Categoria: Filosofia Artigos |
Conferência sobre ética |
Versão: Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
WITTGENSTEIN, Ludwig
Meu tema, como sabem, é a Ética e adotarei a explicação que deste termo deu o professor Moore em seu livro Principia Ethica. Ele diz: "A Ética é a investigação geral sobre o que é bom." Agora, vou usar a palavra Ética num sentido um pouco mais amplo, um sentido, na verdade, que inclui a parte mais genuína, em meu entender, do que geralmente se denomina Estética. E para que vejam da forma mais clara possível o que considero o objeto da Ética vou apresentar antes várias expressões mais ou menos sinônimas, cada uma das quais poderia substituir a definição anterior e ao enumerá-las pretendo obter o mesmo tipo de efeito que Galton obteve quando colocou na mesma placa várias fotografias de diferentes rostos com o fim de obter a imagem dos traços típicos que todos eles compartilhavam.
Palavras-chave: Ética. Conferência. valores.
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658 0 bytes UFSC |
Categoria: Filosofia Artigos |
Considerações sobre o turismo hedonista na atividade turística e de eventos |
Versão: Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
PADILHA, Andréia de C.; LIMA, Jaqueline S. de
O presente artigo se propõe a realizar um estudo sobre o hedonismo, que é entendido como a busca pelo prazer, filosofia esta de origem grega que teve como seus percussores Aristipo de Cirene e Epicuro. Em grande parte a filosofia hedonista consiste em viver a vida de uma forma prazerosa e satisfatória, podendo tornar-se uma atividade propulsora para o turismo e para os eventos. Pretende-se com tal estudo disponibilizar informações sobre o turismo hedonista, demonstrando de que forma é realizado e quais as necessidades de quem o pratica. Verifica-se que o turismo hedonista ainda é pouco conhecido e divulgado, mas que por ser uma atividade onde a satisfação dos prazeres é o objetivo principal, o seu desenvolvimento tende a ser positivo podendo proporcionar rentabilidade para os empreendimentos do setor turístico potencializando o segmento de eventos, devido às festas realizadas serem diferenciadas, temáticas e exclusivas para satisfazer o público participante.
Palavras-chave: Hedonismo. Prazer. Eventos. Turismo.
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Categoria: Filosofia Artigos |
Contra o abuso da ética e da moral |
Versão: Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
ROMANO, Roberto
O autor, que ensina ética e filosofia política, deseja com este artigo indicar o perigo da inflação de palavras como "ética" e "moral" no vocabulário de nossos dias. Ele considera que o desgaste de tais termos, o seu uso indiscreto e indiscriminado, apenas auxilia o niilismo dos valores que domina a sociedade moderna. Como exercício para uma retomada dos conceitos na sua ordem própria, apresenta uma tradução do verbete, apresentado na Enciclopédia de Diderot e D´Alembert, sobre a ciência moral. Ali, são dadas as bases filosóficas do conceito, desde a antiguidade até os tempos modernos. A leitura do verbete pode ajudar no estabelecimento de padrões mais definidos sobre a moral, a ética e os valores que definem os direitos e deveres sociais, o que é relevante para a educação.
Palavras-chave: Ética. Moral. Filosofia antiga. Filosofia das luzes. Direito. Estado.
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1910 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Filosofia Artigos |
Corpos. Uma anatomia política na Idade da Biotécnica |
Versão: PDF Atualização: 29/5/2013 |
Descrição:
PECORARO, Rossano
Este artigo é dedicado ao exame filosófico das dinâmicas do poder (político, jurídico, médico--científico) sobre a vida e os corpos na Idade da Biotécnica, no nosso mundo, no horizonte da cultura contemporânea. O nosso texto se articulará em torno de três eixos, a saber, a reconstrução genealógica dos elementos principais do “conceito” de biopolítica; as “relações” entre bíos e vontade de potência; a “técnica dos corpos” e a “política dos corpos”. Essencial, para o desdobramento e a fundamentação teorética do nosso discurso, será o diálogo e confronto com uma série de autores contemporâneos, in primis Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Jean-Luc Nancy, Roberto Esposito.
Palavras-chave: Estatização dos corpos. Biopolítica. Biotécnica. Eugenia. Filosofia contemporânea.
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1574 0 bytes Revista de Filosofia Aurora http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RF?dd1=412 |
Categoria: Filosofia Artigos |
Crítica da técnica, crítica da filosofia: Heidegger e Simondon |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
FRAGOZO, Fernando Antonio Soares
O presente artigo tem como objetivo apresentar as críticas de Martin Heidegger e de Gilbert Simondon à concepção corrente da técnica, referida por Heidegger como a “concepção instrumental e antropológica da técnica”. Trata-se de mostrar que as críticas desses pensadores, por mais diferentes que possam ser seus universos conceituais, seus objetivos e seus métodos, são ambas realizadas a partir de um processo de interpretação desconstrutiva dos conceitos de “instrumentalidade”, “alienação” e "hilemorfismo”, num conjunto crítico que a cada vez relaciona diretamente crítica da técnica à crítica da filosofia. Nesse sentido, as análises são apresentadas a partir dos respectivos horizontes de reflexão filosófica de cada autor: no caso de Heidegger, o projeto de elaboração da ontologia fundamental e, posteriormente, o pensamento da história do ser e, no caso de Simondon, a questão da individuação.
Palavras-chave: Crítica da técnica. Crítica da filosofia. Instrumentalidade. Alienação. Hilemorfismo.
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1104 0 bytes Revista de Filosofia Aurora http://www2.pucpr.br/reol/index.php/RF?dd1=412 |
Categoria: Filosofia Artigos |
Da educação inclusiva: das diferenças como possibilidades (da teoria à prática) |
Versão: PDF Atualização: 8/11/2012 |
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Detendo-se na questão que envolve a educação inclusiva, a investigação recorre à noção de diversidade para caracterizar um processo que se impõe como a afirmação do direito à diferença e demanda a adequabilidade das estruturas socioculturais no sentido de possibilitar o cumprimento da legislação que, não se restringindo ao âmbito da instituição escolar e do sistema educacional que as compõem, mas tendo-o como fundamento, converge para construir as condições necessárias para viabilizar a condição de cidadania para os portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, entre outros problemas que representam um grau de dificuldade no tocante à adaptação ao arcabouço social que afeta desde a relação de ensino e aprendizagem até o exercício da atividade profissional e requer não menos do que a descoberta, a utilização e a ampliação das suas potencialidades, tanto quanto, em suma, a emergência das suas aptidões.
Palavras-chave: Diversidade. Educação inclusiva. Sociedade igualitária. Trabalho.
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860 0 bytes Lentes Pedagógicas 200.233.146.122:81/revistadigital/index.php/lentespedagogicas/issue/current; |
Categoria: Filosofia Artigos |
Da Essencialização da Realidade |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Ação que intencionaliza a construcionalidade humana de acordo com um arcabouço paradigmático institucionalizado pela sociedade [ou melhor, através de uma de suas classes ou segmentos, em nome dela], o processo formativo-educacional tende a atribuir caráter preeminente à constitutividade do ser social ou a absolutizar a estruturalização individual, cujas vertentes o texto em questão aborda, ilustrando a primeira através do pensamento de Durkheim e recorrendo a Rousseau para exemplificar a segunda, embora até mesmo nesta haja um rastro de prerrogativas que esboçam a silhueta do cidadão, arquétipo não circunscrito àquela, mas que pode emergir, e emerge, guardando relacionalidade com a contextualidade sociocultural [e consequencialmente política, econômica, histórica], como o demonstra Bourdieu.
Palavras-chave: Social. Consciência. Individual. Educação. Cultura.
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