Educadores

Informativos

28/01/2013

Projeto “Stop Bullying!” chama atenção da comunidade na cidade de Reserva – PR

imagem do projetoDesde 2009, a professora Juliana Vozniak coordena o Projeto “Stop Bullying!” na cidade de Reserva – PR, a qual pertence ao Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba. Bullying é um termo em Inglês que compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, as quais ocorrem sem motivação evidente causando dor e angústia às vítimas.

A professora Juliana diz que “vivemos em uma sociedade cada vez mais violenta e, nas escolas, o bullying tem sido algo comum entre crianças e adolescentes. Presenciando, e até sendo vítima de atitudes agressivas, percebi que era necessário fazer algo para minimizar o bullying no ambiente escolar. Sabemos que não é possível mudar o mundo, mas podemos mudar nossas atitudes e termos uma sociedade melhor. É preciso que todos entendam que a escola é lugar de aprendizagem, de troca de experiências, de cooperação e principalmente de paz.”

Objetivos do projeto
  • Levar os alunos a refletirem sobre suas atitudes, analisado se são autores, vítimas ou testemunhas de bullying.
  • Mostrar aos alunos as consequências que o bullying pode causar no ambiente escolar.
  • Fazer com que os alunos interajam com toda a comunidade escolar, informando o que é bullying.
  • Preparar os alunos para fazerem um trabalho de conscientização contra o bullying.
  • Informar aos alunos que a prática do bullying é crime.
  • Diminuir as atitudes de bullying entre alunos.
Para encerrar as atividades realizadas durante o ano de 2012, alunos e educadores caminharam pela Avenida Coronel Rogério Borba, centro da cidade de Reserva, no dia 11 de dezembro em manifestação contra o bullying.

A caminhada teve início na Praça do Bairro Cruzeiro e percorreu a Avenida Coronel Rogério Borba. Essa mobilização chamou a atenção dos comerciantes e da população em geral por meio das músicas que pediam paz, faixas, bexigas brancas e entrega de panfletos explicativos.

O evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre elas educadores e alunos do Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes, Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante e da Escola Estadual do Campo Prefeito Albano Guimarães Martins. Ao final, na Praça da Igreja Matriz, foram realizadas apresentações musicais com a participação de todos os aluno.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.