Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Afinidade entre o Budismo e o pensamento de Vergílio Ferreira - uma aproximação ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Bruno Béu de
A procura do autoconhecimento detém uma posição principial, renovadora e dinamizadora no corpo da doutrina e da prática budista. Essa procura, e assim a aventura que sempre pressupõe, destinada enfim por um não-conhecimento antecipado do caminho, vai a par, tal é bom de ver, com o (re)conhecimento fundo de um autodesconhecimento ou ignorância de si. Na correlação de ambos se joga um mesmo acto, que só a análise separa, mas que se indistinguem num mesmo acontecimento. Tal é tanto mais manifesto, quanto tratamos aqui do conhecimento de si, no caso, da perplexidade que acompanha o desconhecimento de si, que pela dessolidificação que de dentro implica, fissura o tempo e o continuum, até então habituais, e, de tão próxima, urge, e não pode mais que comprometer aquele que aí se desconhece.
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547 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Educação e instituições religiosas ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
OTTO, Clarícia; KRETZER, Altamiro Antônio
Neste trabalho objetiva-se discutir sobre o processo de socialização por meio do qual as instituições religiosas inculcam determinadas verdades. Especificamente, refere-se à Igreja Católica no Brasil e de seus procedimentos estratégicos no campo educacional, no período republicano. Os porta-vozes dessa instituição fazem acreditar em modos de pensamento preestabelecidos que devem ser incorporados. Obviamente, esse processo é dinâmico, e, em meio a conflitos e resistências, indivíduo e instituição interagem influenciando-se mutuamente. Metodologicamente, para demonstrar como os sujeitos do campo religioso constroem trajetórias de ação institucional no campo educacional, de modo a não se perceber as fronteiras entre um campo e outro, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte aborda os aspectos teóricos e contextuais da Igreja Católica. A segunda exemplifica como os padres da Ordem Franciscana assumiram o processo de socialização institucional ao incorporarem um conjunto de valores em prol e pelo monopólio da educação escolar.
Palavras-chave: Educação. Igreja Católica.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Os penitentes do senhor dos passos, diversidade e identidade na religiosidade polular ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
BITTENCOURT JR, Antonio
A procissão do Senhor dos Passos é celebrada no segundo sábado e domingo da quaresma1 quando uma multidão de fiéis se aglomera nas estreitas e tortuosas ruas da centenária cidade de São Cristóvão, no Estado de Sergipe. Dentre os participantes da procissão do Senhor dos Passos, destacamos pelo seu caráter ímpar, os penitentes, promesseiros que inspirados na própria imagem do Senhor dos Passos que é uma representação de Jesus Cristo a caminho do calvário, acreditam que é através da dor, do sofrimento, da privação ou da exposição pública da sua fragilidade, que se manifesta mais verdadeiramente a expressão da fé. O estudo da Procissão dos Penitentes do Senhor dos Passos pretende contribuir para a reafirmação do caráter multifuncional das manifestações do universo religioso popular.
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544 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st1.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Representações e práticas mortuárias na cultura popular brasileira: influências e apropriações ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
ANDRÉ, Richard Gonçalves
Este artigo tem por objetivo estabelecer um quadro analítico concernente às principais características das representações e práticas mortuárias existentes na cultura popular brasileira, tais como: o conhecimento do momento do trespasse; a participação da coletividade durante a agonia e o velório; as práticas de exortação e evocação dos mortos; o sepultamento em igrejas e, por fim, o processo de cemiterização. Da perspectiva teórico-metodológica, serão utilizados alguns dos conceitos da história cultural e da história das religiões, tais como representação, prática, apropriação, cultura popular, mito e rito, compreendendo as religiões e religiosidades como fenômenos culturais. A partir dessa reflexão, conclui-se que houve a permanência desse imaginário mórbido na atualidade, a despeito da expansão dos discursos médicos e higienistas no século XIX. Sobrevivência, contudo, que possui características próprias, uma vez que as atitudes em questão respondem aos problemas decorrentes de um diferente contexto histórico.
Palavras-chave: Morte. Representação. Prática. Apropriação. Cultura popular.
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