Nas quatro primeiras partes desta atividade você poderá estudar como funções reais (incluindo funções definidas por partes) podem ser usadas para se modelar sólidos de revolução e, também, como aproximações destas funções permitem calcular aproximações para o volume dos sólidos correspondentes. Superfícies e sólidos de revolução são amplamente usados em design industrial, arquitetura e artesanato. Usando o aplicativo da Parte 5 desta atividade, você poderá modelar interativamente um objeto 3D que é uma superfície de revolução a partir de uma foto de seu perfil. Parte 1 - Rotação em Torno do Eixo X Parte 2 - Rotação em Torno do Eixo Z Parte 3 - Volume Aproximado pelo Método dos Discos Parte 4 - Volume Aproximado pelo Método dos Troncos de Cone Parte 5 - Modelando Objetos com Superfícies de Revolução Palavras-chave: geometria espacial, superfícies e sólidos de revolução, simetria, volumes, método da exaustão, funções, funções definidas por partes, JavaView. Nível: ensino médio.