Categoria: Filosofia Teses |
Conflito e interesse no pensamento político republicano |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
ABREU, Maria Aparecida Azevedo
Esta tese tem como objeto investigar, no pensamento republicano, como as categorias políticas conflito e interesse foram tratadas. Foram analisadas as obras Os Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio, de Maquiavel, Oceana, de Harrington, O Contrato Social de Rousseau, Que é o Terceiro Estado?, de Sieyes, O Espírito das Leis, de Montesquieu, Os Artigos Federalistas, de Madison, Hamilton e Jay, e Da Revolução, de Hannah Arendt. Nessa análise, verificou-se que o conflito e o interesse estiveram juntos, no interior da política, no caso de Maquiavel, e fora dela, no caso de Harrington, Rousseau, Sieyes e Montesquieu. Com os Federalistas, conflito e interesse se dissociaram, com o interesse permanecendo no interior da república e o conflito dando lugar à pluralidade. Hannah Arendt preservou a pluralidade, mas retirando novamente o interesse da política. Com isso, verificamos que o conflito deixou de ser uma categoria relevante no pensamento político republicano, enquanto a pluralidade ocupou um lugar definitivo.
Palavras-chave: Conflito. Interesse. Pensamento republicano
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6901 0 bytes Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana |
Categoria: Filosofia Teses |
A ética do sobre-humano |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
GLIKSMAN, Selmo. Esta tese tem como objetivo mostrar que a concepção de sobre-humanidade em Nietzsche não é uma figura de retórica, uma ficção, um ideal e comprovar tal visão através da sua própria obra. Através da análise rigorosa das tipologias morais do “nobre” e do “escravo”, pretende-se mostrar que possíveis atributos do sobre-humano tem um parentesco aproximado e uma herança importante com as descrições que Nietzsche empreende acerca do “espírito” aristocrático. Com tudo isso, quer-se mostrar que Nietzsche pensou o sobre-humano como alternativa radical a isto que chamamos de “viver a vida”, como resposta a nossos “pequenos prazeres”, estratégias de sobrevivência, interesses mesquinhos, enfim, mostrar que o sobre-humano vai nos obrigar a pensar sobre nossos conflitos pequeno-burgueses e seus falsos problemas, medos e covardias.
Palavras-chave: Übermensch. Sobre–humano. Vontade de potência. Ressentimento. Nobre Escravo. Superação. Eterno retorno. Felicidade. Sofrimento. Trágico. Morte. Celebração.
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6996 0 bytes PUC-RIO |
Categoria: Filosofia Teses |
Primado da religião e o Leviatã submerso |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
COELHO, Alessandro Manduco
O trabalho propõe uma investigação da relação entre a política e a religião. Como pano de fundo dessa indagação, inicialmente, duas abordagens são realizadas: uma antropológica e outra histórica. Ambas conduzem ao essencial: que a natureza do político é sagrada e, portanto, a intrincada relação entre a política e a religião deve ser pensada a partir da primazia do religioso sobre o político. Em confirmação a centralidade do religioso faz-se uma leitura de um momento chave da história do pensamento político moderno - o século XVII inglês, em específico e de modo representativo a teoria política de Thomas Hobbes - na qual procura-se demonstrar que não há dessacralização alguma do poder, pelo contrário, o elemento religioso é permanente e comanda toda a argumentação proposta por Hobbes que, de modo manifesto, estabelece a anteposição da religião no entendimento da política.
Palavras-chave: Hobbes. Leviatã. Político. Religioso. Sagrado.
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1276 0 bytes Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana |
Categoria: Filosofia Teses |
A "Topologia do Ser" - lugar, espaço e linguagem no ensinamento de Martin Heidegger |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
PADUA, Ligia Teresa Saramago
A expressão “topologia do ser”, que aparece na obra de Heidegger em 1947, já aponta para a crescente tendência do autor a pensar sua grande questão – a questão do ser – num registro bastante diverso daquele que predominou em suas primeiras obras, especialmente em Ser e Tempo. Lugar e linguagem, termos diretamente implicados na ideia de topologia, assumem uma importância cada vez maior em seu pensamento, guardando uma ligação essencial entre si. Contudo, o conceito de espaço, inseparável do de lugar, tem sido frequentemente preterido em diversos estudos sobre a topologia heideggeriana, não obstante sua fundamental importância para esta questão.
Palavras-chave: Espaço. Lugar. Linguagem.
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11314 0 bytes PUC - Rio |
Categoria: Filosofia Teses |
A construção estética e teorica de personagens no Iluminismo alemão : Lessing, Moses Mendelssohn, M |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
GUILLERMO, Tristan Torriani
A proposta deste trabalho é mostrar como personagens ideais foram construídos na filosofia e literatura alemãs da segunda metade do século XVIII. No primeiro capítulo, procuro mostrar o desenvolvimento do Iluminismo na sua relação com o teatro nacional alemão. Lessing é, sem sombra de dúvida, o autor decisivo neste sentido, pois reunia em si não só o artista criativo, mas também o teórico. Para explorar essa potente combinação, é necessário que se estude sua produção artística associada à sua teorização estética, política e educacional. Um aspecto particularmente interessante a ser notado é a complexa coexistência de aspectos nacionalistas e cosmopolitas nos personagens e ideais por ele propostos. Os textos discutidos, embora não esgotem sua obra, são indispensáveis para uma compreensão do Iluminismo lessinguiano: a peça juvenil Os judeus, o diálogo Ernesto e Falco, as teses sobre A educação da humanidade, e sua obra-prima Natan, o sábio, que se inspira na figura de Moses Mendelssohn. No segundo capítulo, passo a examinar, entre outros escritos, o ensaio Jerusalém de Moses Mendelssohn, no qual ele ataca a autoridade eclesiástica e estatal, além de advogar a missão monoteísta do Judaísmo e defender a obtenção de direitos para os judeus.
Palavras-chave: Filosofia politica. Filosofia moderna. Filosofia alemã. Iluminismo. Identidade. Musica. Teatro alemão. Antropologia filosófica.
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8177 0 bytes Unicamp |
Categoria: Filosofia Teses |
O circulo restaurado : o resgate da totalidade originaria no primeiro Heidegger |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
MICHELAZZO, Jose Carlos Se o traço fundamental do pensamento de Heidegger é a questão do ser, nela também já está contida uma outra que busca pelo resgate de uma experiência originária da totalidade do real. O esforço central deste trabalho será, portanto, o de fazer aparecer esta comum-pertinência entre "ser e totalidade", a ponto de podermos afirmar que, em Heidegger, recuperar o sentido do ser é também resgatar para o pensamento ocidental a experiência da totalidade do real numa perspectiva mais primordial que aquela outra, teórica, especulativa, sistêmica, própria dos constructos metafisicos, presentes ao longo da filosofia da tradição. Neste trabalho, no entanto, essa conexão entre ser e totalidade ficará restrita à primeira etapa do itinerário de pensamento do filósofo e que pertence à primeira formulação que a sua questão do ser recebeu e que é aquela que pergunta pelo caráter "determinante, simples e unificador" do ser em geral, orientando, assim, os seus trabalhos e cursos até 1919 [Capo 1]. Com a descoberta da "facticidade" (Faktizitiit), Heidegger abre caminho a uma noção mais rigorosa da palavra-guia da Lebensphilosophie, "vida", por meio da qual ele acredita dar continuidade à sua investigação do ser em geral, dirigindo-a para as suas pesquisas do cristianismo primitivo e dos escritos práticos de Aristóteles, como acesso a uma experiência mais originária da vida no seu todo [Capo2]...
Palavras-chave: Filosofia alemã. Metafisica. Ontologia. Filosofia. Todo e partes.
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683 0 bytes UNICAMP |
Categoria: Filosofia Teses |
A vontade de poder é incremento da vida - e nada mais! - na filosofia de Nietzsche |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
Oselame, Valmor Luiz
A Vontade de Poder no pensamento de Nietzsche é a expressão da vida, sem nenhuma outra conotação, seja metafísica, religiosa, moral ou psicológica. Para seu entendimento como filosofema foram analisados outros conceitos correlatos, tais como vida e existência, sendo a vida a expressão puramente biológica e a existência a construção psicológica que atribui um sentido à vida; ser humano, como o ente que se construiu, criando e desenvolvendo características específicas como a razão, a inteligência, a memória, o querer e a concrescência; o conhecimento, como recurso para construção da existência. Para o entendimento deste ser humano, no pensamento de Nietzsche, é necessário enquadrá-lo dentro daquilo que ele chama de espírito histórico, civilização, mundo e forças vitais.
Palavra-chave: Nietzsche. Friedrich Wilhelm. Vontade de poder.
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898 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Categoria: Filosofia Teses |
Ética da alteridade e educação |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
MIRANDA, José Valdinei Albuquerque
A presente tese tem como objetivo principal abordar a educação desde a perspectiva ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Inicialmente mostra que a filosofia moderna, ao instituir o “Eu” como a unidade integradora do sentido e da representação, afirma o princípio da subjetividade como base da edificação do sujeito soberano. Descartes e Kant são apresentados como os pensadores que definem o princípio da subjetividade como fundamento da verdade filosófica. Com as críticas dirigidas à subjetividade por alguns filósofos “mestres da suspeita” como Nietzsche, Freud, Heidegger, Foucault, entram em crise os fundamentos da filosofia moderna. No contexto dessa crise, o pensamento de Levinas desponta como alternativa para pensar a racionalidade desde a perspectiva ética das relações. Com esse propósito, reconstrói a subjetividade não mais a partir da centralidade do Eu, mas a partir da alteridade do Outro, invertendo os termos da relação.
Palavra-chave: Alteridade. Ética. Filosofia da educação. Subjetividade
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942 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
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