Categoria: História Artigos |
Leitura e uso das fontes no ensino de História |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
TOMAZ, Paulo C.
Esta comunicação tem por objetivo analisar as principais correntes historiográficas no estudo de História, tais como o Positivismo, o Marxismo e a História Nova, buscando compreender como essas correntes historiográficas trataram a leitura, a interpretação e o uso das fontes para a compreensão dos acontecimentos históricos. Objetiva igualmente analisar o enfoque dado a esse assunto no ensino de História no Brasil, tendo como base de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 5ª a 8ª séries, cuja finalidade é também capacitar o aluno a "dominar procedimentos de pesquisa escolar e produção de textos, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais." (PCN,1998).
Palavras-chave: Correntes historiográficas. Leitura e uso das fontes. Ensino de História
|
752 0 bytes ALB http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss05_07.pdf |
Categoria: História Artigos |
Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
BÉVORT, Evelyne & BELLONI, Maria Luiza
Para que a sociedade da informação seja uma sociedade plural, inclusiva e participativa, hoje, mais do que nunca, é necessário oferecer a todos os cidadãos, principalmente aos jovens, as competências para saber compreender a informação, ter o distanciamento necessário à análise crítica, utilizar e produzir informações e todo tipo de mensagens. Esta convicção inspirou este artigo, cujo objetivo é apresentar algumas tendências atuais da mídia-educação no mundo, seus conceitos e ações, buscando contribuir para seu desenvolvimento no Brasil. Mídia-educação é importante porque vivemos num mundo onde as mídias estão onipresentes, sendo preciso considerar sua importância na vida social, particularmente no que diz respeito aos jovens. Promover a mídia-educação é importante também porque as defasagens, que separam muitas vezes os sistemas educacionais do mundo que nos rodeia, prejudicam a formação das novas gerações para a vida adulta.
Palavras-chave: Mídia-educação. Educação para as mídias. Educomunicação. Comunicação e educação.
|
743 0 bytes Educação & Sociedade - Unicamp http://www.cedes.unicamp.br/ |
|