Categoria: História Artigos |
A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino |
Versão: PDF Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
ABUD, Katia Maria
Desde as primeiras décadas do século XX, educadores preconizam a utilização do cinema como importante recurso didático no ensino de História, alguns ancorados na idéia de reprodução fiel do acontecimento passado. Mas, além disso, o cinema cria possibilidades de construção do conhecimento histórico escolar, pois o filme em sala de aula mobiliza operações mentais que conduzem o aluno a elaborar a consciência histórica, forma de consciência humana relacionada imediatamente com a vida humana prática, e que se constitui, em última instância, no objetivo maior do ensino de História.
Palavras-chave: Educação. Ensino de História. Cinema.
|
1370 0 bytes História - UNESP http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9074/lng_pt/nrm_iso |
Categoria: História Artigos |
Revolução Constitucionalista de 1932: articulações de um movimento |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
NUNES, Vanessa
Objetivamos com esta pesquisa, sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, analisar a forma de engajamento dos militares paulistas e sua visão sobre o movimento que participaram, os grupos sociais que constituíram o levante e suas articulações. Para tanto, faremos o relato da trajetória da Revolução de 1930 até a eclosão da Revolução de 1932, analisando as posições tomadas pelos seus protagonistas, buscando responder se houve uma Revolução, ou seja, uma verdadeira natureza de revolução. Utilizamos como base argumentativa, livros de fundamentação teórica para a solução das argumentações ou de novas problemáticas e fontes documentais. Os resultados obtidos indicam que havia uma “imposição”, um discurso ideológico dos articuladores do movimento para persuadir as classes envolvidas e criar toda uma imagem e um ideário distorcido do real. Assim, esse mito permaneceu, o de um movimento intitulado “Revolução”.
Palavras-chave: História do Brasil. Revolução de 1932. Movimento. Articulações de Poder. Contra-Revolução. Período Vargas.
|
3455 0 bytes Universidade Paranaense - UNIPAR |
|