padroado. A partir desse contexto, desde 1855, quando a freguesia de Botucatu, elevou-se à categoria de vila, a Igreja já estabelecia vínculos com o processo de formação da cidade.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Violência e sagrado: o que no criminoso anuncia o santo? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREITAS, Eliane Tânia Martins de
Este artigo apresenta um exame preliminar de dois cultos religiosos populares que ocorrem atualmente no Nordeste do Brasil. Em dois cemitérios, no Rio Grande do Norte, o cangaceiro Jararaca e o ladrão homicida Baracho (espécie de ‘serial killer’, conhecido como ‘matador de motoristas’), são objetos de devoção religiosa por parte de crentes que afirmam ter alcançado milagres por seu intermédio ou que acreditam que virão a alcançá-los por meio de promessas que então, à beira de seus túmulos, não hesitam em fazer. A fé em seus milagres convive com a memória dos feitos dos bandidos que foram em vida, narrados com um misto de admiração e reprovação moral. O tradicional modelo do bandido social, que rouba para dar aos pobres, vem então em seu socorro, de modo a permitir uma continuidade entre o passado criminoso e o presente ‘santificado’. Dentre os fatores centrais nesse processo de ‘santificação’ do bandido, segundo o discurso dos entrevistados, estão a morte violenta e o sofrimento físico e moral a ela associados. O quadro esboçado aqui nos mostra que se trata de santos muito especiais, isto é, santos precários, posto que sua santidade é objeto de constante controvérsia e contestação mesmo por aqueles que acreditam em seu poder de operar milagres. E parece ser mesmo isso o que os torna tão interessantes, mesmo do ponto de vista dos seus adeptos.
Palavras-chave: Santos populares. Criminosos. Bandido social. João Baracho. Jararaca (José Leite de Santana).
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