Categoria: Filosofia Teses |
A "Topologia do Ser" - lugar, espaço e linguagem no ensinamento de Martin Heidegger |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
PADUA, Ligia Teresa Saramago
A expressão “topologia do ser”, que aparece na obra de Heidegger em 1947, já aponta para a crescente tendência do autor a pensar sua grande questão – a questão do ser – num registro bastante diverso daquele que predominou em suas primeiras obras, especialmente em Ser e Tempo. Lugar e linguagem, termos diretamente implicados na ideia de topologia, assumem uma importância cada vez maior em seu pensamento, guardando uma ligação essencial entre si. Contudo, o conceito de espaço, inseparável do de lugar, tem sido frequentemente preterido em diversos estudos sobre a topologia heideggeriana, não obstante sua fundamental importância para esta questão.
Palavras-chave: Espaço. Lugar. Linguagem.
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11314 0 bytes PUC - Rio |
Categoria: Filosofia Teses |
A anarquia ordenada e suas regras de decisão. Uma concepção da emergência da cooperação social" |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
MONTARROYOS, Heraldo Elias de Moura
Nosso objetivo principal, nesta tese, é fornecer um esboço de reconstrução programática do livro Os Limites da Liberdade, escrito por James Buchanan, aplicando os recursos da Metodologia da Teoria da Ciência e do Programa de Pesquisa, visando, especificamente, definir a nossa estrutura conceitual, que pretende reconstruir o problema e o modo de organizar a concepção de Estado ou da ordem constitucional, na perspectiva do autor James Buchanan. O núcleo da concepção deste autor é baseada na tese ontológica que considera o indivíduo uma entidade livre, autointeressada e racional, dentro de uma perspectiva analógica, ligada com a noção econômica do mercado.
Palavras-chave: Metodologia da teoria da ciência. Programa de pesquisa. Escolha pública. Anarquia ordenada. Emergência da cooperação.
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1434 0 bytes USP |
Categoria: Filosofia Teses |
A aproximação de Popper com a epistemologia evolucionária |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
FABIAN, Eloi Pedro
Esta tese pretende demonstrar que o aprofundamento da aproximação de Popper com o método evolucionário (Tentativa e Erro), a partir dos anos de 1960 determinou uma mudança em sua epistemologia. Para tanto, procuraremos atingir os seguintes objetivos: I) Demonstrar uma primeira aproximação de Popper com o método evolucionário, nas obras até 1960, de forma ainda tímida e metafórica. Nesse momento, o autor serve-se de tais conceitos apenas para explicitar seu método falsificacionista, que, ao criticar o problema da demarcação e da indução, ainda tinha como fonte de legitimidade científica de falsificação de uma teoria e do crescimento do conhecimento uma base empírica e um apego aos postulados positivistas. Ressaltamos, ainda, o fato de Popper estabelecer um critério de demarcação ambíguo e convencionalista, porque tanto selecionava métodos, quanto teorias, além de não responder por que uma teoria, como a de Einstein, é melhor que a teoria da psicanálise de Freud, a não ser através de um critério convencionalista. II) Destacar que o aprofundamento da aproximação de Popper com o método evolucionário (Tentativa e Erro), a partir dos anos de 1960, determinou uma mudança em sua filosofia falsificacionista, através dos seguintes pontos: i) Defesa de que existe uma semelhança entre a seleção das teorias mais aptas com a seleção das espécies mais bem adaptadas, ou seja, partimos de problemas, tentativas de solução e eliminação do erro, tanto no âmbito natural quanto no epistêmico; ii) A base de legitimidade científica, de falsificação de uma teoria e do crescimento do conhecimento, que estava fundamentada numa base meramente empírica até aos anos 60, ganha novos componentes, mediante a defesa de um conhecimento objetivo, sem um sujeito conhecedor, mediado pelo mundo 3 (teorias) e pela função argumentativa e crítica da linguagem.
Palavras-chave: Falseabilidade. Tentativa e erro. Racionalismo crítico. Epistemologia evolucionária. Popper.
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7215 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do |
Categoria: Filosofia Teses |
A construção estética e teorica de personagens no Iluminismo alemão : Lessing, Moses Mendelssohn, M |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
GUILLERMO, Tristan Torriani
A proposta deste trabalho é mostrar como personagens ideais foram construídos na filosofia e literatura alemãs da segunda metade do século XVIII. No primeiro capítulo, procuro mostrar o desenvolvimento do Iluminismo na sua relação com o teatro nacional alemão. Lessing é, sem sombra de dúvida, o autor decisivo neste sentido, pois reunia em si não só o artista criativo, mas também o teórico. Para explorar essa potente combinação, é necessário que se estude sua produção artística associada à sua teorização estética, política e educacional. Um aspecto particularmente interessante a ser notado é a complexa coexistência de aspectos nacionalistas e cosmopolitas nos personagens e ideais por ele propostos. Os textos discutidos, embora não esgotem sua obra, são indispensáveis para uma compreensão do Iluminismo lessinguiano: a peça juvenil Os judeus, o diálogo Ernesto e Falco, as teses sobre A educação da humanidade, e sua obra-prima Natan, o sábio, que se inspira na figura de Moses Mendelssohn. No segundo capítulo, passo a examinar, entre outros escritos, o ensaio Jerusalém de Moses Mendelssohn, no qual ele ataca a autoridade eclesiástica e estatal, além de advogar a missão monoteísta do Judaísmo e defender a obtenção de direitos para os judeus.
Palavras-chave: Filosofia politica. Filosofia moderna. Filosofia alemã. Iluminismo. Identidade. Musica. Teatro alemão. Antropologia filosófica.
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8177 0 bytes Unicamp |
Categoria: Filosofia Teses |
A conversão do olhar. Um estudo do ato estimativo estético segundo Agostinho de Hipona |
Versão: Atualização: 15/9/2011 |
Descrição:
HINRICHESEN, Luís Evandro
Investigaremos o ato estimativo estético, considerando a educação da razão, explicitando os fundamentos antropológicos e gnosiológicos dessa ação, ação localizada na ntegralidade da vida do homem, de caráter intencional, onde as faculdades sensitivas e espirituais estão plenamente integradas. A estimação estética liga-se à busca da Vida Feliz, tema recorrente no pensamento de Aurélio Agostinho; situa-se no tempo, convida o ser humano, pela contemplação da beleza, à integração consigo mesmo, com o divino e com o cósmico.
Palavras-chave: Conversão do olhar. Agostinho de Hipona. Educação da razão. Olho da Alma
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3989 0 bytes PUC RS |
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