Educadores

Informativos

24/05/2012

Africanidades Paranaenses - A África está entre nós

Dia 25 de maio acontecerá uma web-vídeo conferência em homenagem ao Dia da África e à Abdias do Nascimento, in memorian. A Palestra "Africanidades Paranaenses - A África está entre nós" é uma realização do Centro Cultural Humaita – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira, com o apoio do Governo Estadual - SEED, SETI, CELEPAR, Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial, APP, UNDIME e Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Os interessados poderão assistir ao evento no Auditório da CELEPAR (Rua Mateus Leme, 1561 - Centro Cívico). A entrada é gratuita.

SOBRE O ABOLISOM

Na primeira edição do ABOLISOM – ECOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, em 2010, com o apoio da Barsa Planeta, realizamos o lançamento do livro do Sr. Nei Lopes e a palestra "História e Cultura Africana e Afrobrasileira", para cerca de 400 professores no Canal da Música e para o Secretariado do Estado, na Escola de Governo. O evento foi exibido na TV Educativa e a palestra foi registrada pela TV Paulo Freire. A segunda edição do evento contou com a parceria do NEAB – UFPR, APP, FPEDER-PR, desfazendo equívocos sobre as cotas raciais e debatendo os avanços desde a Lei Áurea até o Estatuto da Igualdade Racial.

Um dos problemas apontados por inúmeros professores na efetivação da Lei 10.639/03 é a lacuna existente na formação universitária dos futuros professores.

Este ABOLISOM – ECOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA se propõe a fomentar a reflexão sobre os desafios da implementação da Lei 10.639 nas Universidades. A proposta é fazer ecoar, informar e sociabilizar o que tem sido produzido pelas Universidades para contribuir na formação dos futuros professores.

O evento ABOLISOM reunirá Universidades e professores em um debate on-line, no dia 25 de maio, fazendo ecoar por todo o Estado uma homenagem ao Dia da África e à luta de tantas e tantos guerreiros/as, como o Senhor Abdias do Nascimento, in memórian.

Através da ferramenta tecnológica, todas as escolas, comissões étnico-raciais, equipes multidisciplinares, poderão acompanhar a palestra "Africanidades Paranaenses", a web-vídeo-conferência, participando via chat.

O evento acontecerá no auditório da CELEPAR, com espaço para 200 convidados. Os interessados em estar presentes no evento, que terá entrada gratuita e distribuição de brindes, devem solicitar seu convite deixando seu nome e entidade/escola em um comentário até dia 20 de maio no blog informativohumaita.wordpress.com/abolisom

PROGRAMAÇÃO

14h - Palestra "Africanidades Paranaenses – A África está em nós", com a Doutora Marcilene Garcia de Souza.

15h a 17h – Web-Vídeo-Conferência “Lei 10.639 nas Universidades”, com a participação de conferencistas de diversas Universidades do Paraná, respondendo as questões dos professores e relatando os desafios da implementação da Lei 10.639 em suas respectivas instituições.

Os interessados poderão participar do evento ao vivo, no auditório da Celepar, ou via chat, em link a ser divulgado no informativohumaita.wordpress.com/abolisom.

Acesse o cartaz do evento

Saiba mais no site do Centro Cultural Humaita ou com o Departamento da Diverdidade/CERDE: (41) 3340-1712 ou belatal@seed.pr.gov.br.

Local: Auditório da CELEPAR Rua Mateus Leme, 1561 - Centro Cívico. Entrada gratuita.

O evento é uma realização do Centro Cultural Humaita – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira, com o apoio do Governo Estadual - SEED, SETI, CELEPAR, Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial, APP, UNDIME e Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Fonte: http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=482

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.