Categoria: Química Teses |
A área de ensino de Ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas característ |
Versão: 2005 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
NARDI, Roberto
Com a finalidade de contribuir para a compreensão das origens da área de ensino de Ciências no Brasil, foi realizado inicialmente um levantamento em documentos produzidos por pesquisadores da área nas últimas décadas. O referido levantamento sugeriu que os grupos de pesquisa na área têm trabalhado numa pluralidade de temáticas, enfoques e referenciais teórico-metodológicos, explicitando, de diferentes maneiras, convergências e divergências. Assim, numa etapa subseqüente, visando avançar na compreensão dessas convergências e divergências, entrevistei pesquisadores selecionados entre aqueles que, segundo seus pares, contribuíram para a origem da área. As questões norteadoras para essa busca foram as seguintes: A que se deve a pesquisa em ensino de Ciências no Brasil? Quais são suas características? Tendo em vista a constituição de referenciais teórico-metodológica para a pesquisa, foram selecionados aportes que, além de permitir a elaboração de um dispositivo analítico, contribuíram para a própria definição dos procedimentos que antecederam as entrevistas com os pesquisadores selecionados. Esses aportes, pautados na análise de discurso de linha francesa, cuja origem se deve aos trabalhos de Michel Pêcheux, apoiou-se principalmente em noções desenvolvidas no Brasil por Eni Orlandi. Efeitos de sentidos presentes nas falas dos entrevistados confirmam os indícios contidos em documentos já produzidos, mostrando uma pluralidade de posições em relação à formação e às características da área, as quais refletem as diferentes origens acadêmicas e trajetórias profissionais dos pesquisadores entrevistados, as posições de onde falam – institucionais ou geográficas – ou, ainda, sua maior ou menor proximidade com a pesquisa na área. Essa pluralidade de posições leva à hipótese de que, embora haja clareza, entre os pesquisadores, de que existe uma área de ensino de Ciências já consolidada no país, e de que essa área apresenta determinados contornos, a comunidade de pesquisadores que a constitui é plural, as atuações de pesquisadores e grupos de pesquisa são diversas, mostrando que não existe um único “paradigma” explícito que defina a área.
Palavras-Chave: Área de Ensino de Ciências. Memórias de pesquisadores no Brasil. Análise de Discurso. Paradigma. Comunidade Científica.
|
2194 0 bytes Unesp-Bauru |
Categoria: Química Teses |
A Construção do Currículo na Perspectiva Popular Crítica das Falas Significativas às Práticas Con |
Versão: 2004 Atualização: 9/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Antônio Fernando Gouvêa da
Partindo de experiência docente em escolas públicas municipais e estaduais, do trabalho como assessor pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (gestão 1989 – 1992) e, posteriormente, em diferentes gestões de administrações opulares no Brasil, procuro caracterizar momentos organizacionais para movimentos de reorientação curricular. A proposta político-pedagógica analisada é o Projeto Interdisciplinar via Tema Gerador, compreendido como um processo de formação permanente e coletiva dos educadores, envolvendo toda a comunidade escolar, na perspectiva de buscar a superação da dicotomia entre teoria e prática a partir dos conflitos e contradições vivenciados no contexto da escola pública. A participação contextualizada dos sujeitos na construção de suas práticas pedagógicas é uma exigência política, epistemológica e sociocultural para a qualificação do fazer educativo nos diferentes momentos do processo de construção curricular: desde a caracterização das dificuldades enfrentadas no cotidiano da escola convencional até o momento de preparação de atividades pedagógicas para sala de aula, sendo estas organizadas a partir da seleção de falas significativas da comunidade, temas geradores sistematizados em redes de relações – que procuram, dialeticamente, articular diferentes dimensões da realidade sociocultural – e por recortes pertinentes do conhecimento universal sistematizado, realizados pelos educadores das diferentes áreas do conhecimento. Portanto, a perspectiva que deve orientar esse processo de construção curricular fundamenta-se em referenciais éticos, políticos, epistemológicos e pedagógicos, na Teoria Crítica e na práxis da Educação Popular e Libertadora, em que o compromisso emancipatório orienta o fazer dialógico na construção de um currículo popular crítico. Por fim, são discutidas as relações entre esses movimentos e as políticas educacionais curriculares que os desencadearam no intuito de caracterizar avanços e dificuldades observados nas práticas analisadas e as condições necessárias para que sua implementação se dê de forma coerente, contribuindo efetivamente para a construção de uma comunidade escolar autônoma, comprometida com a transformação da realidade sociocultural em que está inserida.
|
862 0 bytes PUCSP-PPGE |
Categoria: Química Teses |
A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa M |
Versão: 2010 Atualização: 9/8/2013 |
Descrição:
MUENCHEN, Cristiane
Este trabalho investiga práticas pedagógicas de professores de Ciências da região de Santa Maria/RS que usam os denominados Três Momentos Pedagógicos (3MP). Inicialmente, se realizou um mapeamento sobre a produção da região nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), no qual se detectou que os 3MP têm merecido atenção especial no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, evidenciou-se a importância de compreender como professores da região central do RS estão atuando. Duas perguntas dirigiram a investigação: 1) Como se caracteriza a produção do grupo de investigadores do ensino de Ciências que originou os 3MP? e 2) Como esse grupo influenciou as práticas de professores da região central do RS que balizam suas ações docentes pelos 3MP? Focalizou-se, portanto, tanto processos de produção quanto de disseminação de práticas educativas que tiveram origem em distintos contextos. Dessa forma, uma análise com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck, principalmente com relação à categoria “circulação de ideias”, se apresentou como um dos fundamentos para a compreensão desses processos. A análise da produção que originou os 3MP teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores e depoimentos. Para a obtenção de dados sobre as práticas docentes dos formadores e professores da Educação Básica, da região investigada, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e examinados materiais didáticos por eles produzidos, além dos documentos referentes aos projetos desenvolvidos pelos formadores.
Palavras-Chave: Três Momentos pedagógicos. Problematizar. Perguntar. Freire. Fleck. Circulação de ideias. Ensino de Ciências.
|
10244 0 bytes UFSC, PPGECT |
Categoria: Química Teses |
A função do problema no processo ensino-aprendizagem de ciências: contribuições de Freire e Vygotsky |
Versão: 2009 Atualização: 14/5/2012 |
Descrição:
GEHLEN, Simoni Tormöhlen
As pesquisas em Educação em Ciências têm atribuído diversos significados ao termo problema, a exemplo dos problemas sociais vinculados ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), dos abordados na linha da Resolução de Problemas ou, ainda, dos problemas que envolvem as contradições sociais, na perspectiva educacional freireana. Além disso, parte dessas pesquisas tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Vygotsky para configurar novas perspectivas educacionais, embora a noção e função de problema na obra do autor ainda sejam pouco conhecidas. Investiga-se neste trabalho a noção de problema na obra de Vygotsky e sua função no processo de ensino-aprendizagem em Ciências. A partir de interlocuções entre Freire e Vygotsky busca-se contribuir com reflexões epistemológicas e pedagógicas sobre o papel do problema no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa compreende quatro encaminhamentos: a) estudo sistemático das principais obras de Vygotsky utilizadas no ensino de Ciências; b)identificação de trabalhos publicados nas seis primeiras edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), tendo como referência obras de Vygotsky; c) entrevistas semi-estruturadas com pesquisadores estudiosos da perspectiva vygotskyana; d) estudo das propostas curriculares Abordagem Temática Freireana e Situação de Estudo. Dentre os resultados, destaca-se que a noção de problema na obra de Vygotsky está diretamente vinculada ao processo de humanização e, numa dimensão epistemológica, está relacionada com o objeto do conhecimento. Isto é, o problema assume um papel na gênese da produção e apropriação de signos, assim como é o mediador nas relações entre sujeito e objeto do conhecimento. Já na pesquisa em Educação em Ciências, que tem como referência as ideias de Vygotsky, a função do problema tem se apresentado de duas formas: estruturação curricular, em que o conteúdo programático é organizado com base em temas e artifício didático-pedagógico, vinculado especialmente à conceituação científica. O fato dessas pesquisas referenciarem o problema no contexto de temas impulsionou uma investigação sobre as articulações entre o pensamento de Freire e Vygotsky, em que se constata uma sintonia entre as categorias problematização e ZDP. Defende-se que a função e a noção de problema, ao se complementarem nas perspectivas freireana e vygotskyana, podem contribuir na estruturação de práticas-pedagógicas para o ensino de Ciências, a exemplo da complementaridade entre a Situação de Estudo e a Abordagem Temática Freireana. Argumenta-se sobre a necessidade de se ter um determinado problema, como critério de seleção e estruturação de temas, formulado de modo consistente para o estudante e que apresente: 1) significado e sentido para ele e 2) para que haja a apropriação de conhecimentos historicamente construídos e, com eles, a compreensão e superação do problema em questão.
Palavras-chave: Freire e Vygotsky. Função do problema. Problematização. ZDP. Situação de Estudo. Abordagem Temática Freireana.
|
6730 0 bytes PPGECT-UFSC http://www.ppgect.ufsc.br |
Categoria: Química Teses |
A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos for |
Versão: 2009 Atualização: 11/5/2012 |
Descrição:
GONÇALVES, Fábio Peres
Este trabalho busca contribuir na sinalização de possibilidades metodológicas para abordar a experimentação como conteúdo nos processos de desenvolvimento profissional dos formadores e de formação inicial de professores de Ciências Naturais, especialmente de Química. Para tanto, investigou-se como tais processos podem colaborar na aprendizagem sobre as atividades experimentais no ensino de Ciências. Foram analisados 102 artigos, publicados em um periódico nacional, com propostas de experimentos a serem realizados, sobretudo, na educação superior em Química. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de componentes curriculares de conteúdo específico — autores de sugestões de atividades experimentais analisadas — e de componentes curriculares integradoras. A análise das informações qualitativas foi orientada pelos procedimentos da “análise textual discursiva”. A principal perspectiva teórica para a interpretação dessas informações foi o referencial freireano de educação. Aponta-se que a “consciência real (efetiva)” dos professores dos componentes curriculares de Química é constituída por visões, como aquelas que explicitam uma crença na experimentação como promotora incondicional da motivação e da aprendizagem conceitual. De outra parte, uma “consciência máxima possível” acerca dos experimentos seria constituída por compreensões que valorizam, por exemplo, o diálogo, a “problematização” e o “erro” dos estudantes para enriquecer seus conhecimentos, bem como o cuidado com aspectos “ambientais”, como o tratamento dos resíduos gerados nas atividades experimentais. Foram indicados, igualmente, modos de favorecer a “circulação inter e intracoletiva” do conhecimento sobre experimentação no ensino de Ciências, tanto no desenvolvimento profissional dos formadores quanto na formação inicial de professores, inclusive com a identificação de “situações-limite” nesses processos, como a pesquisa em detrimento da docência, as aprendizagens pouco fundamentadas nos conhecimentos oriundos da pesquisa em ensino de Ciências e o texto de experimentação disseminado. Na continuidade, foram assinalados conteúdos relativos à experimentação no ensino de Química importantes de serem abordados, a exemplo da história e epistemologia contemporânea da Ciência. São anunciadas ainda semelhanças e diferenças entre os discursos dos docentes das componentes curriculares de conteúdo específico e daqueles das componentes curriculares integradoras — pesquisadores em ensino de Química — e, de certo modo, vislumbra-se quase paradoxalmente um determinado nível de interação entre os profissionais, de maneira que os primeiros parecem se apoiar de alguma forma no conhecimento produzido pela comunidade de pesquisadores em ensino de Química no que concerne às atividades experimentais. Todavia, isso não evita a presença de “contradições” relativas à experimentação identificadas no discurso dos docentes de Química da educação superior, a saber: a ideia da experimentação como origem do conhecimento e da experimentação como modo de comprovar um conhecimento previamente estabelecido. Com base no exposto, indicam-se possibilidades para promover o movimento da consciência real (efetiva) à consciência máxima possível, dos formadores e dos professores de Ciências Naturais em formação inicial, em torno da experimentação — na qualidade de conteúdo formativo.
Palavras-chave: Experimentação. Desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Química. Docência na educação superior.
|
2131 0 bytes PPGECT-UFSC http://www.ppgect.ufsc.br |
Categoria: Química Teses |
A revista superinteressante, os livros didáticos de química e os parâmetros curriculares nacionais i |
Versão: 2008 Atualização: 11/5/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Maira. A revista superinteressante, os livros didáticos de química e os parâmetros curriculares nacionais instituindo “novos” conteúdos escolares em ciências/química. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008, Porto Alegre, BR-RS.
Nesta tese de doutorado, examino algumas produções culturais que me permitiram acompanhar processos ligados à produção dos conhecimentos escolares em Ciências/Química. Para tanto, examinei documentos oficiais de ensino brasileiros – os PCNs, alguns livros didáticos de Química e uma revista de divulgação científica – a Revista Superinteressante. A pesquisa foi desenvolvida sob inspiração dos Estudos Culturais, utilizando aportes teóricos de Stuart Hall, que busquei conectar ao pensamento de Michel Foucault e Thomas Popkewitz para realizar as análises discursivas procedidas. Tais análises permitiram indicar entrelaçamentos entre os enunciados que compõem os diferentes discursos colocados em circulação por tais produções e indicar que temas como saúde, meio ambiente, desenvolvimento tecnológico e consumo passaram a constituir a “pauta” tanto da revista examinada, quanto dos livros didáticos e dos PCNs, o que, de certo modo, legitima e escolariza esses temas, no caso estudado na área de Ciências/Química, na Educação Básica. A inserção de novos temas/conteúdos indica haver uma ruptura em relação ao que anteriormente era considerado como conteúdos escolares pertinentes ao ensino de Ciências/Química. No tratamento do tema saúde, por exemplo,os textos passaram a ocupar-se com a indicação de formas para viver mais e com mais saúde, com melhor aparência, com cuidados para a manutenção da agilidade e juventude, o que implica viver uma “democrática” ditadura de fazer escolhas responsáveis para os cuidados com o corpo, ou seja, nessas produções culturais o discurso do cuidado com a saúde encontra-se associado à vontade de mudanças de atitude dos sujeitos frente aos seus hábitos de vida. Em relação ao modo de focalizar o tema meio ambiente, os enunciados ressaltam a importância da incorporação de práticas cotidianas aos conteúdos escolares, sendo isso considerado requisito para o desenvolvimento da cidadania que, por sua vez, seria promovida na relação dos sujeitos com o meio ambiente.
Palavras chave: Química - Ensino médio. Ciências - Ensino médio. Currículo. Parâmetros curriculares nacionais. Livro didático - Ensino médio. Estudos culturais. Divulgação científica. Imprensa pedagógica - Revista Superinteressante. Hall, Stuart. Foucault, Michel. Popkewitz, Thomas S.
|
7449 0 bytes UFRGS |
Categoria: Química Teses |
Caracterização de imagens em livros didáticos e suas contribuições para o processo de significação d |
Versão: 2009 Atualização: 16/5/2012 |
Descrição:
KIILL, Keila Bossolani. Caracterização de imagens em livros didáticos e suas contribuições para o processo de significação do conceito de equilíbrio químico.
Este trabalho toma como objeto de estudo as imagens contidas nos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLEM/2007. Foram dois os objetivos desta pesquisa: a) caracterizar tais imagens, discriminando aquelas que compõem os capítulos de equilíbrio químico, de acordo com as dimensões do conhecimento químico (macroscópica, submicroscópica e simbólica); e b) avaliar as contribuições trazidas pelas imagens para o processo de significação desse conteúdo. A metodologia utilizada para a coleta dos dados foi o esquema duplo-cego em que cada pesquisador, independentemente, propõe uma classificação, a qual posteriormente é validada por meio de instrumentos estatísticos. Elaborou-se, para a coleta de dados, uma taxonomia na qual se discriminam as categorias de análise de acordo com as dimensões mencionadas acima. Vale ressaltar que, para a análise das imagens, é necessário considerar as inter-relações entre elas, pois, em uma mesma representação visual, é possível ter o conhecimento químico representado em duas ou mais dimensões. O referencial teórico fundamenta-se na teoria da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel e colaboradores, e nas concepções de signos elaboradas por Pierce. Os resultados da análise mostraram que, no total, a maioria das imagens representa o conhecimento químico considerando o aspecto macroscópico ou não se classificam. Para o capítulo de equilíbrio químico, no geral, as representações propostas para auxiliar o entendimento desse conteúdo também são de natureza macroscópica ou não se classificam. Com relação ao processo de significação do conteúdo de equilíbrio químico, consideraram-se para a análise as contribuições de outros conteúdos como reação química, cinética química e estequiometria, ditos subsunçores. Assim, foi possível concluir que as representações encontradas nos livros didáticos são de natureza macroscópica e tipificam as propriedades dos sistemas químicos. Além disso, existe uma quantidade expressiva de imagens que apresentam caráter meramente ilustrativo e outras poucas que correlacionam os aspectos dimensionais. Portanto, as imagens contidas nos livros didáticos em geral pouco colaboram para o processo de significação do conteúdo de equilíbrio químico.
|
1494 0 bytes Ufscar |
Categoria: Química Teses |
Construção e avaliação de hipermídia educacional sobre tópicos de carboidratos |
Versão: 2009 Atualização: 14/5/2012 |
Descrição:
HEIDRICH, Denise Nogueira
A constatação de que as animações são excelentes recursos didáticos para auxiliar o trabalho do professor e facilitar a compreensão dos estudantes em conteúdos que exigem abstração e imaginação levou um grupo de professoras do Departamento de Bioquímica do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a produzir, com a assessoria de docentes do Departamento de Design Gráfico, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, o material hipermídia Bioquímica através da animação. Esse hipermídia foi construído no período de 2003 a 2005, tendo os carboidratos como tema central, e o cotidiano dos estudantes universitários como linha condutora. O conjunto do hipermídia apresenta: aula de saída a campo, no módulo introdutório: Carboidratos na Natureza; atividades práticas, no Módulo 2: Carboidratos no Laboratório; a pesquisa bibliográfica, no módulo Carboidratos na Biblioteca; o processo de digestão e absorção dos carboidratos, tema do quarto módulo: Carboidratos na Lanchonete; a fascinante história de uma molécula de glicose que é convertida em piruvato, contida no módulo Carboidratos no Teatro; e patologias ligadas ao metabolismo dos carboidratos, no módulo Carboidratos no Hospital. Apesar de terem sido bem avaliados previamente por estudantes de graduação e professores de Ensino Médio, problemas de navegação e finalização levaram à constatação de que a conversão dos materiais em objetos de aprendizagem poderia torná-los mais eficazes para o ensino e a aprendizagem. Estudo de teorias de aprendizagem e de elementos de semiótica serviram como suporte para as transformações pretendidas, e como resultado apresentamos os objetos de aprendizagem Introdução aos Carboidratos, Classificação dos Carboidratos: Monossacarídeos, Digestão do Amido e Via Glicolítica. Da necessidade de disponibilizar o conjunto da obra já referida para avaliação criou-se uma ponte com o ambiente virtual de aprendizagem do Laboratório de Ensino a Distância (LAED) do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) da UFSC, onde foram criadas disciplinas para cursos de graduação e de extensão nas plataformas Diorama e Moodle.
Palavras-chave: Teorias de aprendizagem e elementos de semiótica. Suporte para construção e avaliação de hipermídia educacional. Tópicos de carboidratos. Disciplinas plataformas Diorama e Moodle.
|
3431 0 bytes UFSC, PPGECT |
Categoria: Química Teses |
Ensino de química em escolas do campo com proposta agroecológica |
Versão: 2010 Atualização: 18/4/2012 |
Descrição:
LINDEMANN, Renata Hernandez
A adoção da Agroecologia como forma produtiva aponta para a necessidade da construção e difusão de novos conhecimentos e para a formação dos sujeitos do campo que compreendam as exigências dela derivadas, entre as quais, uma nova relação entre o homem e a natureza, na busca da sustentabilidade socioambiental e econômica dos estabelecimentos rurais. Neste sentido, a Educação do Campo passa a assumir um papel de destaque na adoção dessa perspectiva, e seus processos educativos serão estratégicos na difusão e consolidação de um novo modelo de desenvolvimento territorial. A incipiência de reflexões e propostas por parte da área do Ensino de Química e a ausência de experiências e discussões acerca desse assunto por parte da área da Educação do Campo, tornam ainda mais relevantes as pesquisas que visam instrumentalizar o ensino para o contexto do campo comprometido com a perspectiva agroecológica. Esta pesquisa busca discutir o ensino da química no Curso Técnico de nível Médio em Agropecuária - Habilitação em Agroecologia, situado no município de Fraiburgo/SC. Analisa aspectos relacionados à química e à agricultura e à química e ao meio ambiente; as diferentes questões ligadas ao contexto agrícola, como a escola do campo, o ensino técnico e sua relação com o ensino de química; a formação de professores para atuação nesse contexto particular, tomando como referencial a perspectiva freireana de educação. Como um estudo de caso, o processo investigativo foi conduzido através: da análise documental; das visitas a campo; de entrevistas semi-estruturadas com agricultores da reforma agrária e com responsáveis pela implementação do curso técnico; da aplicação de questionários a estudantes do referido curso; de registros em áudio de reuniões de planejamento e avaliação das atividades do referido curso. Dentre os principais resultados, destacam-se: uma compreensão considerada integrada acerca da Agroecologia expressa nos documentos oficiais e pelos organizadores do curso; a existência de distintas compreensões por parte dos agricultores sobre suas práticas agrícolas, sinalizando para situações significativas, como: a produção de carvão vegetal, a produção de fumo e o uso (intensivo) de agrotóxicos. Estas, na forma como são conduzidas, têm provocado o abandono de certas práticas por uma pequena parcela dos agricultores, devido aos problemas de saúde na família que tais atividades e hábitos ocasionam. Essas situações significativas auxiliaram na configuração do Tema Gerador ―Agricultura: fonte de vida e renda, o qual estrutura uma proposta, na forma de Ensaio, que visa contribuir na consolidação de um ensino de química comprometido com o contexto do campo e com a formação técnica na perspectiva agroecológica.
Palavras-chave: Ensino de Química. Agroecologia. Educação do Campo. Abordagem Temática freireana.
|
15684 0 bytes PPGECT-UFSC http://www.ppgect.ufsc.br |
Categoria: Química Teses |
Formação Continuada de Professores de Química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na |
Versão: 2008 Atualização: 14/5/2012 |
Descrição:
GABINI, Wanderlei Sebastião. Formação Continuada de Professores de Química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Unesp-Bauru, Bauru, 2008.
A presente pesquisa foi realizada com o propósito de analisar e compreender um processo de formação continuada de professores visando promover a inserção da informática nas aulas de Química. Tal ação teve seu desenvolvimento pautado na racionalidade prática e na reflexão crítica sobre o trabalho docente, sendo mediada pela educação a distância. O estudo desenvolveu-se com um grupo de professores de Química de escolas públicas estaduais na região de Jaú (SP). Através de encontros presenciais e de interações em um ambiente virtual de aprendizagem, buscou-se estabelecer um vínculo constante entre a realidade do professor e a formação continuada. Foram utilizados diferentes recursos metodológicos que possibilitam aos docentes o contato com materiais diversificados, a análise de softwares, a elaboração de material didático, bem como a atuação com seus alunos na sala de informática das escolas. Na organização dos dados foram trabalhados três eixos principais: formação e trabalho docente, ensino de Química e uso da informática. A investigação evidenciou elementos-chave para subsidiar propostas de formação continuada e envolveu reflexão e planejamento como meios para desencadear reformulações tanto na percepção dos professores em relação ao papel da informática nas aulas de Química, como na utilização desse recurso em sala de aula.
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Ensino de Química. Informática. Educação a Distância.
|
1790 0 bytes Unesp - Bauru |
|