Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Patrimônio Imaterial e Educação Histórica: a lenda da caveirinha no processo de aprendizagem  Popular Versão: PDF
Atualização:  5/6/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro C. do

Este trabalho se dedica em analisar o ensino e aprendizagem em história, com alunos do ensino médio de uma escola estadual do município de Paranaguá - PR. Com o objetivo principal de analisar a compreensão histórica dos alunos, por meio da educação patrimonial, este trabalho propõe alternativas para o ensino da história, visando à utilização de fontes primárias em sala de aula; outros objetivos se resumem em: ensinar história a partir da aproximação de alunos de classes populares à história local; e realizar um levantamento, do patrimônio imaterial do município. Os métodos utilizados nesta pesquisa se apoiam nas teorias da educação histórica, que visam o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios. Esta pesquisa instigou os alunos a conhecer e valorizar a cultura local, tornando o patrimônio imaterial uma ferramenta produtiva, para o desenvolvimento da compreensão histórica.

Palavras-chave: Cultura Popular. Ensino de História. Narrativas Históricas.

Downloads 2016  2016  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://abeh.org/trabalhos/GT07/tcompletoevandro.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplin Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora

O artigo tem como foco a obra de Jonathas Serrano (1855-1944), membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e professor de História do Colégio Pedro II. O estudo centrou-se na obra didática desse autor, particularmente em seus principais manuais voltados à formação de professores de História e destinados a alunos. As análises, pautadas no conceito de "código disciplinar", permitem sugerir que as obras de Jonathas Serrano introduziram de forma sistemática a influência da pedagogia no ensino de História, constituindo-se em importante contribuição para a construção do código disciplinar da História no Brasil.

Palavras-chave: Ensino de História. Jonathas Serrano. Código Disciplinar da História.

Downloads 2789  2789  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de História Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos S.; GARCIA, Tânia M. F. B.

As reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (SNYDERS, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias". Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (RÜSEN, 1992).

Palavras-chave: Ensino de história. Consciência histórica. Formação de professores.

Downloads 1671  1671  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno Cedes - Unicamp  Site http://www.cedes.unicamp.br/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O Stalinismo e suas subfamílias: confluências e divergências com o partido político de Tito Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
CONCEIÇÃO, Gilmar Henrique da

Este artigo visa dar continuidade aos meus estudos de mestrado e, de modo especial, aos de doutorado. Pesquiso problemas de fundo teórico no âmbito da política, e me atenho às questões das rupturas no partido comunista. Ainda que não seja possível imaginar o titoísmo sem o stalinismo, como situar mais claramente o titoísmo neste conjunto de tendências e correntes, com suas respectivas confluências e divergências? O titoísmo não pode ser classificado unicamente como um “comunismo nacional”, uma vez que não foi exatamente isso, e ao mesmo tempo foi muito mais que isso. Todavia, de fato o titoísmo colocou em foco a questão nacional no âmbito dos partidos comunistas quando reivindicou uma ampla autonomia orgânica para os diferentes Estados comunistas.

Palavras-chave: Stalinismo. Tito. Comunismo.

Downloads 1182  1182  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Educere et Educare - Unioeste  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História oral e memória do povo da fronteira: Santo Antonio do Sudoeste e o golpe de 1964 Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
BERNARDI, Lunalva E.

No artigo, fazem-se reflexões que permitam rever fatos da história oral e a memória do povo da fronteira com a Argentina, buscando através de depoimentos, identificar acontecimentos e aprofundar fatos sobre a eclosão do golpe de 1964 e seus reflexos na vida da comunidade desse município.

Palavras-chave: História oral. Memória. Depoimentos.

Downloads 3470  3470  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Sensacionalismo e modernidade na imprensa brasileira no início do século XX Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
GUIMARÃES, Valéria

Pretendemos demonstrar como o "fait divers" é um recurso da imprensa moderna brasileira. Teremos como ponto de partida o conto Amor e sangue de Alcântara Machado, onde uma notícia de crime passional publicada no jornal O Estado de S.Paulo é comentada no espaço público da barbearia. A partir de então, tentaremos abordar questões, entre outras, tais como: o diálogo entre o sensacionalismo (presente no fait divers) e o modernismo; a escrita ágil que autores como Alcântara Machado adotam, provinda da influência do cinema e da linguagem efêmera própria do periodismo; as relações entre oralidade e escrita no texto e na sociedade; a circulação de padrões culturais; e questões relativas à produção, difusão e leitura de faits divers.

Palavras-chave: Faits-divers. Imprensa. Modernismo.

Downloads 1004  1004  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista ArtCultura - UFU  Site http://www.artcultura.inhis.ufu.br/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
ABUD, Katia Maria

Desde as primeiras décadas do século XX, educadores preconizam a utilização do cinema como importante recurso didático no ensino de História, alguns ancorados na idéia de reprodução fiel do acontecimento passado. Mas, além disso, o cinema cria possibilidades de construção do conhecimento histórico escolar, pois o filme em sala de aula mobiliza operações mentais que conduzem o aluno a elaborar a consciência histórica, forma de consciência humana relacionada imediatamente com a vida humana prática, e que se constitui, em última instância, no objetivo maior do ensino de História.

Palavras-chave: Educação. Ensino de História. Cinema.

Downloads 1370  1370  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História - UNESP  Site http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9074/lng_pt/nrm_iso
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Etnicidade e ensino de História: a matriz cultural africana. Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
FLORES, Elio Chaves

O ensaio discute o ensino de História da África na cultura escolar a partir de dois campos de produção e representações étnico-raciais: o estado da arte na universidade e a recente legislação sobre as questões étnico-raciais em relação à História da África. Parto da hipótese de que as estruturas curriculares dos cursos de História reproduzem para a educação básica o cânone da mestiçagem. O grande desafio para os estudos africanistas seria, portanto, ultrapassar os limites da seleção cultural.

Palavras-chave: Africanismo. Ensino de História. Questão racial.

Downloads 3598  3598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Tempo - UFF  Site http://www.historia.uff.br/tempo/site/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Revolução Constitucionalista de 1932: articulações de um movimento Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
NUNES, Vanessa

Objetivamos com esta pesquisa, sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, analisar a forma de engajamento dos militares paulistas e sua visão sobre o movimento que participaram, os grupos sociais que constituíram o levante e suas articulações. Para tanto, faremos o relato da trajetória da Revolução de 1930 até a eclosão da Revolução de 1932, analisando as posições tomadas pelos seus protagonistas, buscando responder se houve uma Revolução, ou seja, uma verdadeira natureza de revolução. Utilizamos como base argumentativa, livros de fundamentação teórica para a solução das argumentações ou de novas problemáticas e fontes documentais. Os resultados obtidos indicam que havia uma “imposição”, um discurso ideológico dos articuladores do movimento para persuadir as classes envolvidas e criar toda uma imagem e um ideário distorcido do real. Assim, esse mito permaneceu, o de um movimento intitulado “Revolução”.

Palavras-chave: História do Brasil. Revolução de 1932. Movimento. Articulações de Poder. Contra-Revolução. Período Vargas.

Downloads 3455  3455  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Paranaense - UNIPAR  Site 
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória gustativa Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos

O texto trata do estado da arte relativo ao tema da História da Alimentação, destacando os conceitos, fundamentos e referenciais teórico-metodológicos colocados em evidência por meio de uma importante base historiográfica, com obras, textos e projetos de pesquisa que apontam o lugar da alimentação na História.

Palavras-chave: Memória gustativa. Categoria histórica. Comida.

Downloads 2083  2083  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões & Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 »