Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Um estudo das relações de (inter)subjetividade presentes na enunciação escrita de professores de lín |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Neiva Maria Tebaldi
Este trabalho surge de questionamentos de um professor de língua materna: por que professores que orientam a aquisição da escrita não se sentem à vontade para escrever? Que relação estes professores mantêm com a língua? Que concepção linguística orienta seu trabalho? E que sujeito se manifesta no texto que os professores produzem? Para tentar dar conta de tais questões, analisam-se textos (enunciados) escritos por professores que atuam no Ensino Básico, procurando verificar, em situações efetivas de interação linguística -- eu-tu-ele --, a configuração de subjetividade que se produz no texto do professor e as implicações dessa configuração no seu fazer. Trata-se, pois, de um estudo de enunciação escrita que se orienta pela seguinte tese: as relações de (inter)subjetividade que o professor mantém com o outro (o tu) são determinadas não apenas por esse outro, mas principalmente por um terceiro elemento constitutivo do processo de enunciação (o ele) e o tipo de ensino que faz é condicionado por essas relações. Por envolver relações de (inter)subjetividade, desenvolve-se da perspectiva das teorias da enunciação, buscando em Bakhtin e Benveniste o suporte teórico. No primeiro busca os conceitos de dialogismo e (inter)subjetividade; no segundo, a intersubjetividade na língua e a sistematização do aparelho formal da enunciação. A pesquisa constata, pelos enunciados analisados, que a concepção de língua (uma das formas que o ele assume) que tem sido tomada como referência no ensino -- língua conjunto de normas -- entra como elemento constitutivo, determinando o modo de o professor constituir-se sujeito em cada evento enunciativo. E em decorrência, tece considerações sobre as implicações que esse modo de constituir-se professor-sujeito tem para o ensino de língua.
Palavras-chave: Concepção de língua. Enunciação escrita. Relações de (inter)subjetividade. Fatores subjetivantes. Sujeito-professor. Ensino.
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776 0 bytes http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Um norte para o romance brasileiro : Franklin Tavora entre os primeiros folcloristas |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RIBEIRO, Cristina Betioli
Um norte para o romance brasileiro : Franklin Tavora entre os primeiros folcloristas Esta tese baseia-se no estudo e análise do conjunto de romances de Franklin Távora, denominado por ele de Literatura do Norte. O principal objetivo é mostrar em que medida o autor se vale da cultura popular, das memórias e da cor local nortistas como instrumentos para fundar história e literatura nacionais. Nesta perspectiva, apresentamos as principais discussões sobre folclore e nacionalidade, as idéias fundamentais da Escola de Recife e a interação do romancista com o pensamento da ?geração de 70? do século XIX. Além de focalizar a trajetória intelectual do escritor, examinamos o seu conhecido embate com José de Alencar, travado nas Cartas a Cincinato, e os métodos de composição que foram sendo sedimentados na sua prosa de ficção, ao longo de suas críticas e no seu projeto literário. Por fim, apresentamos as análises dos cinco romances da Literatura do Norte: O Cabeleira, O Matuto, Lourenço, Um Casamento no arrabalde e O Sacrifício
Palavras-chave: Ficção brasileira. Historia e critica. Folclore.
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1995 0 bytes UNICAMP http://http://www.caminhosdoromance.iel.unicamp.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Uma Proposta Dialógica de Ensino de Literatura no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CEREJA, Willian Roberto
Os dois sistemas nacionais de avaliação escolar, o ENEM e o SAEB, e um sistema internacional, o relatório PISA, têm apontado em sucessivos exames o despreparo de estudantes brasileiros em todos os níveis para ler os mais diferentes tipos de textos. No ensino médio, essa deficiência se evidencia e se acentua, em virtude da introdução de estudos sistematizados de textos literários, que geralmente exigem habilidades complexas de leitura, como a análise, a comparação e a interpretação. Assim, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes ─ seja de gêneros do discurso em geral, seja de gêneros literários , nem tem cultivado o hábito regular de leitura entre os jovens. Quais seriam as causas desse fracasso? Dada a amplitude do problema, esta pesquisa enfoca especificamente o ensino de literatura no ensino médio e tem dois objetivos centrais: primeiramente, descrever e compreender as práticas de ensino de literatura no ensino médio e mapear as razões de seu fracasso; em segundo lugar, apontar saídas que melhorem a qualidade de ensino da disciplina nesse estágio escolar.
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7440 0 bytes Puc - SP http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
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