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santo daime (0)


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Religião no Contexto da Cultura, Teologia e Ética Global Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
HEFNER, Philip

A AIDS/HIV é um tema especial e desafiador para a teologia porque incorpora várias dimensões da reflexão inter-religiosa: a teologia, a ciência e a ética. Este artigo apresenta uma paleta de questões que são ao mesmo tempo desafio e fonte de recursos na abordagem do tema. São considerados três tipos de questões: (1) o papel da religião na cultura, (2) as interpretações teológicas sobre natureza, doença e mal e (3) a formação de uma ética global.

Palavras-chave: Cultura. Doença. Ética global. HIV/AIDS. Mal. Meta-narrativa. Morte. Organização da consciência.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Formação do Professor de Ensino Religioso (I) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo; Boeing, Antonio

No Brasil, somente nos Estados de Santa Catarina e Pará encontramos licenciaturas para formar o professor do Ensino Religioso. Em todos os outros Estados da Federação existem cursos livres, de extensão ou de especialização para complementar a formação de professores de outras áreas no campo do Ensino Religioso. Lembramos que é a graduação que habilita o docente a atuar na educação básica, as demais modalidades apenas complementam em situação de ausência do profissional habilitado.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação acadêmica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Efetivação do Ensino Religioso nas escolas públicas no Paraná Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Aluna: Tânia Conceição Iglesias do Amaral
Prof. Dr. Cezar de Alencar Arnaut de Toledo (orientador)

A partir da promulgação da alteração do artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394 de 20 de dezembro de 1996), feita pela Lei 9.475/97, o Ensino Religioso tem-se constituído em um foco de grande interesse, discussão e pesquisa em âmbito nacional. O núcleo desse interesse é questionamento da legitimidade do Ensino Religioso, principalmente na escola pública, e mais recentemente a inserção dessa modalidade de ensino como disciplina constante da base comum da grade curricular da educação nacional brasileira. Ocorre que, durante o processo histórico educacional do Brasil, excetuando o período da instituição da República, quando se estabeleceu um conflito entre Estado e Igreja, o Ensino Religioso sempre foi nomeado como disciplina escolar, mesmo que nem sempre tenha tido tal caráter. A novidade é que a partir de julho de 1997, por meio da Lei 9.475, o Ensino Religioso ganhou uma nova configuração que se encontra organizada no documento intitulado Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), que lhe permitiu ser assumido como parte integrante da formação básica do cidadão pelo sistema educacional brasileiro no campo da organização dos conteúdos do componente curricular.

Palavras-chave: Ensino religioso. Escola pública. Sistema educacional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!"Bye Bye, Brasil": o Declínio das Religiões Tradicionais no Censo 2000 Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PIERUCCI, Antônio Flávio

No campo das religiões em nosso País, estamos diante de mudanças sociais aceleradas. Elas são principalmente culturais, mas têm importante dimensão demográfica e é justamente para salientar a significação sociológica mais ampla dessa dimensão populacional inevitável, que o artigo elege o ponto de vista do declínio demográfico de três das nossas religiões tradicionais: o catolicismo, o luteranismo e a umbanda. São mutações socioculturais de monta essas que o censo demográfico de 2000 descreve com números checados e rechecados por pessoal técnico da maior competência, dotados, por isso, da vantagem comparativa de ser altamente confiáveis, diferindo nesse aspecto dos dados quantitativos que circulam normalmente na mídia, provenientes não raro de fontes religiosas de (des)informação.

Downloads 1793  1793  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Entre crentes e pagãos: ensino religioso em São Paulo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LUI, Janayna de Alencar

O artigo procura refletir sobre as estratégias de atuação dos atores envolvidos no processo de implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado de São Paulo, tendo como foco as relações instituídas no interior do campo estudado. Com a análise da interpretação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e a posterior modificação de seu artigo n. 33 pela Lei n. 9.475/97, algumas questões envolvendo a escolha dos conteúdos, capacitação docente e formação do professor aparecem como indicativas para se entender o posicionamento dos grupos envolvidos. Pela participação de grupos como o Conselho de Ensino Religioso de São Paulo, a Associação dos Professores de Ensino Religioso de São Paulo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual de Educação é possível compreender a formação do campo de disputa decorrente da implantação da disciplina nas escolas públicas.

Palavras-chave: Educação religiosa. Escolas públicas. Currículos. São Paulo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Retorno ao Judaísmo no Nordeste Brasileiro: O Caso dos Marranos Potiguares Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Marcos

O texto procura historiar o movimento de retorno dos marranos nordestinos, especificamente potiguares, ao judaísmo. Começa analisando o caso paradigmático dos marranos de Belmonte, em Portugal, nas primeiras décadas do século XX. Depois, apresenta as origens remotas da comunidade judaica de Natal, no início do Século XX, formada por imigrantes vindos do leste europeu. O objeto principal é o trabalho de um grupo de bnei anussim potiguares, a partir de meados da década de 1970, que, além de retomarem sua identidade judaica ancestral, se esforçam por revitalizar a vida comunal judaica na capital potiguar, que havia se extinguido ao final da década de 1960. Através de uma caracterização mínima desta comunidade judaica natalense é possível perceber sua peculiaridade.

Palavras-chave: Marranismo. Judeus em Natal. Identidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da Cultura (I) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

Ao falar da significação da cultura, não me reportarei ao conceito dado pelo senso comum, o qual dirá que "cultura é tudo o que é produzido pelo homem que o difere dos animais". Este conceito não deixa de ser uma verdade, mas para compreendermos o significado da cultura precisamos ir além. Para os autores Clifford Geertz e Michel de Certeau, cultura denota um padrão de significados incorporados aos símbolos e historicamente transmitidos. Expressões de forma simbólicas por meio dos quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seus conhecimentos e suas atitudes em relação à vida.

Palavras-chave: Significação. Cultura. Simbólico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Sagrado como foco de fenômeno religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Gil Filho, Sylvio Fausto

O presente artigo traz à discussão que o sagrado e o profano seriam dois universos da existência assumidas pelo homem em sua história. São maneiras de ser no mundo e no cosmos. A referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria existência. De modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às ciências humanas como à filosofia e à religião.

Palavras-chave: Sagrado. Profano. Existência.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Retorno do Mito: Implicações para os Estudos em História das Religiões e Religiosidades Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MENEZES, Jonathan

A religiosidade está na matriz da existência humana. Desde os tempos e lugares sacralizados às mais abjetas instâncias de profanação, o ser humano não se separa de sua supra-existência, de sua faceta (por mais oculta ou rechaçada que seja em alguns) mística e transcendente. E a história se faz a partir das temporalidades e dos homens (sagrados ou profanos): “é a ciência dos homens no tempo”, conforme a célebre frase de Marc Bloch. 1 É precisamente isso que distingue o saber histórico de outros saberes, como observa Eduardo Basto de Albuquerque, isto é: “sua postura de ancorar-se no tempo como fundamento de onde partem todas as suas análises. Sem o tempo não há historiador. Breve ou curto e longo ou muito longo, sempre o tempo é a base na qual todo historiador se finca para realizar suas análises”2, embora, acrescento, não deva admitir ser escravizado por uma tirania, seja em relação ao passado ou até mesmo ao presente. Presente e passado se interpenetram na linguagem de Bloch.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Simbólico no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Schlögl, Emerli

O universo simbólico do qual emergem as culturas religiosas é absolutamente diverso e enriquecido por significações profundas para o psiquismo humano. Não pode haver Ensino Religioso se não houver uma aproximação entre os indivíduos e o contexto simbólico. As religiões, enquanto criações metafóricas do humano em contato com o mistério, fazem uso dos mitos, que nada mais são do que textos construídos sobre os códigos simbólicos, dos rituais que conjugam em si movimentos e desejos na expressão do contato do ser com o mundo supra-sensível.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Simbólico. Cultura religiosa.

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