Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem Mediada por Gêneros do Discurso Escolar-Científico – Projeto, Desenvolvimento e Utiliza Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
DIAS, Dirceu Donizetti; ARROIO, Agnaldo. Aprendizagem Mediada por Gêneros do Discurso Escolar-Científico – Projeto, Desenvolvimento e Utilização de Material Instrucional em Sala de Aula de Química. Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011.

Este relato discute o uso de um material instrucional para produção escrita de gêneros do discurso escolar-científico como mediador na aprendizagem, no ensino básico, em sala de aula de química. Nossa meta é apresentar os fundamentos que nortearam o projeto do material instrucional, bem como da construção das ferramentas de avaliação dos discursos escritos produzidos pelos estudantes. Além disso, propomo-nos a relatar a metodologia de implantação em sala de aula e, finalmente, apresentar um exemplo que nos ajudará a acompanhar a estratégia proposta. São abordados os princípios da teoria do enunciado segundo Bakhtin no projeto dos modelos instrucionais, os quais foram denominados protocolo de experimento, pré-relatório de experimentos e relatório de experimento. Como consequência, esses mesmos princípios são referências para a construção das ferramentas de avaliação dos discursos escritos. A implantação em sala de aula do material instrucional tem como suporte a realização de experimentos simples, inclusive demonstrativos, após os quais os estudantes são encorajados a construir os discursos mediados, utilizando a ferramenta cultural escrita. O resultado mostra que essa estratégia é passível de ser introduzida em salas de aula de química no ensino médio, que auxilia a prática da escrita e facilita o foco dos estudantes nos conceitos escolar-científicos, tradicionalmente trabalhados nesse nível de ensino. Além disso, aponta para incrementos positivos no uso da linguagem escolar-científica, implicando a princípio em maior domínio de um determinado conteúdo temático ao final do processo de construção do conhecimento.

Palavras Chave: Escrita. Gêneros do discurso. Material instrucional. Química.

Downloads 632  632  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 2, MAIO 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Construção do Conhecimento e Ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SCHNETZLER, Roseli Pacheco

Downloads 627  627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Em Aberto, Brasília, ano 11, no 55, jul./set. 1992  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica: um novo “paradigma”? Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
AULER, Décio

Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Palavras-chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Abordagem Conceitual. Abordagem Temática.

Downloads 625  625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO - Volume 05 - Número 1 – março de 2003  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/quimica/act
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Problematizando a imagem do cientista em sala de aula: um relato de experiência didática no Ens Médi Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. Problematizando a imagem do cientista em sala de aula: um relato de experiência didática no Ensino Médio. Ciência em Tela, Vol. 4, N° 1, 2011.

Este trabalho apresenta um relato de estratégia didática desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do mapeamento da noção que aquele grupo de alunos possuía sobre a imagem do cientista e a problematização dessas concepções. Pode-se observar que o júri simulado é uma ferramenta didática interessante no trabalho das concepções de ciências dos alunos.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Natureza da Ciência. Cientista.

Downloads 616  616  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência em Tela, Vol. 4, N° 1, 2011.  Site 
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química Popular Versão: 2012
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LIMA, José Ossian Gadelha de

Este trabalho discute a problemática relacionada ao processo ensino/aprendizagem da disciplina de Química. Observamos que a metodologia utilizada pelo professor de Química do Ensino Médio está em desacordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda se desenvolve uma metodologia de memorização e que, muito pouco, relaciona a Química com o cotidiano do aluno. O professor parece não saber estimular e incentivar o aluno a estudar Química, identificando e buscando informações relevantes para o seu aprendizado. Apesar desse ensino tradicional ainda perdurar, novas concepções metodológicas estão trazendo outros olhares sobre o ensino de Química. Isso fez nascer uma nova área de pesquisa: didática da química. Iniciativas até internacionais, como a celebração do Ano Internacional da Química, mostram que esta ciência é indispensável para a compreensão do universo. A partir dessa visão, as novas concepções metodológicas que surgem apontam para um ensino de Química que promete fornecer aos estudantes os mecanismos que lhes possibilite ter outra dimensão dessa ciência.

Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem. Ensino Médio. Disciplina de Química.

Downloads 614  614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico N. 136, Set.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Verônica T. Santos; CAMPOS, Angela F. Campos; ALMEIDA, Maria Angela V. de

Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de Química do ensino médio no sentido de investigar como concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)-concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de Química, metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).

Palavras-chave: Competências. Formação de professores. Ensino de Química.

Downloads 614  614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Vol. 7, No 1 (2005)  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Lavoisier que não está presente nos livros didáticos Popular Versão: 2007
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
VIDAL, Paulo Henrique Oliveira; CHELONI, Flavia Oliveira; PORTO, Paulo Alves

O artigo apresenta algumas contribuições de Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) para a construção da Química Moderna que podem ser utilizadas didaticamente. As informações encontradas em uma fonte primária (Tratado Elementar de Química, de Lavoisier) são confrontadas com os relatos encontrados em livros didáticos de Química e algumas discrepâncias são apontadas. Observa-se que alguns conceitos desenvolvidos por Lavoisier são relevantes para o Ensino de Química atual, e sua discussão pode despertar reflexões úteis para os discentes e docentes do Ensino Médio.

Palavras-chave: Lavoisier. Livros didáticos. Conservação da massa.

Downloads 606  606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 26, nov., 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As fotonovelas no ensino de química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FERREIRA, Wendel Menezes; SILVA, Adjane da Costa Tourinho

Este artigo apresenta uma discussão sobre uma proposta didática desenvolvida com estudantes do 3º ano do nível médio. Os conteúdos de química foram abordados ao longo do processo de produção de fotonovelas envolvendo temas sociocientíficos. A análise do processo aponta para o potencial da estratégia em favorecer o envolvimento dos alunos com as atividades desenvolvidas, contribuindo para o avanço nas discussões de questões sociais aliadas aos conteúdos químicos.

Palavras-chave: Ensino de química. Fotonovelas. Temas sociocientíficos.

Downloads 606  606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas Popular Versão: 2004
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio

Através de aspectos relacionados à área de ensino de ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos sócioculturais. Problematizam-se pontos desta dinâmica de pesquisa que estabelece comunicações intracoletivos e intercoletivos, sendo estas últimas constituídas por amplo espectro, cuja variação vai desde uma sintonia bastante ajustada, até praticamente uma ausência de ressonância. Considerando-se essa produção plural, propostas são apresentadas com a finalidade de se efetivar uma maior aproximação dos problemas investigados pelo campo com aqueles enfrentados pelo ensino de ciências nas escolas brasileiras.

Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de ciências.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Analisando uma Estratégia de Leitura Baseada na Elaboração de Perguntas e Perguntas com Respostas Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto

O presente estudo descreve uma atividade de leitura desenvolvida com estudantes de graduação em Química, cujo objetivo foi analisar as reflexões produzidas a partir da leitura de três textos sobre experimentação. O estudo foi conduzido com 17 alunos de licenciatura em Química de uma universidade federal. A estratégia de leitura envolveu a produção escrita, sendo o foco de análise as perguntas e as perguntas com respostas elaboradas sobre os textos, bem como a contribuição da socialização desses resultados por meio de discussões e um debate. Tais estratégias mostraram-se férteis para a promoção de reflexões mais aprofundadas e para a produção de novos sentidos sobre a leitura. Vale ainda destacar a importância pedagógica de uma última etapa de escrita, que consiste na (re)criação de textos a partir da leitura.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Artigos científicos.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V16(1), 161-175, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (11) 12 13 14 15 16 17 18 19 »