Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Reforma da escola e o trabalho como especificidade humana Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges

O presente artigo procura desmistificar o espaço escolar como redentor das mazelas sociais ao mesmo tempo em que analisa a hegemonia da classe dominante que faz uso não só da sociedade política, mas da sociedade civil para disseminar sua ideologia. Analisa, de modo sintético, a educação no Brasil no que concerne à escola para as classes trabalhadoras demonstrando que a dicotomia escola de ricos e de pobres é fruto de uma sociedade divida em classes que desumaniza o trabalhador, arrebatando-lhe das mãos aquilo que o diferencia dos animais: o trabalho, a capacidade de planejar e prever resultados, justificando tal assertiva pela meritocracia. Uma vez que a classe detentora dos meios de produção subjuga o trabalhador, se apropriando do conhecimento, domínio e produto de seu trabalho, todavia, não lhe é capaz de tomar a capacidade de resistir, se opor ao domínio capitalista. Converter os mesmos meios que favorecem a classe dominante o exercício de sua hegemonia a favor da classe trabalhadora é possível, e a reforma da escola deve começar pela organicidade dos intelectuais envolvidos nesta peleja. Entre os autores consultados ressaltam-se os pressuposto de Gramsci.

Palavras-chaves: Educação. Escola. Trabalho.

Downloads 2191  2191  Tamanho do arquivo 60.00 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.utp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Aspectos Históricos sobre a Função do Pedagogo Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MARTELLI, Andréa Cristina

O presente artigo objetiva o entendimento das funções não docentes exercidas pelo Pedagogo na organização escolar , à luz da história da educação brasileira, compreendida a partir das relações entre escola e sociedade capitalista. Pois, “a escola contemporânea é uma organização complexa dentro de nosso sistema social; por isso, para entender sua dinâmica e seu funcionamento, temos que compreender a forma como foi concebida e a partir de quais pressupostos ela está desenvolvendo o processo educacional”.

Downloads 2191  2191  Tamanho do arquivo 123.58 KB  Plataforma  Educere et Educare - Revista de Educação  Site http://e-revista.unioeste.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O professor de filosofia: o ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
ASPIS, Renata Pereira Lima

O ensino de Filosofia para jovens na escola justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que dêem conta de seus problemas. Não há cisão entre filosofia e filosofar. O ensino de Filosofia deve ser produção de filosofia como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si e ao mundo de forma original e autônoma.

Palavras-chave: Ensino. Formação. Experiência filosófica. Professor. Criação de conceitos.

Downloads 2140  2140  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Três lições de filosofia da educação Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
KOHAN, Walter Omar

O presente trabalho busca pensar o valor de O mestre ignorante como exercício de filosofia da educação, em particular contrapondo-o a um modo, dominante, de exercer esse saber no seio de nossas instituições. Trata-se de uma história singular, pela qual todo mestre pode se perguntar por que e para que ensina; e, o que é ainda mais importante, pode se questionar sobre que diabos está fazendo consigo mesmo e com os outros, a cada vez que se veste de mestre em uma sala de aula. Depreendemos, desse exercício, três lições: a) o mais natural, evidente e aceito socialmente acaba sendo, filosoficamente, o mais problemático; b) somente pelo paradoxo, entranhados no lodo paradoxal, podemos encontrar algum sentido na educação; c) só há uma educação que vale a pena: a que emancipa (sem emancipar). Quem não deixa que os(as) outros(as) se emancipem embrutece.

Palavras-chave: Filosofia da educação. Emancipação. Sócrates.

Downloads 2118  2118  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Florestan Fernandes e a educação Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SAVIANI, Demerval

No presente artigo destaca-se a importância de Florestan Fernandes para o desenvolvimento da educação brasileira. Com base em suas próprias obras, a exposição foi organizada em torno de quatro eixos: o educador, o cientista, o militante e o publicista. O primeiro aspecto enfoca a figura do professor Florestan evidenciando o profundo significado educativo que marcou a sua atividade docente. O segundo põe em evidência o lugar ocupado pela educação nas investigações científicas por ele realizadas. O terceiro eixo de análise se ocupa de seu engajamento na luta em defesa da educação pública. Finalmente, o quarto aspecto traz à tona o publicista incansável, empenhado em divulgar, sob todas as formas ao seu alcance, a causa da defesa de uma escola pública de qualidade, acessível a todos os brasileiros.

Palavras-chave: Docente. Educação brasileira. Qualidade.

Downloads 2113  2113  Tamanho do arquivo 1.10 MB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br/pdf/ea/v10n26/v10n26a13.pdf
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!The Role Of The Tutor In Distance Education Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CHANAN, Aline de Abreu Curunzi; CHANAN, Douglas dos Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; MARCHESSOU, François

O artigo trata do papel do tutor na educação a distância. Faz um breve histórico da EAD, comentando seu avanço e popularidade a partir da difusão das TIC, e cita as principais dificuldades enfrentadas pelo tutor atualmente, chamando atenção para a importância de sua constante atualização (em inglês).

Palavras-chave: Educação. Tecnologias. Qualificação.

Downloads 2053  2053  Tamanho do arquivo 80.05 KB  Plataforma The 22nd ICDE World Conference Report - ICDE  Site http://www.icde.org/oslo/icde.nsf/id/37657B265F3AFEAEC125701200430427?OpenDocument
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O ensino da Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
FÁVERO, Altair Alberto; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar

O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de Filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de Filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de Filosofia nas escolas públicas. Apresenta, também, alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em Filosofia e, por último, algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal.

Palavras-chave: Filosofia. Ensino de Filosofia. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio.

Downloads 2039  2039  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Piaget: Notas para uma Teoria Construtivista da Inteligência Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
LAJONQUIÈRE, Leandro de

Constata-se que boa parte dos comentadores da obra de Piaget afirma que a inteligência é originariamente de natureza individual e que, portanto, a socialização seria o efeito de um processo de evolução cognitiva. Essa interpretação substancializa a inteligência, recorre a explicações reducionistas e considera o processo de construção epistêmica como uma simples atualização de possíveis cognitivos pré-formados. Uma série de investigações tem sugerido a existência de uma interdependência causal entre as dinâmicas sociais e o desenvolvimento cognitivo, o que nos alerta a respeito da necessidade de rediscutir o estatuto da interação.

Palavras-chave: Jean Piaget. Inteligência. Interação. Construtivismo.

Downloads 2029  2029  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A vingança do fetiche: reflexões sobre indústria cultural, educação pela dureza e vício Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
ZUIN, Antonio Álvaro Soares

Os danos no processo formativo, decorrentes da hegemonia da indústria cultural, são investigados há algum tempo por pesquisadores das áreas de filosofia, psicologia, sociologia e história da educação. De forma geral, concluiu-se que não há uma relação de causa e efeito entre a indústria cultural e a produção de consciências reificadas. Porém, é preciso compreender de que modo o consumidor dos produtos da indústria cultural se esforça para permanecer na condição de objeto, ao invés de ser sujeito de suas ações. Tem-se como objetivo, neste artigo, refletir sobre a produção e propagação deste impulso conformista. Para tanto, parte-se do seguinte pressuposto: a chave para o entendimento das nuances desse impulso se encontra na análise das transformações históricas da relação entre a indústria cultural e a educação pela dureza.

Palavras-chave: Educação pela dureza. Indústria cultural. Fetiche. Vício. Theodor W. Adorno.

Downloads 2009  2009  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre Filosofia e Pedagogia Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
DALBOSCO, Cláudio Almir

O artigo reconstroi brevemente, em sua primeira parte, a situação de dependência histórica da Pedagogia, primeiro em relação à Filosofia e, depois, às Ciências, para mostrar que um dos resultados de tal dependência é a incorporação, no universo do discurso pedagógico, daquela mesma tendência, presente de modo geral tanto no discurso filosófico como científico, de objetificação do ser humano por meio de sua epistemologização ou eticização. Na segunda parte, recorre ao pensamento heideggeriana de Ser e Tempo e sua crítica à metafísica clássica e à ciência moderna, com o intuito de abalizar um arsenal conceitual produtivo à Pedagogia, para que ela possa repensar-se a si mesma. Em que pese todas as dificuldades teóricas intrínsecas ao projeto de extrair desdobramentos pedagógicos desta obra, o conceito de cuidado (Sorge) como tríplice dimensão articulada estruturalmente constitui o fio condutor deste arsenal.

Palavras-chave: Pedagogia. Filosofia. Ciência. Ação pedagógica. Ser-aí e cuidado.

Downloads 1999  1999  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »