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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia da Inovação: uma Metodologia de Regionalização das Informações de Gastos em P&D no Br Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
SIMÕES, Rodrigo; OLIVEIRA, Alessandra; GITIRANA, Ayane; CUNHA, Juliana; CAMPOS, Márcia Campos e CRUZ, Wellington

A análise da produção científica e tecnológica no território brasileiro, a fim tanto de entender os determinantes desta prática no espaço, bem como contribuir para a elaboração de políticas específicas para o fomento destas atividades, tem sido objeto de vários estudos contemporâneos. Estes, geralmente, utilizam-se de variáveis proxies, sendo as mais comumente encontradas na literatura nacional as referentes a publicações de artigos e a registros de patentes. A publicação da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica – Pintec, em 2002 abriu a possibilidade de se avaliar o desenvolvimento tecnológico brasileiro a partir de gastos em P&D, colocando o País no rol daqueles que divulgam estatísticas utilizando metodologia internacionalmente aceita sobre o assunto. Não obstante a disponibilização destas informações pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ainda são poucos os trabalhos que utilizam-nas para um estudo mais detalhado da distribuição
espacial da inovação tecnológica brasileira.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia histórico-cultural da Escola de Berkeley – um precursor ao surgimento da História Ambien Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MATHEWSON, Kent; SEEMANN, Jörn

No decorrer das últimas três décadas, a história ambiental se tornou um subcampo reconhecido com seus próprios clássicos, um grande número de monografias notáveis, um fluxo contínuo de artigos publicados e mais do que mil pesquisadores ativos em vários continentes, incluindo uma comunidade crescente na América Latina. Um olhar para além dos limites disciplinares da história mostra que há também outras tradições que se enquadram perfeitamente na temática. A geografia histórico-cultural da Escola de Berkeley sob a égide de Carl Sauer talvez seja uma dessas perspectivas alternativas conhecidas. Muitos estudos de Sauer, seus alunos e colaboradores podem ser considerados pesquisas em história ambiental; muitas delas se baseiam em matérias sobre a América Latina. Neste artigo, procuramos traçar o desenvolvimento dessa corrente alternativa para a história ambiental que se iniciou com a tese de doutoramento de Carl Sauer em 1915 e se consolidou nos anos 50, tendo sua continuidade no presente através dos trabalhos de diversos geógrafos.

Palavras-chave: Carl Sauer. Escola de Berkeley. Abordagem histórico-cultural.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A geografia humanista no III milênio: uma nova perspectiva Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

O artigo evidencia a geografia humanista e suas formas inovadoras de trabalhar com os saberes. Para tanto faz pequena reflexão sobre o conhecimento geográfico no III milênio e as novas perspectivas humanistas deste conhecimento. Portanto destaca o sentimento e a emoção, partindo do subjetivismo e da relação que as pessoas tem com o ser espaço vivido e percebido. Estas reflexões são tratadas enquanto conhecimento de modo geral e geográfico em particular, destacando neste, as categorias que envolvam o cotidiano local, como as mais evidentes e substanciais, tanto para a ciência como para o seu ensino da disciplina geográfica.

Palavras-chave: Geografia Humanista. Subjetivismo. Ciência-Ensino.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia na sala de aula: Informática, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográfica  Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SAUSEN, Tania Maria; MACHADO, Clairton Batista

Este trabalho é um tutorial, que usa computador, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica, recursos a serem aplicados como subsídio para o ensino de Geografia no ensino fundamental e médio. Esses recursos tornam possível a observação ea análise de áreas geográficas por estes estudantes de várias maneiras, como a representação da paisagem e da influência do homem sobre ela. Foi utilizado o software Spring 4.0 - Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas, desenvolvido pelo INPE em 2003, para a criação de um banco de dados nomeado como "Geografia" contendo os seguintes projetos: "Brasil", "Rio Grande do Sul" e "Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí". Cada um deles se aproxima do seguintes aspectos: localização, extensão territorial, divisão política, hidrografia e ambientais impactos.

Palavras-chave: Geografia. Sensoriamento remoto. Informática. SIG. Espaço geográfico.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia namorada da Matemática estava enamorada do design, que quis namorar a Educação Popular Versão: 
Atualização:  3/9/2014
Descrição:
GIBRÁ, Edgar

A geografia namorada da matemática estava enamorada do design, que quis namorar a educação: o projeto Local – Greenwich Mean Time. Este artigo resulta de um trabalho/pesquisa feita para uma disciplina de desenho industrial. Essa pesquisa tem como particularidade o seu método, que se funda num rigor flexível, dando lugar à intuição e à sensibilidade; não obstante, lança-se mão de procedimentos científicos, como a semiótica e a análise do discurso. Além de tudo o mais, alia-se à lógica da interseção das relações “inter” e “transdisciplinares”. O objetivo geral deste ensaio é relatar as etapas do projeto, que se divide em dois elos: 1) percepção da necessidade de reformulação do método de ensino de fuso horário e dedução de uma fórmula matemática alternativa; 2) pesquisa e construção da proposta de design instrucional para o ensino da nova forma de cálculo.

Palavras-chave: Geografia. Matemática. Fuso-horário. Ensino. Cartografia.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia saindo da sala de aula para o mundo Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CASSOL, Ana D. C.

A Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive. Jamais poderá ser uma disciplina estanque. A falta de atenção e de disponibilidade no aprendizado fez repensar minhas práticas dentro da sala de aula. Fez ver que o tédio de uma aula está justamente na falta de oportunidade em aprender. Esta oportunidade somente será oferecida pelo professor. Partindo destes pressupostos comecei a diversificar minhas técnicas metodológicas. As práticas pedagógicas foram substituídas com vários recursos pedagógicos como: trabalho de campo, aulas na cozinha, no riacho, no mato, sentados no gramado, recriando ambientes, criando espaços de novidades e curiosidades. O espaço usado nas aulas eram sugestões dos educandos. É importante lembrar do trabalho coletivo, no qual a família foi convidada a ajudar em certas atividades com coleta de materiais e sucatas, contribuição com ingredientes para realização das práticas culinárias. Assim, indiretamente, os pais interagiam com a classe. Castrogiovanni (1998) acredita na importância e mesmo na necessidade de uma educação voltada para a cidadania, considerando, assim, os valores e os padrões culturais da vida e de aprendizagem dos grupos sociais. Segundo o mesmo autor, é pela educação que tais sociedades podem expressar sua cultura, seu saber e defendê-los a fim de impedir a massificação e a globalização de outros valores tidos como certos e universais. Não podemos deixar nossas crianças crescerem não sabendo o básico geográfico. E só haverá a verdadeira educação quando nos livrarmos das “amarras” tradicionais e investirmos numa educação que busca, que experimenta, que faz, transforma e conclui. Assim teremos verdadeiros sujeitos transformadores do meio em que vivem e cidadãos comprometidos com a sua rua, seu bairro, seu município, pais e o mundo que habita.

Palavras-chave: Geografia. Práticas pedagógicas. Educação. Cultura. Aprendizagem. Ensino.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A importância da utilização de jogos aplicados ao ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
VERRI, Juliana B.

Este trabalho tem como objetivo analisar e traçar melhorias relativas ao ensino de Geografia, tendo em vista a compreensão e aprendizado dos alunos, de modo que esse aprendizado não se torne apenas saber ou conhecer algo, mas que possa incluir outras habilidades. Foi neste sentido que surgiu o interesse de avaliar e propor jogos para a sala de aula no ensino de Geografia. A aplicação de jogos tende a tornar o ensino de Geografia mais eficiente contendo nesse processo um alto valor educativo e motivador.

Palavras–Chave: Jogos. Ensino. Geografia. Aprendizagem.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A importância das instalações de parques públicos de lazer em áreas urbanizadas, o caso de Paranaguá Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
PINTO, Carlos Roberto; SAUER, Carlos

A importância da implantação de espaços destinados ao lazer e de manutenção da qualidade ambiental nas cidades é cada vez maior, pois, em áreas urbanizadas, os problemas ambientais ganham maior amplitude. Diante dessa constatação faz-se necessário medidas que tenham como objetivo diminuir os efeitos produzidos pela urbanização acelerada e desordenada. O município de Paranaguá carece de áreas verdes destinadas ao lazer, esses espaços, preservados dentro do perímetro urbano contribuem para o equilíbrio entre as relações da população com o seu meio ambiente. Nesse sentido, baseado em análise das condições naturais, concordância com a legislação vigente e pesquisa com os próprios munícipes buscou-se encontrar locais mais adequados para a instalação desse tipo de infraestrutura.

Palavras-chave: Parques. Áreas de lazer. Qualidade ambiental. Meio ambiente. Paranaguá.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A inserção de geotecnologias na escola por meio de jogo educativo Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CRISCUOLO, Cristina; BACCI, Denise de La Corte; FURTADO, André Luiz dos Santos; RODRIGUES, Cristina Aparecida Gonçalves; SILVA, Shirley Soares da; DOURADO, Luciane

O uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino é considerado uma demanda dos programas oficiais de educação no Brasil. A inclusão de recursos tecnológicos nas atividades pedagógicas ainda é acompanhada de mitos, que se originam pelo caráter recente de sua presença na sociedade e como consequência, ainda não são todos que aprenderam a lidar com suas potencialidades e limitações. Geotecnologias são ferramentas úteis de apoio à pesquisa para produzir informação com referência espacial (mapas, gráficos, tabelas, etc.), baseadas no uso de produtos de sensoriamento remoto e programas computacionais. Diante do potencial interdisciplinar que as imagens de sensoriamento remoto desempenham na execução de projetos em educação ambiental, constata-se que são pouco exploradas e equivocadamente mitificadas. Os satélites artificiais e seus produtos encontram-se mais próximos do cotidiano das pessoas do que se imagina e quando presentes nas discussões em sala de aula podem levar o mundo real para o seu interior; permitem a observação direta dos fenômenos analisados, os quais podem ser trabalhados tanto em escalas locais, quanto regionais ou planetárias. Nesse artigo é apresentada uma proposta metodológica de intervenção na abordagem introdutória dos conceitos de paisagem e lugar, a partir do uso de imagens de satélites. A metodologia desenvolvida foi aplicada a cerca de 300 alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Trata-se do jogo da memória denominado “Outros Olhares de Campinas”, elaborado pela Embrapa Monitoramento por Satélite com apoio do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em parceria com a Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, localizada no município de Campinas/SP.

Palavras-chave: Geografia. Geotecnologias. Sensoriamento remoto. Paisagem. Lugar. Imagens de satélite.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A maquete de relevo e o estudo de microbacias no ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MACHADO, Luciano R.; DI MAIO, Angelica Carvalho

O presente projeto pretende ser uma contribuição ao ensino de Geografia. Procura utilizar uma metodologia de ensino que possa tornar as aulas de Geografia, com o estudo da Cartografia, mais atraentes aos alunos. Para tanto, utiliza-se o recurso didático “maquete de relevo”, entendendo que o mesmo é uma atividade prática, ou seja, os alunos participam de forma ativa no seu desenvolvimento, interagindo com o próprio aprendizado. O diferencial nesta atividade, além da própria praticidade em si e da sistematização da metodologia na escola, é o estudo do meio, já que o recorte territorial abrangido pela maquete é a parte urbana da Microbacia onde está localizada a escola, na escala de 1:10000.

Palavras-chave: .Geografia. Cartografia. Maquete. Relevo. Microbacia. Escala. Curva de nível.

Downloads 3057  3057  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.inicepg.univap.br
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