Categoria: Geografia Artigos |
Geografia política e gestão internacional dos recursos naturais |
Versão: pdf Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
RIBEIRO, Wagner Costa
Combinar ideias de autores clássicos da Geografia Política com autores contemporâneos permite analisar temas ambientais em uma escala internacional. Para regular os diversos interesses em jogo, foram criadas convenções internacionais sobre o ambiente, que oferecem novas formas de intercâmbio, comércio e cooperação entre países. Mas a assimetria das relações entre as partes aponta para a necessidade de discutir soberania, sustentabilidade e segurança ambiental, conceitos centrais que sustentam a ordem ambiental internacional, o conjunto de acordos multilaterais sobre o ambiente. Por isso, é fundamental analisar as matrizes teóricas dos conceitos citados combinados com convenções internacionais elaboradas em reuniões de Cúpula, como as de Estocolmo, do Rio de Janeiro e a de Joanesburgo, para reforçar o diálogo na resolução de problemas internacionais.
Palavras-chave: Geografia política. Ambiente. Convenções internacionais sobre o ambiente. Sustentabilidade. Segurança ambiental. Soberania.
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Categoria: Geografia Artigos |
Geografia, história e ecologia: criando pontes para a interpretação da paisagem |
Versão: pdf Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
SOLORZANO, Alexandro; OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de e GUEDES-BRUNI, Rejan Rodrigues
O artigo apresenta uma revisão analítica dos conceitos e limites de abrangência da História Ambiental comparada à Ecologia Histórica. Para tanto, foram discutidas e avaliadas as influências e raízes fundadoras, bem como a incorporação de conceitos de diferentes disciplinas de outras áreas do conhecimento, como Antropologia, História, Geografia, Arqueologia, Etnobiologia, etc. Conceitos tais como paisagem, território (paleoterritório), escalas (espacial e temporal), e região constituem os seus elementos norteadores, em maior ou menor grau de importância. Objetiva-se com esta abordagem a compreensão da História Ambiental e da Ecologia Histórica, além de identificar os conceitos unificadores, em cujo contexto a Geografia destaca-se como a área do conhecimento habilitada a integrar as disciplinas que buscam analisar as relações entre os seres humanos e o seu espaço físico.
Palavras-chave: História Ambiental. Ecologia Histórica. Geografia. Paisagem. Dicotomia ser humano-natureza.
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Categoria: Geografia Artigos |
Geografia, sistemas e análise ambiental: abordagem crítica |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
SALES, Vanda de Claudino
A ascensão mundial da problemática ambiental resulta em grande número de pesquisas de cunho ambiental no âmbito da Geografia. Tal abordagem é considerada como capaz de produzir a sutura teórica entre sociedade e natureza, colocando-se como Geografia Unitária e concretizando o processo iniciado pela Geografia Crítica, de eliminação da Geografia Física. A análise ambiental, porém, pautada em geossistema, naturaliza a sociedade, por nivelar a ação social aos demais elementos do meio. Por outro lado, ele não considera tempo e evolução na dinâmica processual, natural ou social. Nesses termos, a consolidação do caráter social da Geografia estaria sendo costurada em função de uma abordagem acrítica. Tal paradoxo é pautado pela busca de uma identidade para a Geografia, mas também pela defesa de mercado de trabalho, o que demonstra ausência de percepção dos limites entre ciência básica e prática profissional na comunidade geográfica.
Palavras-chave: Geossistemas. Análise ambiental. Sistemas. Geografia física. Epistemologia da Geografia.
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847 0 bytes http://www.usp.br |
Categoria: Geografia Artigos |
GEOIDEA - Geotecnologia como instrumento da inclusão digital e educação ambiental |
Versão: pdf Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
DI MAIO, Angelica Carvalho
O Projeto GEOIDEA (Geotecnologia como Instrumento de Inclusão Digital e Educação Ambiental) tem como objetivo desenvolver e aplicar uma metodologia focada em alunos para inclusão digital através do uso de Sistema de Informação Geográfica, em particular, nas aulas de Geografia. Este trabalho gerou, em digital ambiente, o meios de ensino e aprendizagem de assuntos relacionados à cartografia, tecnologia espacial, meio ambiente, por exemplo, temas como bacias hidrográficas, biomas e áreas naturais protegidas, foi desenvolvido para ser aplicado em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Os recursos das geotecnologias foram usados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Geografia e do tema transversal Meio Ambiente. Um banco de dados geográficos com produtos de sensoriamento remoto e mapas, um conjunto de exercícios, um guia eletrônico, curiosidades sobre os biomas brasileiros e uma sessão de ajuda foram desenvolvidos. As atividades são ligadas ao SIG SPRING 5.0. O SPRING foi especialmente adaptado e customizado para a metodologia proposta, e denominado EDUSPRING (SPRING para a Educação). O EDUSPRING é de cerca de 70% menor que o SPRING original. O protótipo de ensino foi chamado GEOIDEA e está disponível em CD-ROM, tendo sido distribuído gratuitamente para escolas públicas. O projeto contou com a participação de professores do ensino básico no desenvolvimento do CD-ROM.
Palavras-Chave: Geotecnologias na Educação. Novas tecnologias na Geografia. Cartografia e Educação Ambiental.
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550 0 bytes INPE - São José dos Campos |
Categoria: Geografia Artigos |
Geonimia e cartografia da pesquisa histórica ao geoprocessamento |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MENEZES, Paulo Márcio Leal de; Cláudio João Barreto dos Santos
Os nomes geográficos singularizam lugares, identificando-os e claramente mostra que são os testemunhos históricos do Povoamento, descobrimento, conhecimento, presença, permanência entre outros, sobre e do espaço geográfico. Através deles é marcada a passagem de gerações, raças, povos e grupos linguísticos, na sucessão da ocupação de um território. Existe uma dinâmica clara na denominação dos lugares através das injunções políticas, econômicas, ou outras quaisquer, fazendo-os evoluir, transformar ou corromper-se, tornando-os capazes de revelar tendências sociais, religiosas, políticas, entre outras. Este trabalho se propõe a mostrar os principais conceitos teóricos sobre nomes geográficos, bem como sua importância para a pesquisa histórica-geográfica-cartográfica. Também será apresentada como é possível a inserção do Geoprocessamento e Gestão Territorial, trabalhando com uma base de dados abordando o aspecto toponímico.
Palavras-chave: Nomes geográficos. Aspecto toponímico.
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930 0 bytes http://www.uel.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Geotecnologias digitais no ensino médio: avaliação prática de seu potencial |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
DI MAIO, Angelica Carvalho
Esta pesquisa se insere neste contexto pretendendo obter, a partir de um teste na área de Geografia, indicadores tanto do desempenho como da aceitação da educação informatizada no âmbito formal do ensino médio. Espera-se que ela forneça subsídios para opções educacionais, inclusive criando condições efetivas para a adaptação regional do ensino já que o banco de dados utilizado, constituído de material digital, pode ser facilmente adaptado às diversas realidades nacionais. O objetivo principal é avaliar, com alunos e professores, a introdução do ensino informatizado de Geografia no nível médio de escolas da rede pública por meio de testes práticos com um protótipo gerado para esta avaliação. Espera-se que os resultados forneçam subsídios para futuras adaptações das diretrizes educacionais ora vigentes. Em particular, é abordado o ensino por intermédio de geotecnologias em ambiente de rede, que envolve noções de Cartografia, sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica, visando o estudo do espaço geográfico e suas transformações.
Palavras-chave: Geografia. Ensino. Geotecnologias. Cartografia. Sensoriamento remoto. SIG. Espaço geográfico.
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Categoria: Geografia Artigos |
Geotecnologias na aprendizagem da Geografia: alternativas para inclusão digital |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
LOBÃO, Jocimara Souza Britto; CHAVES, Joselisa Maria
A invenção da escrita foi uma das primeiras formas de exclusão social, pois eram poucos os que tinham acesso a esse conhecimento. A escrita, ou melhor, a alfabetização ainda é uma forma de exclusão em meio a tantas outras. Assim, quanto mais se avança em termos de tecnologia mais difícil fica o acesso da grande massa de excluídos. Desta forma, integrar os alunos de escolas públicas à novas tecnologias é sem duvida um salto para atingir esse objetivo. Ou seja, oportunizar que os alunos de escolas públicas entrem em contato com o mais importante aparato tecnológico atual - a informática, com a finalidade de dinamizar a aprendizagem da Geografia. E por meio do domínio dessas novas tecnologias, possibilitar sua inclusão digital. No mundo atual, onde a ciência e a tecnologia dominam todos os espaços, sejam eles físicos, sociais ou mesmo virtuais, a educação não poderia ficar fora desse contexto. O projeto consistiu na utilização de novas tecnologias – computadores, internet, software, conceitos básicos de Sistemas de Informações georeferenciadas (SIG) e sensoriamento remoto para a pesquisa e organização de dados pertinentes a um tema proposto, trabalhados com alunos da UEFS, professores e alunos do ensino médio, no Colégio Estadual Odorico Tavares.
Palavras-chave: Geografia. Inclusão digital. Alfabetização. Tecnologias. Educação. SIG. Sensoriamento remoto.
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Categoria: Geografia Artigos |
Globalização e mudanças na configuração espacial: da economia mundial: uma visão panorâmica das últi |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
GALVÃO, Olímpio J. de Arroxelas
Este artigo faz um exame dos macrocenários mundiais nas últimas décadas, apontando os principais problemas atuais, os riscos, desafios e oportunidades com que se defrontará o mundo ao longo dos próximos anos. O trabalho mostra que nas últimas décadas aumentou significativamente a distância entre os países ricos e pobres, mas o desempenho da economia mundial, do ponto de vista geográfico, ocorreu de forma extremamente desigual. Enquanto o Sul e o Leste da Ásia apresentaram desempenho extraordinariamente dinâmico, a maioria das demais regiões do mundo em desenvolvimento, e de modo particular a África Subsaariana, os países ex-comunistas da Europa e a América latina exibiram taxas medíocres ou mesmo negativas de crescimento de seus PIBs per capita. Com esse padrão de evolução, a economia mundial estaria passando por grandes mudanças na configuração espacial da produção, alterando o equilíbrio das forças econômicas globais e criando uma nova geografia do poder. Um contraponto com o Brasil é apresentado ao final do artigo.
Palavras-chave: Globalização e macrocenários mundiais. Brasil. China e Índia. Mudanças na geografia econômica mundial.
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3197 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
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