Categoria: Educação Fisica Monografias |
A influência da mídia na obesidade de crianças e adolescentes |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
CARNEIRO, Vinícius Guimarães
Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da mídia, equipamentos eletrônicos e o meio em que vivem crianças e adolescentes na gênese da obesidade. Devido à violência e às facilidades do mundo atual, crianças e adolescentes estão cada vez mais permanecendo em suas casas e, assim, não praticam a atividade física necessária para uma vida ativa e saudável e, por consequência, tornam-se sedentários. Sabe-se que a obesidade é uma situação que envolve diversos fatores e, entre eles, o sedentarismo é o que realmente se torna mais evidente. Pais pouco presentes tendem a deixar seus filhos diante da televisão, computadores ou videogames, para que estes aparelhos atuem como um tipo de “amigo” que está ali para proporcionar divertimento. Como pode-se comprovar, a mídia influencia os hábitos diários e de compra em crianças e adolescentes, além de vender um ideal estético que muitas vezes não é palatável à realidade destes indivíduos, podendo originar nos casos mais graves transtornos alimentares ou o uso de substâncias para a mudança da composição corporal para atingir o padrão midiático. Comprovar-se-à que existem aspectos positivos nestes aparelhos, tais como o benefício em alguns aspectos motores e cognitivos, como tempo de reação e treinamento mental, além de estarem sendo utilizados como auxiliar no tratamento de doenças e recuperação de indivíduos de todas as idades. Considera-se então que estas tecnologias são benéficas, assim como parte das informações que trazem consigo, mas os pais e responsáveis nunca podem abrir mão do controle sobre o tempo e as informações às quais estes indivíduos em formação vão ter acesso. A atividade física nunca pode ser deixada de lado, ao preço do risco de sedentarismo, obesidade/sobrepeso e síndromes metabólicas graves. A combinação de interação social, atividades físicas e informação é ideal para o completo desenvolvimento do indivíduo.
Palavras-chave: Obesidade. Tecnologia. Atividade física.
|
23781 0 bytes Universidade de Ribeirão Preto http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Professor especialista ou professor generalista? Quem deve assumir a Educação Física na educação inf |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Gustavo Arantes et al
De acordo com a LDB 9394/96, a Educação Física é componente curricular obrigatório do Ensino Básico. No entanto, na Educação Infantil, primeiro momento da criança no ambiente escolar, não é obrigatório a presença de um professor especialista, graduado em licenciatura em educação física. Este estudo tem como objetivo analisar qual profissional é o mais capacitado e se encontra mais seguro para ministrar aulas/atividades relacionadas à educação física na educação infantil. Como metodologia, foram distribuídos ao todo 40 questionários idênticos com perguntas abertas e fechadas para profissionais que atuam neste nível, sendo 20 para professores generalistas e 20 para professores especialistas. As perguntas diziam respeito desde a sua formação, tempo de experiência, seus conhecimentos sobre educação física e sobre a educação infantil, se sentem capacitado, se planejam as aulas, se participam das reuniões pedagógicas, o tempo por semana utilizado para educação física e quem é o mais capacitado para tal função. Foi concluído que ambos os profissionais possuem posições e idéias similares sobre a educação infantil e o trabalho da educação física nesta área, assim como condições de trabalho parecidas e que a maioria dos respondentes consideram o professor especialista o mais capacitado para ministrar tais aulas.
Palavras chave: Educação Física. Educação infantil. Professor generalista. Professor especialista.
|
24216 0 bytes Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância dos jogos de luta na aprendizagem do karatê-dô |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
SOUZA, Carlos Roberto Pantoja de
Esta pesquisa foi elaborada através de estudo de caso e de levantamento bibliográfico, onde se procurou estudar o que autores de diversas áreas ressaltam em seus trabalhos, sobre a importância do lúdico no universo da formação humana, com a implantação da prática de jogos, de brincadeiras e de lutas lúdicas em assistência às aulas de karatê infantil. Com o objetivo geral de verificar se essas atividades lúdicas auxiliam no aprendizado do karatê. Como objetivo específico de analisar se essa metodologia contribui para o melhor desenvolvimento dos fatores motores, cognitivos e afetivo-sociais, servindo como fator de motivação para crianças de 05 a 08 anos. A pesquisa foi realizada através de grupos de controle, formados por 20 crianças, 2 grupos de 10 crianças de 05 a 08 anos, alunos de Karatê dos Colégios La Salette, Pequeno Construtor, Luiza Martins e da turma para crianças da academia Biophysik. A metodologia foi realizada por um período de 2 meses, onde em um grupo se utilizou jogos, brincadeiras e lutas lúdicas e no outro a metodologia tradicional, somente com a utilização das repetições das técnicas do Karatê.
Palavras-chave: Karatê-Dô. Lúdico. Crianças.
|
24080 0 bytes Universidade Estadual Vale do Acaraú http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância da Língua de Sinais para a melhoria da socialização dos alunos com deficiência auditiv |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
COSTA, Marcelo Pereira; RODRIGUEZ, Carmem Ledir Wouters
O objetivo principal deste trabalho foi promover a socialização entre alunos e professores dessa escola, buscando melhorar a comunicação nas atividades diárias, através da utilização da LIBRAS. O presente projeto foi de grande importância para o desenrolar das atividades da escola, pois, através do ensino da LIBRAS, despertou nos alunos o interesse pela descoberta de uma nova forma de linguagem, que possibilitou a fluência da comunicação e de entendimento entre todos os componentes da classe, utilizando-se de formas alternativas de comunicação não oral, promovendo uma melhor socialização entre os alunos com deficiência auditiva e os demais colegas e professores.
Palavras-chave: Educação especial. LIBRAS. Educação inclusiva.
|
8008 0 bytes Faculdade Padre João Bagozzi http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Possibilidades superadoras de uma realidade de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SOUZA, Jones Bispo de. Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, oferecido pela FACED/UFBA, no ano de 2005-2006. Tem como problemática investigar e reconhecer que possibilidades metodológicas apontam a realidade do processo de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos de idade, em espaços extra-escolares, em vista a possibilidade de um projeto de sociedade superador ao capitalismo. Como hipótese levantamos que as possibilidades metodológicas de uma realidade de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos, numa perspectiva superadora ao modelo capitalista, requerem uma práxis pedagógica crítica e contextualizada com a realidade social. A pesquisa foi traçada com aproximação da pesquisa-ação e buscou levantar numa abordagem dialética uma proposta de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos de idade, em espaços extra-escolares, não se restringindo ao aprimoramento de técnicas esportivas, e sim, buscando utilizar o futsal como veículo e objeto de educação, visando uma transformação da realidade existente. Como conclusão apontamos que o ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos passa pela necessidade de compreensão do esporte enquanto um elemento de desenvolvimento da cultura, cuja perspectiva visa reconhecê-lo como um complexo temático trabalhado a partir de temas que relacionam problemáticas sociais significativas, ao seu próprio desenvolvimento e sua compreensão na sociedade.
Palavras-chave: Futsal. Ensino-aprendizagem. Projeto superador.
|
7292 0 bytes Universidade Federal da Bahia http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O trato com o conhecimento na Educação Física escolar: realidade e possibilidades |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVEIRA, Bruno Victor Soledade; SOUZA, Moisés Martins.
O presente estudo analisa a realidade e as possibilidades superadoras no que se refere ao trato com o conhecimento exercido pelos professores de Educação Física das séries de ensino médio de uma escola pública da cidade de Belém. A pesquisa se apresenta através de uma abordagem qualitativa, tendo como base a teoria “Crítico-superadora” e as falas dos professores, sendo que essas falas foram coletadas através de uma entrevista semiestruturada, que posteriormente foram analisadas e confrontadas com a teoria em questão, buscando observar as contradições presentes entre a prática dos professores e a teoria pedagógica. Os resultados encontrados nos levaram a compreender que, ainda hoje, os conteúdos priorizados pelos professores em suas aulas continuam sendo as modalidades desportivas. Não identificamos a preocupação do professor em relacionar os conteúdos com a vida do aluno, impedindo-os de fazer uma reflexão sobre a realidade. A falta de material e espaço adequado para a prática da Educação Física, dificulta a ação do professor na tentativa de mudar sua prática atual. Em síntese, consideramos que essa prática efetivada pelos professores de Educação Física contribui para a transmissão dos ideais capitalistas, agindo de acordo com seus interesses e reproduzindo as desigualdades sociais que esse modo de produção gerou através dos anos, pois, sem que o aluno faça uma reflexão sobre sua realidade, se torna impossível a conscientização sobre os problemas sociais existentes nela, impedindo-os que encontrem soluções para esses problemas.
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Sociedade.
|
8425 0 bytes Universidade do Estado do Pará http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O jogo na Educação Física escolar: atribuições dada pelo professor |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALVES, Rodrigo Landim.
O tema a ser tratado neste artigo é o jogo. Realizamos algumas reflexões sobre o assunto entendendo-o como um fenômeno universal que possui uma pluralidade de olhares, que está presente em todas as culturas e possuidor de um caráter natural e espontâneo, mas que também pode ser usado nas aulas de Educação Física Escolar como um recurso pedagógico eficiente, explorando uma diversidade de conteúdos, e dando ao mesmo sentido sócio-cultural, e não apenas para desenvolvimento de determinadas habilidades técnicas. Daí veio à necessidade de se compreender como os professores de Educação Física entendem e utilizam o jogo em suas aulas. Realizamos uma revisão da literatura para entender as diferentes análises sobre o jogo e aplicamos um questionário junto aos professores da rede pública de Rio claro (RJ). Ao confrontarmos os dados do questionário com os da revisão bibliográfica, verificamos que ao jogo são atribuídas várias funções, pois o mesmo é compreendido de vários aspectos. O jogo constitui-se como uma importante atividade para o desenvolvimento humano e para a construção da autonomia, podendo ser utilizado pelo professor de formas variadas, visando sempre ao prazer de quem o executa.
Palavras-chave: Jogo. Educação Física escolar. Desenvolvimento humano. Prazer.
|
7396 0 bytes Centro Universitário de Volta Redonda http:// |
|