Educadores

Divulgação e Notícias

25/02/2014

Vacinação contra HPV começa em março no Paraná

Assessoria de Comunicação/Seed

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer gratuitamente a vacina contra HPV para meninas de 11 a 13 anos das escolas da rede estadual de educação do Paraná. As vacinas começam a ser aplicadas a partir de 10 de março.

O medicamento protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

“Estudos mostram que a efetividade da vacinação nessa faixa etária diminui a incidência da doença a médio e a longo prazo, reduzindo a mortalidade por câncer de colo de útero”, afirma João Luís Gallego Crivellaro, chefe da Divisão da Vigilância do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde.

“Nossa meta é vacinar 80% das adolescentes de 11 a 13 anos no Paraná, e as escolas podem nos ajudar a atingir essa meta. Elas irão explicar para a comunidade escolar a importância dessa vacinação”, explica João Luís.

As vacinas serão distribuídas nas escolas de acordo com a particularidade de cada local, respeitando o número de alunas na idade correta e a realidade da escola, bem como da Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Caso uma aluna não consiga ser vacinada no dia agendado na escola, ela também pode ir até um posto de saúde para obter a vacina contra o HPV. Ela estará disponível em Unidades Básicas de Saúde para todas adolescentes nascidas entre os dias 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003.

A ação será realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano.

DOSE – As adolescentes vacinadas devem ir até um posto de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar ao posto para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura.

Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016, toda menina a partir dos 9 anos de idade.

Para saber mais sobre a campanha acesse os materiais abaixo:

carta aos pais
Carta aos Pais
folder
Folder da Campanha
informe técnico
Informe Técnico



Esta notícia foi publicada em 25/02/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.