Educadores

Informativos

22/03/2013

Respeito pela diversidade étnico-racial nas escolas

A Secretaria de Estado da Educação trabalha para mostrar a participação ativa da população negra na construção econômica, tecnológica, cultural e social do Estado do Paraná. Está ao lado dos movimentos sociais na busca dessa valorização, e participa efetivamente do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná e na implantação das políticas públicas para igualdade racial.

No currículo oficial da Rede de Educação do Paraná a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e seus desencadeamentos, tem efetivado ações para a formação das equipes multidisciplinares nos Núcleos Regionais de Educação e nas escolas. A medida é um dos objetivos para valorizar a história da população negra no Estado do Paraná e orientar a comunidade escolar para o enfrentamento do preconceito, da discriminação do racismo.

“O Paraná marca assim um novo processo de mobilização e articulação entre Movimentos Sociais e Instituições que buscam a afirmação da dignidade e o reconhecimento da população negra”, afirma a diretora do Departamento da Diversidade da SEED, Marli Peron.

HISTÓRIA – Nesta quinta-feira, 21 de março, é celebrada a luta pela eliminação da discriminação racial, marcada pelo massacre ocorrido em 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, quando negras/os que protestavam contra a lei do passe (obrigatoriedade de portar identificação especificando os locais por onde podiam circular), foram mortas/os por tropas do exército do regime do Apartheid.

Fonte: www,educacao.pr.gov.br. Acesso: 22/03/13
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.