Categoria: Sociologia Artigos |
Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Marília
Baseado em pesquisa desenvolvida junto às turmas de 1ª a 4ª séries de uma escola pública no município de São Paulo, este artigo discute as diferenças entre a classificação racial dos alunos feita pelas professoras ou por eles mesmos. O conceito de raça adotado é o de "raça social", isto é, um constructo social baseado numa idéia biológica errônea, mas eficaz na manutenção de privilégios. Conclui que o fato de a desigualdade de desempenho escolar entre brancos e negros na escola estudada ser maior quando se usa a classificação das professoras em lugar da auto-classificação decorre tanto de as professoras clarearem crianças de melhor desempenho quanto de avaliarem com maior rigor crianças que percebem como negras, principalmente os meninos. Enfatiza ainda que não se trata de acusar as professoras de uma deliberada discriminação racial, mas de perceber como o racismo, presente na sociedade brasileira como um todo, penetra também nas relações escolares.
Palavras-chave: Racismo. Ensino fundamental. Desempenho escolar. Avaliação.
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2208 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Rebeliões urbanas e a desestruturação das classes populares (França, 2005) |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
BEAUD, Stéphane ; PIALOUX, Michel
Tomando como ponto de partida a rebelião urbana ocorrida na França em outubro-novembro de 2005, os autores chamam a atenção para o que consideram novidade em relação às outras ocorridas na França nas últimas décadas: a participação de jovens "ordinários", por vezes bem situados no sistema de ensino e integrados no mercado de trabalho, porém quase sempre em situações precárias e instáveis, sem chances de evoluir socialmente. Evidência primeira de uma profunda degradação das condições de trabalho nos últimos anos, os autores tecem um quadro social em que se articulam desemprego, trabalho precário e fechamento de horizontes de futuro, situações de fracasso escolar e agravamento da segregação urbana, junto com formas abertas de racismo que atingem diretamente os jovens filhos de famílias imigrantes, em boa parte moradores dos conjuntos habitacionais. A questão proposta pelos autores é a necessidade de inscrever esses acontecimentos no quadro mais amplo da desestruturação das classes populares francesas, ou seja: a questão importante a ser compreendida é a condição operária "após a classe operária". Os autores retomam discussões de seu livro Retour sur la condition ouvrière (1999), com o agravamento da condição operária nos anos mais recentes, da qual os sinais de racismo no meio operário são ao mesmo tempo sintoma e efeito.
Palavras-chave: Rebeliões urbanas na França. Decomposição da classe operária. Ruptura de gerações. Degradação da condição operária. Dessolidarização das classes populares.
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1755 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Reificação e utopia na Cultura de Massa |
Versão: PDF Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
JAMESON, Fredrec
A teoria da cultura de massa - ou cultura da audiência de massa, cultura comercial, cultura "popular", indústria cultural, como é variadamente conhecida - sempre tendia a definir seu objeto em contraposição à assim chamada alta cultura, sem refletir sobre o estatuto objetivo dessa oposição. Com bastante frequência, as posições neste campo reduzem-se a duas imagens especulares, que são essencialmente apresentadas em termos de valor. Assim, o tema familiar do elitismo defende a prioridade da cultura de massa, com base na pura quantidade de pessoas a ela expostas; a busca da alta cultura, ou cultura hermética, é então estigmatizada como um passatempo típico do status de um reduzido grupo de intelectuais. Como sugere seu impulso antiintelectual, esta posição essencialmente negativa tem pouco conteúdo teórico, mas remete claramente a uma convicção com raízes profundas no populismo americano e articula uma ideia amplamente estabelecida de que a alta cultura é um fenômeno do sistema, irredimivelmente marcado por sua associação com as instituições, em particular com a universidade.
Palavras-chave: Não informado
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803 0 bytes Revista Crítica Marxista http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/bibliotecavirtual.html |
Categoria: Sociologia Artigos |
Religião, cultura e poder na obra de Gilberto Freyre |
Versão: pdf Atualização: 13/11/2013 |
Descrição:
SOARES, Geraldo Antonio
Na obra de Gilberto Freyre, e em particular em Casa-grande e senzala, percebemos claramente a importância das relações entre religião e cultura na formação da sociedade brasileira. No Brasil se formou uma religiosidade peculiar, muito distante da ortodoxia puritana dos colonizadores da América do Norte e mesmo do catolicismo espanhol no restante da América. Por pressão social ou por contágio, rapidamente se impregnou o escravo da religião católica dominante. Mas os negros tiveram também a oportunidade de conservar formas e acessórios da cultura e do misticismo africano. Para Freyre, foi um cristianismo doméstico, lírico e festivo que criou, no Brasil, as primeiras ligações espirituais, morais e estéticas entre a família, a sociedade e a cultura. São estas interligações entre religião, cultura e poder que exploramos neste artigo.
Palavras-chave: Religião. Cultura. Gilberto Freyre.
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11733 0 bytes UFES http://www.ufes.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Representando a diversidade:Estado, sociedade e “relações fecundas” nos conselhos gestores |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
ABERS, Rebeca Neaera; KECK, Margaret E.
Grande parte da literatura considera os conselhos gestores, que se difundiram em aos milhares, no Brasil, como arenas deliberativas cujo objetivo é expandir a participação direta dos cidadãos nas decisões públicas. Entretanto o modelo organizacional dos conselhos não corresponde ao conceito tradicional de democracia participativa por dois motivos: primeiro, porque os participantes representam supostamente organizações e não indivíduos, e, segundo, porque além de associações não-governamentais, membros indicados por órgãos estatais também participam desses conselhos. Este artigo explora as implicações dessas duas características dos conselhos para a democratização das decisões públicas. Argumenta que os conselhos devem ser entendidos como espaços potenciais nos quais atores diversos não somente deliberam, mas também mudam as suas práticas. A sua contribuição para a democracia ocorre quando a interação dinâmica entre diversos, produz novos relacionamentos e recursos para encaminhar problemas concretos, o que chamamos “relações fecundas”.
Palavras-chave: Representação. Sociedade civil. Conselhos. Participação cívica. Pluralismo.
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691 0 bytes Plataforma Democrática http://www.plataformademocratica.org/Portugues/Publicacoes.aspx?IdRegistro=3193 |
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