Categoria: Física Artigos |
1905: Um ano miraculoso |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
MOREIRA, Ildeu de Castro
É impressionante que um único cientista, Albert Einstein, em poucos meses, tenha dado contribuições tão importantes para a Ciência e que alterariam profundamente nossas concepções sobre o espaço e o tempo, bem como sobre a estrutura da radiação. Não é à toa que 1905 foi designado o annus mirabilis – em latim, ano miraculoso, admirável – de Einstein. Entre março e setembro, Einstein produziu cinco trabalhos extraordinários que mudaram a face da Ciência moderna e que tornaram o cientista mais famoso do século passado. Em abril, temos sua tese de doutoramento sobre as dimensões moleculares e, em maio, sua análise do movimento browniano, que possibilitou a confirmação experimental definitiva da existência de átomos e moléculas - teoria atômica da matéria, uma revolução que se estendeu por séculos. Assim, este artigo faz uma incursão por esses trabalhos, que, escritos em estilo conciso e direto, são joias preciosas da cultura universal. Sempre que possível, nos apoiaremos nas palavras de Einstein. Comentaremos também características desse autor e aspectos do contexto da Ciência, da tecnologia e da cultura de sua época, que podem contribuir para um melhor entendimento de sua façanha.
Palavras-chave: Albert Einstein. Espaço e tempo. Teoria atômica da matéria. Movimento browniano.
|
3124 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/ |
Categoria: Física Artigos |
A Argumentação no Discurso de um Professor e seus Estudantes sobre um Tópico de Mecânica Newtoniana |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do
Neste artigo consideramos algumas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Física à luz de um referencial teórico argumentativo (BILLIG, 1996) com bases avaliativas (TOULMIN, 1958). Para tanto, foi selecionado e analisado, segundo esses referenciais, um episódio de ensino com contraposição de ideias sobre uma noção cuja definição tem sido pouco considerada na própria literatura especializada: o repouso mecânico. Nesse processo, averiguamos como a ação pedagógica do professor formador refletiu-se na produção de argumentos por parte dos licenciandos. Por fim, tecemos algumas comparações destes resultados com aqueles da educação básica.
Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação.
|
1812 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007 http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1084 |
Categoria: Física Artigos |
A Busca da Liberdade e a Educação Básica de Santos Dumont |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre
Um ponto, algo intrigante na formação de Santos Dumont reside no fato dele não ter frequentado a escola formal, no período em que o fez, não adaptou-se muito bem ao sistema de ensino vigente. Este artigo comenta um pouco desse lado do inventor, e está baseado em parte do primeiro capítulo do livro Santos Dumont e a Física do Cotidiano, do mesmo autor (Editora Livraria da Física, São Paulo, 2006).
|
2530 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/ |
Categoria: Física Artigos |
A disciplina e o conteúdo de cinemática nos livros didáticos de Física do Brasil (1801 a 1930) |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
NICIOLI, Roberto B. Junior; MATTOS, Cristiano Rodrigues de
Neste artigo, analisamos como o conteúdo de cinemática foi tratado nos livros didáticos de Física utilizados no ensino brasileiro desde o século XIX até a década de 1930. Mostramos que os livros usados no início do período estudado eram, em sua maioria, franceses. Mas, ao final do século XIX e no início do século XX, houve um grande aumento da produção de livros didáticos de Física e o surgimento de autores nacionais, principalmente de professores de colégios renomados. Analisando o conteúdo de cinemática nestes livros, identificamos que houve vários tipos de enfoque ao longo do tempo. Tais mudanças podem ser justificadas por meio de um recorte sobre a história da disciplina Física, mostrando uma forte relação do conteúdo dos livros com a história da disciplina. Além da conexão entre livro didático e disciplina, ficam claras outras ligações quando consideramos a história das instituições educacionais e o sistema de exames preparatórios instituídos na passagem do século. Nesse sentido, discutimos as várias influências que alteraram o quadro educacional brasileiro nas primeiras décadas do século XX e que deram forma ao perfil dos livros didáticos de Física brasileiros, o qual predominou por várias décadas e que deixou traços até os dias de hoje.
Palavras chave: Física. Disciplina. Currículo e livro didático.
|
2297 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V13(3), 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=196 |
Categoria: Física Artigos |
A entropia de Hawking para buracos negros |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
BASTOS FILHO, Jenner Barretto; ARAÚJO, Roberto Moreira Xavier de
A expressão matemática da entropia de um fenômeno que seja, a um só tempo, quântico, relativístico e gravitacional deve conter explicitamente a constante de Planck , a velocidade da luz no vácuo e a constante da gravitação universal de Newton G. Além disso, a entropia enquanto conceito termodinâmico e estatístico também deve conter explicitamente a constante de Boltzmann k. Partindo dessas ideias diretrizes obtemos a fórmula da entropia de Hawking para buracos negros em N dimensões, lançando mão: (i) dos métodos da análise dimensional; (ii) da conexão entre entropia e informação; e, (iii) do princípio holográfico. Palavras-chave: Entropia de Hawking. Análise dimensional. Buracos negros.
|
3093 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=4 |
|