Categoria: História Artigos |
Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de
O objetivo do artigo é deslocar o interesse dos historiadores, das fontes visuais (iconografia, iconologia) para um tratamento mais abrangente da visualidade como uma dimensão importante da vida social e dos processos sociais. Após um rápido exame das contribuições trazidas para o estudo dos registros visuais e dos regimes visuais pela História da Arte, Antropologia Visual, Sociologia Visual e Estudos de Cultura Visual, o autor propõe algumas premissas para a consolidação de uma História Visual, concebida não como mais um feudo acadêmico, mas como uma conjunto de recursos operacionais para ampliar a consistência da pesquisa histórica em todos os seus domínios.
Palavras-chave: História Visual. Cultura visual. Fontes visuais.
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680 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
Fragmentando o Paraná: O estudo de caso do Estado do Iguaçu |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
BURILLE, Celma Faria de Souza; OLIVEIRA, Dennison de
O objeto de reflexão presente nesse trabalho é parte da Introdução da Dissertação do Mestrado em História, do Programa de Mestrado da UFPR, cuja proposta é apresentar uma perspectiva histórica das memórias de sujeitos não protagonistas dos movimentos em defesa da criação do Estado do Iguaçu, emergentes nas décadas de 1960 e 1990. A pesquisa pretende enfrentar alguns desafios para dar conta de pensar as ideias “separatistas” presentes no processo político e social em todo o Brasil e, mais especificamente, na região Sul do país. Para isso, será analisado como, em função desse movimento, aconteceram diversas tentativas de construção de uma identidade própria que diferenciasse essa região das demais regiões do Estado do Paraná e, ao mesmo tempo indagar as motivações ou os sentidos políticos em torno desse discurso da 'homogeneidade identitária' da região, de um determinado grupo político.
Palavras-chave: Paraná. Historiografia. Identidade. Separatismo.
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2292 0 bytes IV Encontro Internacional de História - UEM |
Categoria: História Artigos |
Glauber, o contestador: cinema, política e sociedade na obra Terra em Transe - 1967 |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
MACIEL, Marcelo Johny
Neste artigo apresentarei, por meio da obra cinematográfica Terra em Transe, dirigida pelo cineasta Glauber Rocha, as várias formas de representação nacional. O filme conta com os personagens e figuras nacionais de nossa história, as músicas tradicionais da cultura brasileira como o samba, candomblé e poesias de autores brasileiros, além de recursos de estilo bem próprios do autor. Todos esses recursos citados têm como principal objetivo interpretar a crítica de Glauber Rocha e mostrar como estava a política brasileira no período em que o filme fora produzido. Dentro do recorte temporal analisado, eclodem no Brasil acontecimentos importantes como a ditadura militar que trás consigo os movimentos populares. Os interesses políticos são abordados no filme, pois esta é a intenção do Cinema Novo, mas em específico, Glauber Rocha quer, por meio de seus filmes, fazer a crítica a estas formas de governo utilizando recursos inusitados e ao mesmo tempo mostrar um Brasil real.
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Categoria: História Artigos |
História da África contemporânea e Cinema: estudo das representações dos filmes ... |
Versão: PDF Atualização: 8/11/2013 |
Descrição:
SENGER, Guilherme Felkl
Este trabalho tem a intenção de analisar a construção de representações feitas pelos fi lmes “O Último Rei da Escócia”, “Diamante de Sangue” e o “Jardineiro Fiel”, verifi cando que, analisadas em conjunto, essas obras acabam por produzir um discurso a respeito da História contemporânea da África. A partir da premissa de que a história produzida pelos historiadores não é o único modo de se reconstituir o passado, reconhece-se que, além de um discurso “ofi cial” oferecido pela historiografi a da África contemporânea, também existem outros discursos. Os filmes produzidos pelos próprios africanos não atingem o grande público. Assim, pretendo explorar o fato de que os africanos são impossibilitados de construírem representações, ou até um discurso próprio de seu continente para o mundo. Cabe, então, a partir da análise conjunta dos fi lmes, verifi car a frequência com que o continente africano é tratado como vítima e como isso é reproduzido pela grande mídia do cinema. Por último, tentarei entender como o cinema hollywoodiano retrata a África contemporânea: quais são as representações mais decorrentes nos fi lmes? O que se repete? O que se omite? Quais as características dos personagens? Todas essas são perguntas que perpassam a análise dos fi lmes escolhidos.
Palavras-chave: Cinema. Representações. Discurso. África contemporânea.
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1050 0 bytes Aedos - UFRGS http://seer.ufrgs.br/aedos |
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