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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Descobrimento do Brasil (1937): uma leitura histórica do primeiro filme educativo ... Popular Versão: PDF
Atualização:  21/11/2013
Descrição:
BEZERRA, Carolina C.
A escolha das imagens como objeto de estudo, deve-se à sua importância na sociedade atual e, também, à sua presença nos temas e preocupações educacionais. Portanto, justifica-se pela relevância que o assunto apresenta, seja para a educação, enquanto forma de organização e transmissão de conhecimento, seja para a sociedade, receptora e reprodutora destes sabere.
Segundo Pierre Bourdieu, “a experiência das pessoas com o cinema contribui para desenvolver o que se pode chamar de competência para ver, isto é, uma certa disposição, valorizada socialmente, para analisar, compreender e apreciar qualquer história cinematográfica”. Mas Bourdieu entende, também, que essa competência não é adquirida apenas se vendo filmes. Toda atmosfera cultural em que as pessoas estão inseridas, lhes permite desenvolver determinadas maneiras de lidar com os produtos culturais.

Downloads 784  784  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPUH  Site http://www.anpuh.org/simposionacional
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Origem dos movimentos islâmicos revolucionários  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
MILMAN, Luis

O problema do islamismo radical apresenta aspectos históricos multicausais e pouco se discute sobre suas características na mídia brasileira. Desde o fim do Império Otomano, oficialmente extinto em 1924, o mundo árabe fragmentou-se em movimentos nacionais que lutavam contra o controle imperialista franco-britânico na região. A partir do final da década de 20, o sionismo foi considerado um movimento intruso em meio às aspirações nacionalistas árabes. Na medida em que o nazifascismo tornava-se uma poderosa força política na Europa, grande parte das lideranças nacionalistas árabes dos recém criados Síria, Transjordânia, Líbano, Iraque e Arábia Saudita, assim como as lideranças palestinas, viam nos nazistas e fascistas potenciais aliados contra o imperialismo anglo-francês, que controlava a região até o início da II Guerra Mundial.

Downloads 785  785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico - UEM  Site http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Arquivos e educação: a construção da memória educativa Popular Versão: PDF
Atualização:  4/6/2018
Descrição:
MOGARRO, Maria João

Os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente à salvaguarda e preservação dos seus documentos, que constituem instrumentos fundamentais para a história da escola e a construção da memória educativa. A sua importância tem vindo a ser reconhecida, conduzindo a uma reflexão sobre a sua preservação, as condições de instalação, a organização correta dos documentos e o acesso às informações que nele estão contidas. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação diretamente relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes
confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam estas instituições numa posição de grande centralidade para a compreensão dos fenômenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Neste texto pretende-se refletir sobre: o lugar dos arquivos escolares nas instituições educativas; os documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação
em educação; os arquivos escolares numa perspectiva interdisciplinar; os arquivos, a cultura escolar e a construção da memória educativa.

Palavras-chave: Cultura Escolar. Arquivo. Fontes Históricas. Memória.

Downloads 786  786  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História da Educação  Site http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/169
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História, Estado e Educação: uma leitura sobre o Estado brasileiro (1971-2000) Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto

O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e como o tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira, no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cinco Anais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinze periódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História, e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas, considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foram produzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Neste artigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dos trabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais, que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor da ordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso, buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.

Palavras-chave: Estado. Educação básica. Políticas educacionais. Produção acadêmica. História da Educação.

Downloads 795  795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar em Revista - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História e Propaganda: análise de corpos femininos em imagens publicitárias na década de 20 Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SANTOS, Chrislene Carvalho dos

O uso da propaganda como fonte é um campo novo para os historiadores e possibilita outros olhares sobre o cotidiano social. Esse artigo apresenta uma reflexão sobre as imagens femininas da década de 20, representadas nas propagandas de embelezamento e moda, a partir de periódicos laicos e religioso que circularam na cidade de Sobral, no sertão brasileiro, onde ser mulher era aprender novos costumes e manter um cotidiano de preceitos religiosos, e ao mesmo tempo ser a “responsável” pelo seu embelezamento e da família. Era um tempo de urbanização, higiene, beleza e civilidade e as mercadorias representavam esses valores e chamavam as mulheres a serem as protagonistas dos novos hábitos consumidores.

Palavras-chave: Corpo feminino. Propaganda. Gênero.

Downloads 795  795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Agora  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=9
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O fonograma como fonte para a pesquisa histórica sobre música popular – problemas e perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NAPOLITANO, Marcos

Os estudos de música popular urbana e comercial frequentemente colocam um desafio de ordem metodológica singular ao pesquisador. Este desafio consiste em articular o conhecimento acumulado pela musicologia e pelos estudos centrados na análise da notação e da performance musicais tradicionais com a análise do fonograma. Entendemos o fonograma em dois níveis: o resultado de um processo técnico de registro sonoro e o suporte comunicacional e comercial para a realização da música popular na sociedade. Nesta intervenção, pretendemos discutir os problemas metodológicos e as possibilidades de pesquisa em torno do fonograma, a partir da experiência de pesquisa dentro do campo da história sociocultural da música popular.

Palavras-chave: Música popular. História. Fonograma. Performance musical

Downloads 806  806  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MusiMid   Site http://musimid.mus.br/biblioteca.htm
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Quando a gente não espera, o sertão vem: Grande sertão: veredas Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de

Em pleno governo Juscelino Kubitschek, quando o desenvolvimentismo prometia colocar o país em dia com a modernização e com a modernidade, quando a construção da capital federal no interior do país prometia levar o progresso ao sertão e integrá-lo definitivamente à civilização, João Guimarães Rosa publica Grande sertão: veredas, sua obra maior, em que a partir da temática do sertão, tão presente no romance regionalista, se propõe a fazer uma interpretação do país, uma leitura da história nacional. Nesta leitura o espaço sertanejo resume o que seria o país e nele também se desenrola os grandes temas e dramas da existência humana, nele vem se encenar as grandes questões que atravessaram toda a trajetória da espécie humana. Sertão, portanto, que é mais do que um lugar preciso, que figura mais do que uma temporalidade específica, sertão universal, reflexão sobre o ser, sobre tempos, espaços e sentidos que sempre retornam; interrogações, problemas e dramas sobre o nosso ser, como região, como nação, como povo ou como espécie que, quando menos se espera, voltam a ressoar, voltam a emergir em novas figurações, em novas configurações, voltam a convocar novamente à interpretação, ao sentido, à escrita, à narrativa.

Palavras-chave: João Guimarães Rosa. Interpretação do Brasil. Sertão.

Downloads 812  812  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista ArtCultura - UFU  Site http://www.artcultura.inhis.ufu.br/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Canudos: guerras de memória Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
MONTEIRO, Vanessa Sattamini V.

Este artigo tem por objeto a memória da guerra de Canudos. O objetivo primordial é pensar como a aldeia conselherista continuou a representar a delimitação de uma fronteira, um pertencimento, foi um amálgama que unificou uma comunidade formada por afinidade eletiva e lhe deu identidade. Mesmo que durante muito tempo na história oficial que a República nascente pretendeu construir não houvesse espaço para a memória daquele grupo minoritário de sobreviventes. É a partir do entendimento da memória, enquanto instrumento de dominação, que proponho uma reflexão sobre a relação entre história, memória e esquecimento na guerra de Canudos.

Palavras-chave: História. Memória. Guerra de Canudos.

Downloads 816  816  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mosaico - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/mosaico/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Clube Curitibano: representações do "plus" de educação Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
PASTRE, Marcelo

O que significou o lazer para as pessoas que viviam nas cidades brasileiras no final do século XIX e início do século XX e, em particular, na cidade de Curitiba? Qual o lugar do lazer na sociedade curitibana, nas relações humanas de uma sociedade que começa a se tornar complexa e mais refinada, afirmando-se em um espaço urbano? Qual o espaço e a influência do Clube Curitibano na sociedade da época, mas especificamente as elites? Ao Clube Curitibano, coube a função de cunhar um código comum de conduta e sentimento para as elites, sendo o "plus" de diferenciação e mais valia. Enquanto uma estrutura institucional, o clube passou a ter o papel de impulsionar a formação de uma "boa sociedade", mais poderosa e melhor, um grupo que se autopercebia e que era reconhecido com uma identidade social construída a partir de uma combinação singular de tradição, autoridade e influência.

Palavras-chave: Lazer. Clube Curitibano. Processo Civilizador.

Downloads 830  830  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Simpósio Internacional Processo Civilizador  Site http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/Index.htm
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Construções da Área do Ensino de História e da Formação de Professores: História Temática  Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
DIAS, Sueli de F.

Este estudo destaca uma experiência de formação continuada proposta pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), iniciado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), no ano de 2007 e desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina. Propôs-se a investigar nas práticas pedagógicas dos professores de História que atuam no Ensino Médio, na rede pública paranaense, as concepções que estes manifestam a respeito da História Temática como metodologia de ensino, além de limites e possibilidades dessa prática em sala de aula.
Em sua execução, realizou interlocução com 11 professores da rede pública paranaense que atuam no Ensino Médio, formando grupos de estudo para discutir as construções acerca do ensino de História nas últimas décadas e o impacto dessas discussões na atuação dos professores. Este processo foi necessário para discutir e analisar a proposta de História Temática como metodologia de ensino. Além da participação nos grupos, os sujeitos desse estudo também colaboraram respondendo a questionários e concedendo entrevistas.

Downloads 832  832  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://www.abeh.org/trabalhosixenpeh/
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