Categoria: Biologia Teses |
Tutoria e pesquisa-ação no estágio supervisionado: contribuições para a formação de professores de b |
Versão: pdf Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
JORDÃO, Rosana dos Santos
Esta pesquisa está inserida no campo das investigações sobre a formação inicial de professores e assume que a docência é uma profissão. Como tal, envolve um corpo de saberes específicos. Além disso, fundamenta-se na necessidade de se superar o modelo da racionalidade técnica na formação docente, em direção ao modelo da prática reflexiva, centrado na investigação do próprio trabalho em sala de aula. Com base nesses pressupostos, seu foco de estudo é o estágio supervisionado caracterizado, neste trabalho, por um desenvolvimento coletivo, tutorado por uma professora da escola básica e centrado numa pesquisa-ação. Considerando-se essas características, a investigação visava analisar as possíveis contribuições dessa modalidade de estágio para a elaboração dos saberes profissionais dos licenciandos de um curso de Ciências Biológicas.
Palavras-chave: Ensino de Biologia. Estágio supervisionado. Formação de Professores. Licenciatura. Pesquisa-ação. Saberes docentes. Tutoria.
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666 0 bytes USP |
Categoria: Biologia Teses |
Diferentes abordagens na identificação de genes de suscetibilidade para o transtorno de déficit de a |
Versão: pdf Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
GUIMARÃES, Ana Paula Miranda
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está entre os transtornos mentais mais comuns na infância e na adolescência, afetando em torno de 5% das crianças em idade escolar no mundo. Esta patologia caracteriza-se por sintomas de desatenção, de hiperatividade e de impulsividade, causando significantes problemas sociais, educacionais e psicológicos. Embora sua etiologia ainda não esteja totalmente esclarecida, existem fortes evidências mostrando que fatores genéticos desempenham um papel importante na doença. No presente estudo foram analisados cinco genes do sistema serotoninérgico (HTR1B, 5HTT, TR2A, TPH-2 e MAOA), dois genes do sistema dopaminérgico (DAT e DRD4) e um gene do sistema noradrenérgico (DBH). Os resultados deste estudo sugerem um papel do gene HTR1B na neurobiologia do transtorno em crianças.
Palavras-chave: Polimorfismo. Genético. Transtorno. Déficit. Atenção. Hiperatividade.
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1291 0 bytes UFRS |
Categoria: Biologia Teses |
Efeitos do herbicida “TORDON 2,4-D 64/240 TRIETANOLAMINA BR” em filhotes de mães contaminadas duran |
Versão: pdf Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
GIACOMITTI, Penélope
Ratos das gerações P, F1, F2, foram contaminados com uma solução do herbicida Tordon 0,1% na água de beber. O processo de contaminação pelo Tordon foi efetuado sobre os filhotes, através de suas mães, durante o período de gestação e amamentação. Nas três gerações foram quantificados: a proporção sexual em cada ninhada, número de dias para o nascimento dos filhotes, número de filhotes que morriam após o nascimento em cada ninhada e em cada grupo experimental.
Palavras-chave: Amamentação. Tordon. Contaminação. Gerações.
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