Categoria: Matemática Monografias |
O Determinante de uma Matriz |
Versão: Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
BONFIM, João Pereira
Neste trabalho definimos o determinante de uma matriz a partir da expansão de Laplace. Mostramos, então, que o determinante definido dessa forma é uma função multilinear alternada (em relação às linhas da matriz) e assume o valor 1 na matriz identidade. Ou seja, o Teorema de Laplace é equivalente à definição usual de determinante. O determinante aparece em estudo de volumes de sólidos tridimensionais, mudança de coordenadas, Inversibilidade de matrizes, resolução de equações lineares etc. Há várias formas equivalentes de se definir determinante, o que fornece formas alternativas de cálculo, adequadas para diferentes formas de matrizes. O nosso objetivo é mostrar que podemos definir determinante como um procedimento indutivo, que é uma forma direta e acessível a um aluno de ensino médio, além de ser um modo matematicamente rigoroso.
Palavras chaves: Determinante. Matrizes. Expansão de Laplace.
|
3960 0 bytes UFSC http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Discalculia: uma abordagem à luz da Educação Matemática |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Wiliam Cardoso da
Constatam-se, atualmente, inúmeras dificuldades dos alunos, relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e certas habilidades com cálculos. Neste campo, a Discalculia ganha destaque, pois afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo que tenha melhor apreensão e construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. Assim, a presente pesquisa objetiva compreender acerca dos elementos que dificultam a capacidade do pensamento lógico exigido no cálculo, estabelecendo orientações aos professores e sugerindo ferramentas que facilitam o ensino do movimento matemático, envolvido nas várias operações acadêmicas e na vivência diária. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem teórica, bibliográfica, com enfoque qualitativo dos dados e informações relevantes quanto ao processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas, causas de dificuldades matemáticas, aspectos metodológicos e didáticos envolvidos nesses contextos, bem como atividades pedagógicas necessárias para intervenções que possibilitam levar o sujeito a construir formas de pensar e resolver os problemas matemáticos.
Palavras-chave: Discalculia. Aprendizagem. Ação pedagógica. Intervenção.
|
12580 0 bytes Universidade de Guarulhos http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Situações-problema como introdução de conteúdos de Ensino Médio |
Versão: PDF Atualização: 15/7/2013 |
Descrição:
ABRIL,Roman Hector
Estudos pedagógicos indicam a importância de introduzir novos conteúdos aos alunos por meio de situações-problema, seguindo modelos construtivistas e não formalistas. A proposta do projeto é, após uma abrangente digressão teórica, de elencar, para os campos temáticos das progressões a ritméticas e geométricas e das funções exponenciais e logarítmicas, um conjunto de problemas próprios para servir de introdução ao tema e despertar o interesse do aluno no assunto. Desta forma, o professor poderá escolher qual problema se adapta melhor às suas necessidades e da sua turma. Dessa maneira, pretende-se construir um esboço de um guia de problemas matemáticos associados a cada assunto, que pode ser aplicado por qualquer professor de Matemática. Esse compêndio tem aplicação prática direta, independente do conteúdo curricular, uma vez que o professor poderá buscar os exercícios relacionados a um determinado tema. Pretende-se, assim, demonstrar que é possível criar um guia de problemas matemáticos amplo, de utilidade prática e simples por qualquer professor.
Palavras-chave: Educação Matemática. Metodologia. Situações-problema. Progressões. Funções Exponenciais. Logaritmos.
|
4478 0 bytes UFPR http://www.ufpr.br |
Categoria: Matemática Monografias |
O Ensino Aprendizagem da Matemática para aluno com Síndrome de Down em contexto de inclusão: um estu |
Versão: Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
BOURSCHEID, Sabrina
A Política Nacional de Inclusão oficializada pela LDB 9394/96 e reafirmada na Resolução 01 de 11/9/2001 garantem a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, dentre estes os com Síndrome de Down. A inclusão não se restringe à presença física do aluno, mas ao direito de se beneficiar de uma pedagogia que possibilite o desenvolvimento de suas capacidades intelectual, afetiva e social, promovendo o seu desenvolvimento integral, respeitando suas limitações e potencializando o aprendizado. Nessa perspectiva, investigamos como ocorre o ensino da Matemática para o aluno com Síndrome de Down em contexto de inclusão em uma escola da rede estadual do Município de Sorriso/MT, caracterizando-se como estudo de caso, sendo sujeito da pesquisa uma aluna inserida na 8ª série do Ensino Fundamental. A pesquisa é Qualitativa, descritiva e interpretativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação realizada em situações de ensino/aprendizagem de Matemática e questionários semiestruturados dirigidos ao professor de Matemática, ao coordenador da escola, a aluna com Síndrome de Down e sua mãe. Fundamentaram esta pesquisa, os autores: Aranha (2000), Baraldi (1999), Batista (2007), Bissoto (2005), Pueschel (1993), Saad (2003) e outros. Os resultados confirmam o que afirmam os autores estudados, ser perfeitamente possível o aluno com Síndrome de Down aprender Matemática, desde que lhe sejam dadas condições apropriadas, uso de metodologia adequada com manipulação de materiais diversificados e conteúdos matemáticos significativos, relacionados a situações da vida cotidiana, como comprar, pagar, cálculos de preços e outras. Percebemos que as dificuldades do aluno com Síndrome de Down quanto à Matemática se relacionam à capacidade de abstração em situações complexas e, tal como qualquer outro aluno, poderá ter maior ou menor dificuldade para aprender Matemática. Concluímos que o sucesso da inclusão não depende só do professor e de sua metodologia, mas de todos os envolvidos neste processo: aluno, família, escola, demais alunos e sociedade.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Síndrome de Down. Ensino-aprendizagem de Matemática.
|
2988 0 bytes Unemat http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
O ensino de Matemática em Sinop nos anos de 1973 a 1979: uma História Oral temática |
Versão: Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
LANDO, Janice Cassia
A presente pesquisa teve por objetivo contribuir para a construção do registro da história do município de Sinop, em especial com a história da educação, no que se refere ao ensino da Matemática no período de 1973 a 1979. Gostaríamos de entender, ao menos em linhas gerais, o caminho percorrido pelo ensino de Matemática em Sinop, no período pesquisado. Foram entrevistadas sete pessoas, entre as quais, três professores, dois pais e dois alunos, envolvidos nas atividades relativas à educação no período estabelecido. Utilizamo-nos de entrevistas abertas, com o uso de um roteiro, que foram gravadas em fita k-7, transcritas e textualizadas, conforme indicam os parâmetros metodológicos da História Oral. Os principais autores utilizados em nosso referencial teórico foram: José Carlos Sebe Bom Meihy e Paul Thompsom, nos quais nos orientamos na condução de nossa pesquisa. Foi possível constatar através dos depoimentos, o quanto foram problemáticos os primeiros anos do ensino de Matemática em Sinop, onde havia uma carência de professores formados, de salas de aula, de materiais didáticos, inclusive um livro didático, com o qual, o professor poderia preparar suas aulas; por outro lado, havia uma demanda enorme de alunos que chegavam de outras regiões do país diariamente, junta-se a isso as dificuldades inerentes à vida em uma cidade no início de sua colonização na região norte do estado de Mato Grosso.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. História de Sinop. História oral. História da Educação Matemática.
|
1254 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Relações entre o ensino de sistemas lineares e a modelagem matemática no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MATUCHESKI, Silvana
Neste trabalho, a modelagem matemática é apresentada como uma estratégia de ensino-aprendizagem. Assim, uma das preocupações do trabalho é estabelecer as possíveis relações entre Modelagem Matemática e Sistemas Lineares no Ensino Médio. Para se obter dados relativos ao ensino do conteúdo matemático em questão, aplicou-se um questionário de pesquisa para alguns professores de Matemática que atuam no Ensino Médio no Estado do Paraná. E, para se estabelecer as relações entre modelagem e Sistemas Lineares, primeiramente foram destacados alguns conceitos sobre modelos matemáticos e Modelagem Matemática. Em seguida, discute-se a modelagem no ensino de Matemática, bem como as vantagens e desvantagens dessa estratégia de ensino. Posteriormente, o conteúdo matemático “Sistemas Lineares” é apresentado de maneira semelhante àquela encontrada em livros didáticos de Ensino Médio. Na sequência, os resultados da pesquisa realizada com professores de matemática do Estado do Paraná são ilustrados através de tabelas e gráficos. Logo depois, são tecidos alguns comentários sobre cada questão, além de uma visão geral dos resultados obtidos com a pesquisa. E, finalmente, são apresentados alguns caminhos para a utilização da Modelagem Matemática em sala de aula.
Palavras-chave: Matemática. Modelagem. Sistemas lineares.
|
2987 0 bytes UFPR - Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Análise de conteúdo de livros didáticos: contribuições à prática do professor de Matemática |
Versão: pdf Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
JANUARIO, Gilberto
Esta Monografia visa ao estudo de análise de conteúdo presentes nos livros didáticos de Matemática, objetivando identificar quais são as contribuições e implicações, para a prática do professor, desse recurso metodológico. Foi realizada uma investigação acerca do tema Função, pois, em nossa prática, identificamos que os alunos apresentam dificuldades ao trabalhar com esse conteúdo. O interesse nessa temática justifica-se uma vez que seu conceito e aplicação estão presentes em outros diversos conteúdos matemáticos. Percebemos, também, que essa temática tem sido foco de alguns trabalhos acadêmicos (OLIVEIRA, 1997; ROSSINI,2006; MAIA, 2007). Para o desenvolvimento da pesquisa foram estudados três livros didáticos do 9º ano na intenção de identificar de que modo os autores abordam a introdução ao conceito de Função; realizamos a análise de conteúdo pela perspectiva da pesquisa do tipo qualitativa conforme concebem Bogdan e Biklen (1994); para a análise crítica das estratégias utilizadas pelos autores, nos pautamos na Organização Praxeológica presente na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999), referente às Tarefas, Técnicas, Tecnologias e Teorias. Na análise dos tipos de tarefas propostas nos livros escolhidos, observamos: (i) se apresentam abordagem histórica do conceito de Função; (ii) se possibilitam favorecer a fase adidática, conforme a Teoria das Situações Didática (BROUSSEAU, 2008); e (iii) se apresentam diferentes tipos de registros de representação e suas devidas conversões, presentes na teoria de Duval (2003). Ao final da investigação, constatamos que realizar análise de conteúdo pode despertar nos professores de Matemática um olhar crítico e investigativo frente ao processo de seleção de material didático, situações-problema e elaboração de atividades.
Palavras-chave: Livro didático. Conceito de função. Prática pedagógica em Matemática. Organização praxeológica.
|
40460 0 bytes IFECT – SP http:// |
|