Categoria: Química Artigos |
O Livro Didático de Química nas Concepções de Professores do Ensino Médio da Região Sul da Bahia |
Versão: 2011 Atualização: 4/12/2013 |
Descrição:
MAIA, Juliana de Oliveira; SÁ, Luciana Passos; MASSENA, Elisa Prestes; WARTHA, Edson José
Questões relacionadas ao Livro Didático (LD) no Ensino de Ciências têm sido amiúde discutidas em trabalhos reportados na literatura. Na presente pesquisa, tivemos como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos LDs adotados no ensino médio por professores de Química de escolas estaduais das cidades de Ilhéus e Itabuna, situadas na região sul da Bahia. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentre outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do LD por professores atuantes na educação básica.
Palavras-chave: Formação de Professores. Livro Didático. Ensino de Química.
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1303 0 bytes Qnesc Vol. 33, N° 2, MAIO |
Categoria: Química Artigos |
Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Pa |
Versão: 2009 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
NOGUEIRA, Luciano J.; MONTANARI, Carlos A.; DONNICI, Claudio L.
O presente artigo, apresentado como mini‐revisão, mostra uma breve introdução sobre a história da Química Medicinal e a importância da influência da lipofilia no desenvolvimento de medicamentos evidenciando, dentre outras, as contribuições de Hipócrates, Galeno, Paracelsus, Overton, Ehrlich e Hansch.
Palavras‐chave: História da química medicinal. Hipócrates. Galeno. Paracelsus. Overton. Hansch. lipofilia.
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1300 0 bytes Revista Virtual de Química, V. 1, N. 3, jul.-set., |
Categoria: Química Artigos |
Contribuições ao Debate sobre a Pesquisa do Professor da Educação Básica |
Versão: 2010 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da
Neste texto discutimos sobre a pesquisa do professor da educação básica, tal como avaliada por experientes pesquisadores da universidade. É a terceira etapa de um programa de investigação sobre as relações entre o professor e a pesquisa. Pedimos a 12 membros de comitês avaliadores (CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, etc.) que examinassem uma seleção de trabalhos feitos por professores e nos dissessem as razões pelas quais os consideram ou não como pesquisas. A partir da análise dos julgamentos emitidos pelos avaliadores, nosso estudo chegou a constatações teóricas e práticas interessantes para o debate sobre limites e possibilidades de pesquisas feitas por professores, de modo especial no que se refere ao rigor esperado de toda pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa. Professor da educação básica. Avaliação.
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1289 0 bytes Form. Doc., v. 03, n. 03, p. 86-107, ago./deZ |
Categoria: Química Artigos |
A Experiência de um Grupo de Professores Envolvendo Ensino de Química e Informática |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GABINI, Wanderlei Sebastião Gabini; DINIZ, Renato Eugênio da Silva
Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.
Palavras-chave: Ensino de Química. Informática. Formação de professores.
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1237 0 bytes Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N |
Categoria: Química Artigos |
Formação inicial de Professores de Física e Química sobre a Tecnologia e suas relações Sócio-Científ |
Versão: Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
MARTINS, Isabel P.
Toma-se como ponto de partida a importância da tecnologia no estilo de vida e cultura das sociedades actuais, contribuindo para o seu desenvolvimento, e salientam-se alguns dos desequilíbrios existentes a nível planetário. Defende-se a importância da educação tecnológica, como via de acesso a uma cultura tecnológica, em contexto escolar, de modo a permitir a todos uma literacia científica. Analisa-se o caso português actual sobre a educação tecnológica na escolaridade obrigatória (9 anos). Discute-se a importância da formação de professores para uma adequada integração da dimensão tecnologia no movimento CTS para o ensino das ciências, e apresenta-se o modo como essa dimensão foi introduzida na formação inicial de professores de Física e Química, numa Universidade portuguesa, na disciplina de Didáctica das Ciências. Descreve-se o modelo de trabalho seguido e o impacto dos projectos desenvolvidos, quer nos alunos, quer nas escolas básicas e secundárias onde os jovens professores foram integrados.
Palavras-chave: Tecnologia. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Educação tecnológica. Formação inicial de professores.
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1116 1.96 KB Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, |
Categoria: Química Artigos |
O Despertar da Radioatividade ao Alvorecer do Século XX |
Versão: 2011 Atualização: 6/8/2013 |
Descrição:
LIMA, Rodrigo da Silva; PIMENTEL, Luiz Cláudio Ferreira; AFONSO, Júlio Carlos. O Despertar da Radioatividade ao Alvorecer do Século XX. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.
Este trabalho apresenta um resumo do impacto da radioatividade na vida cotidiana no início do século XX. O rádio foi considerado uma fantástica fonte de energia e de cura de doenças, tendo papel central no início da história da radioatividade. Muitos produtos com radioatividade adicionada e práticas médicas a envolvendo foram lançados. Decorridos cerca de 30 anos após a descoberta da radioatividade, a visão do ser humano acerca desta já era bastante diferente daquela do início do século XX.
Palavras-chave: Radioatividade. Rádio. Produtos com radioatividade adicionada.
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1092 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Construção de Sentidos para o Termo Ensino por Investigação no Contexto de um Curso de Formação |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SÁ, Eliane Ferreira de; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR JR; Orlando.
Neste trabalho apresentamos uma análise do esforço despendido por um grupo de tutores e coordenadores de um curso de pós-graduação lato senso em ensino de ciências envolvidos com a necessidade de compartilhar sentidos para o termo ensino por investigação. Para isso, analisamos os dados gerados a partir de notas pessoais de reuniões desse grupo ao longo de dois anos, de entrevistas realizadas com os tutores e da gravação de uma reunião do grupo que tratou especificamente do tema. Recorremos à Teoria da Enunciação de Bakhtin para compreender os sentidos postos em circulação pelos participantes, considerando-se as posições de cada um e as condições concretas da enunciação. Nossos resultados apontam as tensões que emergem das interações entre os sujeitos, marcadas por movimentos de consensos e dissensos. Permitem, ainda, caracterizar uma determinada perspectiva sobre ensino por investigação, assumida por este grupo, no contexto do trabalho de formação de professores de ciências.
Palavras chaves: Ensino por investigação. Formação de professores. Construção de sentidos. Teoria da enunciação.
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1047 1.96 KB IENCI – V16(1), pp. 79-102, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Poliuretano: De Travesseiros a Preservativos, um Polímero Versátil |
Versão: 2009 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
CANGEMI, José Marcelo; SANTOS, Antonia Marli dos; CLARO NETO, Salvador
Desde que Otto Bayer, em 1937, produziu industrialmente os primeiros polímeros a partir de reações com ligações uretanas, a quantidade de materiais desenvolvidos com esse tipo de polimerização cresceu enormemente, a ponto de abranger diferentes segmentos de aplicação nos mais variados ramos da indústria, ocupando atualmente a sexta posição entre os plásticos mais vendidos no mundo. A aplicação mais recente, que vem sendo estudada por diversos pesquisadores, é a utilização do poliuretano como biomaterial. Utilizando-o como tema, espera-se contribuir para a formação de alunos e professores não somente do ponto de vista de conceitos químicos, mas também para a formação do cidadão, já que assuntos atuais como versatilidade do material, toxicidade das matérias-primas, custo e problemas socioambientais serão abordados no trabalho.
Palavras-chave: Poliuretano. Polímero. Biomater.
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1007 0 bytes Qnesc, V. 31, n. 3, ago. 2009. |
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