Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Entre a história e a literatura: a identidade nacional em Lima Barreto Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
SILVEIRA, Cristiane da.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os cruzamentos entre a literatura e a história para a construção do conhecimento histórico, buscando na primeira um novo olhar sobre a identidade nacional logo após a instauração do regime republicano no Brasil. Para nossas análises privilegiamos a produção literária de Lima Barreto, a qual possibilitou-nos pensar a formação da identidade nacional a partir das várias situações vivenciadas pelos sujeitos marginais da República, ou seja, os negros, os mulatos, homens e mulheres pobres. Identidade essa pautada no sentimento de pertencimento ao país e não por meio do discurso homogeneizador veiculado pelas elites e os governantes, mas da sua busca pela afirmação social.

Palavras-chave: Literatura. Identidade nacional. República.

Downloads 2032  2032  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões & Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Canção Popular e Ensino de História: Possibilidade e Desafios Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
GOMES, Jandynéa de Paula C.

As transformações por que passou o ensino de história, sobretudo a partir da década de 1970, representaram para os professores de história ao mesmo tempo o desafio de renovar a sua prática e a possibilidade de utilizar diversos recursos oriundos das novas tecnologias. Essa renovação está ligada por um lado à aproximação cada vez mais comum entre a produção acadêmica e o ensino e por outro lado pelo desenvolvimento dos recursos áudios-visuais e sua incorporação à educação de forma geral. Vale lembrar que até mesmo uma nova modalidade de educação surgiu do desenvolvimento tecnológico: a educação à distância. Mas, essas novas tecnologias trazem para o professor não só a necessidade de competência
técnica para lidar com elas, como também a necessidade de possuir um censo crítico aguçado para saber o que é de fato contribuição no processo ensino-apredizagem e a melhor forma de utilizá-las.

Palavras-chave: Ensino de História. Canção popular. Análise historiográfica.

Downloads 2287  2287  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH - PB  Site http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/autores.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Fragmentando o Paraná: O estudo de caso do Estado do Iguaçu Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
BURILLE, Celma Faria de Souza; OLIVEIRA, Dennison de

O objeto de reflexão presente nesse trabalho é parte da Introdução da Dissertação do Mestrado em História, do Programa de Mestrado da UFPR, cuja proposta é apresentar uma perspectiva histórica das memórias de sujeitos não protagonistas dos movimentos em defesa da criação do Estado do Iguaçu, emergentes nas décadas de 1960 e 1990. A pesquisa pretende enfrentar alguns desafios para dar conta de pensar as ideias “separatistas” presentes no processo político e social em todo o Brasil e, mais especificamente, na região Sul do país. Para isso, será analisado como, em função desse movimento, aconteceram diversas tentativas de construção de uma identidade própria que diferenciasse essa região das demais regiões do Estado do Paraná e, ao mesmo tempo indagar as motivações ou os sentidos políticos em torno desse discurso da 'homogeneidade identitária' da região, de um determinado grupo político.

Palavras-chave: Paraná. Historiografia. Identidade. Separatismo.

Downloads 2301  2301  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IV Encontro Internacional de História - UEM  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora! Ensino de História e diversidade cultural: desafios e possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
FERNANDES, José Ricardo O.

O tema da diversidade cultural e suas implicações no ensino de história são o objetivo deste ensaio. A edição da Lei no 10.639, de 2003, que introduziu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar da educação básica, contribui para a discussão deste tema, possibilitando a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira.

Palavras-chave: Diversidade cultural. História. Ensino.

Downloads 2307  2307  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre a psykhé nos poemas homéricos Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Anselmo Carvalho de

O presente trabalho trata da concepção de psykhé, um tema com o qual o ser humano se ocupa a milênios. Aborda-se essa questão nos poemas homéricos. Segundo Homero, a psykhé é uma sombra privada de suas características físicas. Ela ganha significação no momento de morte e revela o "não-estar-mais-vivo" do homem. Homero quando não valoriza a vida no além-morte, valoriza a ação do homem neste mundo: no fazer cotidiano e na peleja da guerra.

Palavras-chave: Homero. Psykhé. Homem. Vida.

Downloads 2369  2369  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O uso de fontes históricas nas séries iniciais do Ensino Fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
BERNARDO, Susana Barbosa R.; SIMON, Cristiano Biazzo

O presente trabalho traz algumas reflexões da pesquisa de mestrado em curso intitulada: "A construção do saber histórico nas séries iniciais do ensino fundamental: o uso de fontes", cujo objetivo é refletir sobre a prática docente e discente na produção do saber histórico nessa etapa de formação, a partir do uso de fontes históricas. A pesquisa está sendo desenvolvida no município de Tarumã, localizado no interior do estado de São de Paulo, com uma população de pouco mais de doze mil habitantes. A cidade atende em suas sete escolas de educação básica e em um pólo da Universidade Aberta do Brasil, cerca de quatro mil alunos. Entre as quatro escolas municipais foram selecionadas oito classes, sendo duas do segundo ano, duas do terceiro, duas do quarto ano e duas do quinto ano do ensino fundamental. A seleção ocorreu após a aplicação de um questionário dirigido aos docentes tendo a participação de trinta e quatro, ou seja 87%, dos trinta e nove docentes que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, sendo possível compor o perfil desses profissionais e a disponibilidades dos mesmos em participar da pesquisa.

Palavras-chave: Fontes históricas. Séries iniciais. Historicidade.

Downloads 2399  2399  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://www.oficinasdehistoria.com.br/viii-encontro-nacional-perspectivas-do-ensino-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A Música Caipira em Aulas de História: Questões e Possibilidades Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
CHAVES, Edilson Aparecido; GARCIA, Tânia Maria F. Braga

O presente trabalho apresenta alguns resultados da pesquisa de dissertação de mestrado “A música caipira em aulas de história: questões e possibilidades” defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Área de Concentração: Cultura, Escola e Ensino da UFPR. Um dos objetivos foi analisar a presença e ausência da música brasileira nos manuais didáticos voltados para o Ensino Fundamental, em especial, a ausência da música caipira ou sertaneja de raiz. Numa análise das 20 coleções aprovadas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – 2002/2005), nenhuma apresentava propostas de trabalho com o gênero em questão.

Downloads 2546  2546  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH - PR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplin Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora

O artigo tem como foco a obra de Jonathas Serrano (1855-1944), membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e professor de História do Colégio Pedro II. O estudo centrou-se na obra didática desse autor, particularmente em seus principais manuais voltados à formação de professores de História e destinados a alunos. As análises, pautadas no conceito de "código disciplinar", permitem sugerir que as obras de Jonathas Serrano introduziram de forma sistemática a influência da pedagogia no ensino de História, constituindo-se em importante contribuição para a construção do código disciplinar da História no Brasil.

Palavras-chave: Ensino de História. Jonathas Serrano. Código Disciplinar da História.

Downloads 2761  2761  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Muito além do céu: Escravidão e estratégias de liberdade no Paraná no século XIX Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
HARTUNG, Mirian

Este artigo analisa o processo de doação de parte da Fazenda Santa Cruz (município de Ponta Grossa, PR) a escravos e libertos, feito pela proprietária Maria Clara do Nascimento, em 1854. Quais as razões, as motivações e as condições sociais deste ato de fazer de escravos e ex-escravos herdeiros efetivos são algumas das questões que guiam a presente reflexão. Trata-se então de apreender este ato como resultado de um movimento onde se cruzam questões particulares, afetos e desejos de diferentes atores sociais em um contexto mais amplo, regional e nacional, marcados por um conjunto de concepções e políticas públicas próprios àqueles períodos históricos.

Palavras-chave: Escravidão. Organização social. Parentesco.

Downloads 2835  2835  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Topoi - UFRJ  Site http://www.revistatopoi.org/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Modelo de cidadania e modelo de educação: a paideía idealizada pelos filósofos Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
CODEÇO, Vanessa Ferreira de Sá

Propomo-nos, neste artigo, a analisar a correspondência existente entre os modelos de paideía e cidadania na Atenas do Período Clássico (séculos V e IV a.C). Utilizaremos como documentação textual as obras a Política, de Aristóteles, e as Leis e República, de Platão.

Palavras-chave: Paideía. Educação. Cidadania.

Downloads 3068  3068  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16) 17 18 19 20 »